Conselhos



Procuramos normalmente alguém mais próximo para que nos possa auxiliar em qualquer problema, mas na verdade muitas vezes é alguém com o qual nem nos identificamos ou que até sabemos que o seu possível conselho nunca seria algo que iríamos usar para solucionar o nosso problema, mas dou por mim a pensar que não é mais do que uma procura por apoio e não por conselho, pois quando o fazemos já não é mais do que apoiar uma decisão que já tomámos.

As decisões revelam-se como as erradas e procuramos a mesma pessoa para expressar o nosso arrependimento sobre a escolha que fizemos, quando a afinidade passa por nem ser assim tão grande, por isso por quê procurar conselhos se nem a quem pedimos sabe de si quanto mais dos outros. Pode parecer um discurso estúpido (vindo de mim não é de admirar) e principalmente pessimista no que toca não só à consideração dos outros, mas principalmente à nossa.

As escolhas somos nós que as fazemos, não é por A ou B dizer assim ou assado que se muda o que somos e o que pensamos, acabamos sempre por seguir o que achamos que será o mais certo para nós e se mesmo que oiçamos o que alguém nos diz acabamos por errar e ai ficar contra nós mesmos por não termos seguídos o que pensávamos ser o melhor para nós. Acho que esses ‘amigos de ocasião’ para conselhos ajudam mais sim depois de termos visto que o caminho escolhido foi o errado e se precise de algum apoio, apesar da decisão que tomamos não ter sido aquela que nos aconselhou.

Ai sim é preciso algo mais do que apenas uma palavra de orientação, que acaba sempre por não ser seguida e o peso do efeito que a decisão pode vir a ter é por norma mais pesado do que a decisão em si. Talvez passe mais por uma discussão do problema e não a tentativa de dizer o que fazer ou não, apenas abrir a cabeça a algo mais e perceber a repercussão dos actos, por que esses sim tem o efeito de mudar tudo e não precisamos de mais nada para encher a cabeça do que o problema que já se possa ter. Por que se os conselhos fossem bons ninguém dava, vendia!

47 comentários:

"cada cabeça cada sentença" meu amigo, isso não significa que os conselhos sejam maus. mas concordo com a parte que dizes q vamos á procura de apoio para a decisão que tomamos.
;)

agosto 21, 2008 10:47 PM  

Eu concordo, pois por norma seguimos o que já decidimos, apenas vamos procurar apoio no que para nós já é um facto e tentar arranjar uma desculpa , para mais tarde usar.

Podemos dar a nossa opinião, mas aconselhar mesmo é quase sempre inútil, pois somos nós que tomamos a decisão, certa ou errada, as nós.;)

Beijoooo

agosto 21, 2008 10:53 PM  

caramba...eu ainda sou capaz de dar conselhos.

agosto 21, 2008 11:10 PM  

Concordo plenamente contigo! As escolhas são nossas!

Gostei muito do texto!

Beijocas!

agosto 22, 2008 8:41 AM  

Olá!
Por isso tudo que dizes...o melhor é procurar alguem que nos oiça, por obrigação, que seja bom ouvinte...no fundo é isso, e ainda lhe paguemos...sabes quem???

Um psiquiatra...resulta sempre

Beijocas
Bom fim de semana

agosto 22, 2008 9:15 AM  

Bom texto. Se procuravas mesmo um bom conselho, espero que o tenhas encontrado. =)

Abraço

agosto 22, 2008 12:12 PM  

Acho que a tua ultima frase resume tudo.

Normalmente, nas situações mais complicadas, gosto de recorrer aos amigos, mas a palavra, a ultima palavra é sempre minha.

agosto 22, 2008 1:28 PM  

deves ter tido uma semana fodida!
então e sexo? já não falas disso?

agosto 22, 2008 2:04 PM  

Eu quando tenho que tomar certo e determinado tipo de decisões gosto de ouvir uma ou duas pessoas embora decida sempre sozinha e em regra por intuição...

Umas vezes resulta outras nem por isso... Como em tudo
bj

agosto 22, 2008 10:49 PM  

É verdade sim senhor. No meu caso muito particular...gosto de ouvir/ler outras opiniões e às vezes até as de pessoas de "fora" para que não tomem o meu partido ;). Depois de opiniões recolhidas e avaliadas, sigo o que acho certo, levando em conta as pessoas que falaram/escreveram...os conselhos não são faceis de se dar e muito menos de se receber. O povo portuguès é muito opinativo, se reparares até em medicina :). Se dizes: "ai doi-me a cabeça", ouves de seguida "toma uma aspirina, pode ter sido do sol". Se uma pessoa se queixa da vidinha, aparece sempre uma santa alminha que larga um conselho. E não fazemos por mal (sim que eu dou por mim a dar conselhos sem me pedirem, volta e meia), fazemos porque achamos que poderá aliviar a dor, uma palavrita ou outra...partilhar experièncias de vida.

Isto dos conselhos é dificil de se combater...é um "acto" quase inconsciente...quando damos por nós já está o conselho dado.

Arrrgggghhhh não consigo escrever nada de jeito...tenho a porra dos vizinhos de cima a furarem a parede desde as 22h30m...já são 23h12m. Mas que porra! Preciso de um conselho :). Chamo a GNR ou não??? Pois já decidi de qualquer forma, quando forem 24h chamarei. Mas que latosa a desta gente. ARRRGHHHHH.

Abreijos e bons conselhitos

agosto 22, 2008 11:15 PM  

Elle :

Mas por esse mesmo facto por que então procurar conselhos!

agosto 22, 2008 11:51 PM  

vita :

A decisão cabe totalmente à pessoa que a toma, mas as suas acções depois quando se mostram erradas temos que recorrer a algo para que não pensemos que foi por nossa causa, mas isto quando afinal não ouvimos os outros.

agosto 22, 2008 11:52 PM  

PDuarte :

Não quer é dizer que alguém os queira seguir :)

agosto 22, 2008 11:53 PM  

Salto-Alto :

Concordas mesmo comigo... Acho que tu é que estás a precisar de um conselho :P

agosto 22, 2008 11:53 PM  

mjf :

Os psiquiatras precisam de ser 'piores' do que as pessoas que recorrem a eles. Para lá ir, antes ficar a falar com os meus botões, perdido por cem perdido por mil.

agosto 22, 2008 11:54 PM  

Ninja! :

Isso é que já há muito deixei de fazer. De mim não sei eu, como vão os outros saber! Tomo as minhas próprias decisões e vivo com elas.

agosto 22, 2008 11:56 PM  

Ana :

Isso por vezes só serve para ficarem a saber mais do que nós, temos que aprender a resolver por nós as nossas questões, não digo que seja 'contra' pedir um conselho, mas se nunca o iremos usar, então de que serve!

agosto 23, 2008 12:00 AM  

Vício :

Como a semana tem sido fodida, já bastam essas fodas! :)

agosto 23, 2008 12:00 AM  

Maria Manuela :

Exactamente por isso o conselho só serve como descargo de consciência. Seja certa ou errada a decisão cabe-nos a nós.

agosto 23, 2008 12:01 AM  

Afrodite :

Se procuramos algum conselho o melhor era mesmo procurar uma qualquer pessoa na rua e perguntar-lhe a ela a sua opinião, por que o que uma pessoa nos aconselha a fazer não é mais que isso mesmo, uma opinião, só quem se encontra na situação saberá o que melhor poderá escolher.

E realmente acontece como dizes, o tuga tem esse hábito, mas por isso abstenho-me de tecer qualquer conselho, mas quando me pedem até posso dar a minha opinião, mas que é minha, não sou eu que me encontro na situação, mas sempre disse para fazerem o contrário do que digo!

Pede antes o numero directo para os gajos que resolveram o assalto do banco!

agosto 23, 2008 12:03 AM  

:) Achas mesmo que preciso de um bom conselho? Então, e que tal irmos os 2 a um psiquiatra e racharmos a continha? ;p

agosto 23, 2008 10:53 AM  

Os nunca ouviste dizer que os conselhos nunca se devem seguir à risca? Pois servem unicamente para nos darem visões alternativas das diferentes opções.
Eu aceito e dou conselhos de bom grado, mas não vos aconselho a fazem-lhes muito caso! ;)

agosto 23, 2008 11:41 AM  

E se não os aceitamos de borla, se fossem bons, mas a pagar, julgo que também ninguém gastava dinheiro nisso...

Abraço

agosto 23, 2008 4:11 PM  

Olha.....falando no meu caso(que não é válido para nada, mas é o que tenho ehehe) depende. Geralmente as grandes e importantes decisões tomo-as sem consultat ninguém. Quando aparecem são uma surpresa para todos, tipo bombas. As pequenas partilho e peço opinião aos amigos. Não sei a razão deste meu comportamento, mas vivo bem assim :-)

agosto 23, 2008 7:48 PM  

Eu tenho a mania que sei dar bons conselhos já para mim os conselhos dos outros não me servem para nada!
Porque acabo por questiona-los, sendo assim sigo os meus próprios conselhos e até hoje nunca me falharam!

beijinho

agosto 24, 2008 12:20 AM  

cada uma tem que pensar por si, embora ter opiniões de outras pessoas ajude sempre, a nos "alargar" as vistas.
e se é verdade que "cada cabeça sua sentença" não é menos verdade que "duas cabeças pensam melhor que uma".

agosto 24, 2008 2:11 PM  

Salto-Alto :

Pagar para ser consultado por alguém pior que eu... Para isso poupamos o dinheiro e vamos beber umas minis.

agosto 24, 2008 9:38 PM  

AP :

Acho que por isso é que tenho o hábito de ouvir o que me aconselham e depois fazer sempre o contrário. Não que pense que estão errados, claro :)

agosto 24, 2008 9:39 PM  

Sorrisos em Alta :

Isso também acredito, assim como era ver muita gente a fazer negócio com isso. Há muita gente que continua mal aconselhada.

agosto 24, 2008 9:41 PM  

AnA :

E o que interessa é que no fim sejam sempre tomadas por nós e com respeito ao que nos interessa, mas se as importante não pedes opinião é por que não queres que os outros possam estragar aquilo que realmente queres. Acaba por passar por uma questão de confiança.

agosto 24, 2008 9:42 PM  

Pearl :

Pior são aquelas pessoas que sem lhes ser perguntado nada já vão mandar o bitaite. que por regra não sabem da vida delas e pensam poder fazer pela dos outros.

agosto 24, 2008 9:44 PM  

Ivo :

Depende é das cabeças que forem, por que por vezes há cabeças que de pensadoras podem ter muito, mas não quer dizer que saia de lá algo proveitoso.

agosto 24, 2008 9:45 PM  

Correndo o risco de ser banida por estes lados tenho que admitir: não gosto de minis... Arranja outra coisa qualquer para gastarmos o dinheiro! ;p

agosto 24, 2008 10:11 PM  

Sei de alguém que, à velocidade a que debita instruções para a vida dos outros, a esta hora estaria milionário!

agosto 25, 2008 10:52 AM  

Eu gosto sempre de ouvir um bom conselho, embora nos tempos que correm seja difícil ouvir alguém que de facto se interesse pelo que estamos a dizer. É muito mis simples a postura 'epá, tu é que sabes'.
Mas, normalmente, é como dizes, tenho a decisão mais ou menos alinhavada e só a verbalizo para ver o que umapessoa de confiança acha. Já tenho mudado de opinião, depois de a expor, e também nunca me dei mal com isso. Saber ouvir o que nos dizem os outros é muito útil. Saber filtrar o que nos interessa de facto é-o ainda mais.

agosto 25, 2008 1:55 PM  

Salto-Alto :

Banida não digo, mas corres o risco de poder ser sodomizada. Deixa lá que assim sobram mais minis para mim.

agosto 25, 2008 2:27 PM  

Kikas :

Mas não é o único... Muitos desses precisam eles sim de conselhos! Talvez precisem mais de levar com um pau nas costas todos os dias, mas isso sou só eu que digo!

agosto 25, 2008 2:28 PM  

Safira :

Desde quando os conselhos são bons! As pessoas até ficam felizes por saberem que outros estão com problemas e até poderiam ter a fórmula mágica pra os ajudar, mas dizê-la é que muitas vezes não o fazem. Com o mal dos outros pode muita gente bem e por isso às vezes os conselhos mais são um frasco de veneno.

agosto 25, 2008 2:31 PM  

Ó psycho, não concordo nada com isso. Se pedes conselho a alguém é porque tens confiança nessa pessoa e à partida não te vai dizer balelas. Agora se o conselho é dado sem o pedires, ´vindo de alguém que não te diz nada, aí só tens mesmo é de ignorar.
Moço, ainda há pessoas boas neste mundo, que falta de fé é essa?
Beijinhos

agosto 25, 2008 2:37 PM  

Psycho...

Quando precisares, experimenta-me...vais ser surpreendido! Os meus conselhos incluem minis :)!!!

AAHAHAHAHAH acho que a seguir ficam pior do que já eram. Por acaso tive uma situação engraçadota com uma amiga que pensou em suicidar-se, uma daquelas pseudo suicidas. Veio ter comigo e disse:
"Já não aguento mais, se não o tiver a ele mato-me."
E eu com a minha calma caracteristica (quando quero), disse:
"Bem, se isso te faz feliz eu ajudo-te...e como vai ser? Já pensaste nisso?"
Ela não respondeu e ficou de olhos bem abertos incrédula. Eu continuei:
"Hmmm, cortar pulsos é mau, se não morreres ficas com umas pulseiras foleiras. Atirar-te do prédio, só se for bem alto porque se te safas ainda ficas deficiente e depois nem podes tentar a segunda. Veneno, bem, se por acaso não morres e vais parar ao hospital uiiii, dores horriveis as da lavagem ao estomago...." - E continuei a minha lista de ideías :). Pois ela parou de chorar e foi para casa rapidamente. Uns tempos depois perguntou-me se eu estava a sério, ao que respondi: "Claro que sim, não era o que te fazia feliz?".

Portanto os meus conselhos uiiii...são do melhor ;).

Abreijinhos

agosto 25, 2008 3:29 PM  

Safira :

O problema poderia mesmo passar pelo facto de eu até acreditar de mais nas pessoas, acho que ninguém no mundo como eu acredita que em toda e qualquer pessoa existe algo de humano, por isso é que só vamos ter com as pessoas por conselhos que não precisamos, será talvez até um teste!? Afinal nós já temos a nossa decisão tomada, por que vamos então pedir o conselho !?!

agosto 25, 2008 11:23 PM  

Afrodite :

Já estou a ver que o melhor mesmo no que toca a ouvir conselhos (principalmente com o gajedo) é ouvir (impossível de fazer com o gajedo), assimilar (entre algumas minis) e depois fazer o contrário. Quanto à tua amiga, nunca nenhuma pessoa que diga que se vai suicidar o faz e isso de ajudares passava a ser homicídio. Já o cortar os pulsos sempre tive uma teoria quanto a isso, história para um dia destes.

Acho que começo a desconfiar do gajedo que goste mais de minis do que eu. Gostar o mesmo ainda vai, agora mais... Isso é que já não pode ser.

agosto 25, 2008 11:25 PM  

Pahhhh não ia ajudar, sabia que era só gaganta. Não pactuo com palermices e entrei no jogo! ;)

Abreijos

agosto 26, 2008 3:51 PM  

Afrodite :

Olha que isso de achar que era palermice e ter entrado no jogo tem muito que se lhe diga :P

agosto 26, 2008 11:57 PM  

Esse careca de pedra deve dar uns conselhos bestiais!!!!! e agora vou ler o poste... =D

agosto 27, 2008 10:28 AM  

Mmmm,muitas vezes dou comigo a pensar se as decisões que tomei foram minhas ou influenciadas por outros. Na verdade, acho que são sempre influenciadas por tudo o que nos rodeia...por isso, no fundo, deixamos o mundo decidir por nós.
Ou talvez não.

agosto 27, 2008 10:30 AM  

A Grafonola :

Por vezes o silêncio é o melhor conselho.

O mundo, as plantas e todos os animaizinhos... menos as pessoas. Só procuramos encosto para uma decisão já tomada!

agosto 27, 2008 10:44 PM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial