Há 12 anos
Procuramos normalmente alguém mais próximo para que nos possa auxiliar em qualquer problema, mas na verdade muitas vezes é alguém com o qual nem nos identificamos ou que até sabemos que o seu possível conselho nunca seria algo que iríamos usar para solucionar o nosso problema, mas dou por mim a pensar que não é mais do que uma procura por apoio e não por conselho, pois quando o fazemos já não é mais do que apoiar uma decisão que já tomámos.
As decisões revelam-se como as erradas e procuramos a mesma pessoa para expressar o nosso arrependimento sobre a escolha que fizemos, quando a afinidade passa por nem ser assim tão grande, por isso por quê procurar conselhos se nem a quem pedimos sabe de si quanto mais dos outros. Pode parecer um discurso estúpido (vindo de mim não é de admirar) e principalmente pessimista no que toca não só à consideração dos outros, mas principalmente à nossa.
As escolhas somos nós que as fazemos, não é por A ou B dizer assim ou assado que se muda o que somos e o que pensamos, acabamos sempre por seguir o que achamos que será o mais certo para nós e se mesmo que oiçamos o que alguém nos diz acabamos por errar e ai ficar contra nós mesmos por não termos seguídos o que pensávamos ser o melhor para nós. Acho que esses ‘amigos de ocasião’ para conselhos ajudam mais sim depois de termos visto que o caminho escolhido foi o errado e se precise de algum apoio, apesar da decisão que tomamos não ter sido aquela que nos aconselhou.
Ai sim é preciso algo mais do que apenas uma palavra de orientação, que acaba sempre por não ser seguida e o peso do efeito que a decisão pode vir a ter é por norma mais pesado do que a decisão em si. Talvez passe mais por uma discussão do problema e não a tentativa de dizer o que fazer ou não, apenas abrir a cabeça a algo mais e perceber a repercussão dos actos, por que esses sim tem o efeito de mudar tudo e não precisamos de mais nada para encher a cabeça do que o problema que já se possa ter. Por que se os conselhos fossem bons ninguém dava, vendia!
As decisões revelam-se como as erradas e procuramos a mesma pessoa para expressar o nosso arrependimento sobre a escolha que fizemos, quando a afinidade passa por nem ser assim tão grande, por isso por quê procurar conselhos se nem a quem pedimos sabe de si quanto mais dos outros. Pode parecer um discurso estúpido (vindo de mim não é de admirar) e principalmente pessimista no que toca não só à consideração dos outros, mas principalmente à nossa.
As escolhas somos nós que as fazemos, não é por A ou B dizer assim ou assado que se muda o que somos e o que pensamos, acabamos sempre por seguir o que achamos que será o mais certo para nós e se mesmo que oiçamos o que alguém nos diz acabamos por errar e ai ficar contra nós mesmos por não termos seguídos o que pensávamos ser o melhor para nós. Acho que esses ‘amigos de ocasião’ para conselhos ajudam mais sim depois de termos visto que o caminho escolhido foi o errado e se precise de algum apoio, apesar da decisão que tomamos não ter sido aquela que nos aconselhou.
Ai sim é preciso algo mais do que apenas uma palavra de orientação, que acaba sempre por não ser seguida e o peso do efeito que a decisão pode vir a ter é por norma mais pesado do que a decisão em si. Talvez passe mais por uma discussão do problema e não a tentativa de dizer o que fazer ou não, apenas abrir a cabeça a algo mais e perceber a repercussão dos actos, por que esses sim tem o efeito de mudar tudo e não precisamos de mais nada para encher a cabeça do que o problema que já se possa ter. Por que se os conselhos fossem bons ninguém dava, vendia!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"cada cabeça cada sentença" meu amigo, isso não significa que os conselhos sejam maus. mas concordo com a parte que dizes q vamos á procura de apoio para a decisão que tomamos.
;)
Elle disse...
agosto 21, 2008 10:47 PM
Eu concordo, pois por norma seguimos o que já decidimos, apenas vamos procurar apoio no que para nós já é um facto e tentar arranjar uma desculpa , para mais tarde usar.
Podemos dar a nossa opinião, mas aconselhar mesmo é quase sempre inútil, pois somos nós que tomamos a decisão, certa ou errada, as nós.;)
Beijoooo
Vitória disse...
agosto 21, 2008 10:53 PM
caramba...eu ainda sou capaz de dar conselhos.
PDuarte disse...
agosto 21, 2008 11:10 PM
Concordo plenamente contigo! As escolhas são nossas!
Gostei muito do texto!
Beijocas!
Salto-Alto disse...
agosto 22, 2008 8:41 AM
Olá!
Por isso tudo que dizes...o melhor é procurar alguem que nos oiça, por obrigação, que seja bom ouvinte...no fundo é isso, e ainda lhe paguemos...sabes quem???
Um psiquiatra...resulta sempre
Beijocas
Bom fim de semana
mjf disse...
agosto 22, 2008 9:15 AM
Bom texto. Se procuravas mesmo um bom conselho, espero que o tenhas encontrado. =)
Abraço
Ninja! disse...
agosto 22, 2008 12:12 PM
Acho que a tua ultima frase resume tudo.
Normalmente, nas situações mais complicadas, gosto de recorrer aos amigos, mas a palavra, a ultima palavra é sempre minha.
Ana disse...
agosto 22, 2008 1:28 PM
deves ter tido uma semana fodida!
então e sexo? já não falas disso?
Vício disse...
agosto 22, 2008 2:04 PM
Eu quando tenho que tomar certo e determinado tipo de decisões gosto de ouvir uma ou duas pessoas embora decida sempre sozinha e em regra por intuição...
Umas vezes resulta outras nem por isso... Como em tudo
bj
Maria Manuela disse...
agosto 22, 2008 10:49 PM
É verdade sim senhor. No meu caso muito particular...gosto de ouvir/ler outras opiniões e às vezes até as de pessoas de "fora" para que não tomem o meu partido ;). Depois de opiniões recolhidas e avaliadas, sigo o que acho certo, levando em conta as pessoas que falaram/escreveram...os conselhos não são faceis de se dar e muito menos de se receber. O povo portuguès é muito opinativo, se reparares até em medicina :). Se dizes: "ai doi-me a cabeça", ouves de seguida "toma uma aspirina, pode ter sido do sol". Se uma pessoa se queixa da vidinha, aparece sempre uma santa alminha que larga um conselho. E não fazemos por mal (sim que eu dou por mim a dar conselhos sem me pedirem, volta e meia), fazemos porque achamos que poderá aliviar a dor, uma palavrita ou outra...partilhar experièncias de vida.
Isto dos conselhos é dificil de se combater...é um "acto" quase inconsciente...quando damos por nós já está o conselho dado.
Arrrgggghhhh não consigo escrever nada de jeito...tenho a porra dos vizinhos de cima a furarem a parede desde as 22h30m...já são 23h12m. Mas que porra! Preciso de um conselho :). Chamo a GNR ou não??? Pois já decidi de qualquer forma, quando forem 24h chamarei. Mas que latosa a desta gente. ARRRGHHHHH.
Abreijos e bons conselhitos
Afrodite disse...
agosto 22, 2008 11:15 PM
Elle :
Mas por esse mesmo facto por que então procurar conselhos!
André disse...
agosto 22, 2008 11:51 PM
vita :
A decisão cabe totalmente à pessoa que a toma, mas as suas acções depois quando se mostram erradas temos que recorrer a algo para que não pensemos que foi por nossa causa, mas isto quando afinal não ouvimos os outros.
André disse...
agosto 22, 2008 11:52 PM
PDuarte :
Não quer é dizer que alguém os queira seguir :)
André disse...
agosto 22, 2008 11:53 PM
Salto-Alto :
Concordas mesmo comigo... Acho que tu é que estás a precisar de um conselho :P
André disse...
agosto 22, 2008 11:53 PM
mjf :
Os psiquiatras precisam de ser 'piores' do que as pessoas que recorrem a eles. Para lá ir, antes ficar a falar com os meus botões, perdido por cem perdido por mil.
André disse...
agosto 22, 2008 11:54 PM
Ninja! :
Isso é que já há muito deixei de fazer. De mim não sei eu, como vão os outros saber! Tomo as minhas próprias decisões e vivo com elas.
André disse...
agosto 22, 2008 11:56 PM
Ana :
Isso por vezes só serve para ficarem a saber mais do que nós, temos que aprender a resolver por nós as nossas questões, não digo que seja 'contra' pedir um conselho, mas se nunca o iremos usar, então de que serve!
André disse...
agosto 23, 2008 12:00 AM
Vício :
Como a semana tem sido fodida, já bastam essas fodas! :)
André disse...
agosto 23, 2008 12:00 AM
Maria Manuela :
Exactamente por isso o conselho só serve como descargo de consciência. Seja certa ou errada a decisão cabe-nos a nós.
André disse...
agosto 23, 2008 12:01 AM
Afrodite :
Se procuramos algum conselho o melhor era mesmo procurar uma qualquer pessoa na rua e perguntar-lhe a ela a sua opinião, por que o que uma pessoa nos aconselha a fazer não é mais que isso mesmo, uma opinião, só quem se encontra na situação saberá o que melhor poderá escolher.
E realmente acontece como dizes, o tuga tem esse hábito, mas por isso abstenho-me de tecer qualquer conselho, mas quando me pedem até posso dar a minha opinião, mas que é minha, não sou eu que me encontro na situação, mas sempre disse para fazerem o contrário do que digo!
Pede antes o numero directo para os gajos que resolveram o assalto do banco!
André disse...
agosto 23, 2008 12:03 AM
:) Achas mesmo que preciso de um bom conselho? Então, e que tal irmos os 2 a um psiquiatra e racharmos a continha? ;p
Salto-Alto disse...
agosto 23, 2008 10:53 AM
Os nunca ouviste dizer que os conselhos nunca se devem seguir à risca? Pois servem unicamente para nos darem visões alternativas das diferentes opções.
Eu aceito e dou conselhos de bom grado, mas não vos aconselho a fazem-lhes muito caso! ;)
Anônimo disse...
agosto 23, 2008 11:41 AM
E se não os aceitamos de borla, se fossem bons, mas a pagar, julgo que também ninguém gastava dinheiro nisso...
Abraço
Sorrisos em Alta disse...
agosto 23, 2008 4:11 PM
Olha.....falando no meu caso(que não é válido para nada, mas é o que tenho ehehe) depende. Geralmente as grandes e importantes decisões tomo-as sem consultat ninguém. Quando aparecem são uma surpresa para todos, tipo bombas. As pequenas partilho e peço opinião aos amigos. Não sei a razão deste meu comportamento, mas vivo bem assim :-)
AnA disse...
agosto 23, 2008 7:48 PM
Eu tenho a mania que sei dar bons conselhos já para mim os conselhos dos outros não me servem para nada!
Porque acabo por questiona-los, sendo assim sigo os meus próprios conselhos e até hoje nunca me falharam!
beijinho
Pearl disse...
agosto 24, 2008 12:20 AM
cada uma tem que pensar por si, embora ter opiniões de outras pessoas ajude sempre, a nos "alargar" as vistas.
e se é verdade que "cada cabeça sua sentença" não é menos verdade que "duas cabeças pensam melhor que uma".
Ivo disse...
agosto 24, 2008 2:11 PM
Salto-Alto :
Pagar para ser consultado por alguém pior que eu... Para isso poupamos o dinheiro e vamos beber umas minis.
André disse...
agosto 24, 2008 9:38 PM
AP :
Acho que por isso é que tenho o hábito de ouvir o que me aconselham e depois fazer sempre o contrário. Não que pense que estão errados, claro :)
André disse...
agosto 24, 2008 9:39 PM
Sorrisos em Alta :
Isso também acredito, assim como era ver muita gente a fazer negócio com isso. Há muita gente que continua mal aconselhada.
André disse...
agosto 24, 2008 9:41 PM
AnA :
E o que interessa é que no fim sejam sempre tomadas por nós e com respeito ao que nos interessa, mas se as importante não pedes opinião é por que não queres que os outros possam estragar aquilo que realmente queres. Acaba por passar por uma questão de confiança.
André disse...
agosto 24, 2008 9:42 PM
Pearl :
Pior são aquelas pessoas que sem lhes ser perguntado nada já vão mandar o bitaite. que por regra não sabem da vida delas e pensam poder fazer pela dos outros.
André disse...
agosto 24, 2008 9:44 PM
Ivo :
Depende é das cabeças que forem, por que por vezes há cabeças que de pensadoras podem ter muito, mas não quer dizer que saia de lá algo proveitoso.
André disse...
agosto 24, 2008 9:45 PM
Correndo o risco de ser banida por estes lados tenho que admitir: não gosto de minis... Arranja outra coisa qualquer para gastarmos o dinheiro! ;p
Salto-Alto disse...
agosto 24, 2008 10:11 PM
Sei de alguém que, à velocidade a que debita instruções para a vida dos outros, a esta hora estaria milionário!
Anônimo disse...
agosto 25, 2008 10:52 AM
Eu gosto sempre de ouvir um bom conselho, embora nos tempos que correm seja difícil ouvir alguém que de facto se interesse pelo que estamos a dizer. É muito mis simples a postura 'epá, tu é que sabes'.
Mas, normalmente, é como dizes, tenho a decisão mais ou menos alinhavada e só a verbalizo para ver o que umapessoa de confiança acha. Já tenho mudado de opinião, depois de a expor, e também nunca me dei mal com isso. Saber ouvir o que nos dizem os outros é muito útil. Saber filtrar o que nos interessa de facto é-o ainda mais.
Safira disse...
agosto 25, 2008 1:55 PM
Salto-Alto :
Banida não digo, mas corres o risco de poder ser sodomizada. Deixa lá que assim sobram mais minis para mim.
André disse...
agosto 25, 2008 2:27 PM
Kikas :
Mas não é o único... Muitos desses precisam eles sim de conselhos! Talvez precisem mais de levar com um pau nas costas todos os dias, mas isso sou só eu que digo!
André disse...
agosto 25, 2008 2:28 PM
Safira :
Desde quando os conselhos são bons! As pessoas até ficam felizes por saberem que outros estão com problemas e até poderiam ter a fórmula mágica pra os ajudar, mas dizê-la é que muitas vezes não o fazem. Com o mal dos outros pode muita gente bem e por isso às vezes os conselhos mais são um frasco de veneno.
André disse...
agosto 25, 2008 2:31 PM
Ó psycho, não concordo nada com isso. Se pedes conselho a alguém é porque tens confiança nessa pessoa e à partida não te vai dizer balelas. Agora se o conselho é dado sem o pedires, ´vindo de alguém que não te diz nada, aí só tens mesmo é de ignorar.
Moço, ainda há pessoas boas neste mundo, que falta de fé é essa?
Beijinhos
Safira disse...
agosto 25, 2008 2:37 PM
Psycho...
Quando precisares, experimenta-me...vais ser surpreendido! Os meus conselhos incluem minis :)!!!
AAHAHAHAHAH acho que a seguir ficam pior do que já eram. Por acaso tive uma situação engraçadota com uma amiga que pensou em suicidar-se, uma daquelas pseudo suicidas. Veio ter comigo e disse:
"Já não aguento mais, se não o tiver a ele mato-me."
E eu com a minha calma caracteristica (quando quero), disse:
"Bem, se isso te faz feliz eu ajudo-te...e como vai ser? Já pensaste nisso?"
Ela não respondeu e ficou de olhos bem abertos incrédula. Eu continuei:
"Hmmm, cortar pulsos é mau, se não morreres ficas com umas pulseiras foleiras. Atirar-te do prédio, só se for bem alto porque se te safas ainda ficas deficiente e depois nem podes tentar a segunda. Veneno, bem, se por acaso não morres e vais parar ao hospital uiiii, dores horriveis as da lavagem ao estomago...." - E continuei a minha lista de ideías :). Pois ela parou de chorar e foi para casa rapidamente. Uns tempos depois perguntou-me se eu estava a sério, ao que respondi: "Claro que sim, não era o que te fazia feliz?".
Portanto os meus conselhos uiiii...são do melhor ;).
Abreijinhos
Afrodite disse...
agosto 25, 2008 3:29 PM
Safira :
O problema poderia mesmo passar pelo facto de eu até acreditar de mais nas pessoas, acho que ninguém no mundo como eu acredita que em toda e qualquer pessoa existe algo de humano, por isso é que só vamos ter com as pessoas por conselhos que não precisamos, será talvez até um teste!? Afinal nós já temos a nossa decisão tomada, por que vamos então pedir o conselho !?!
André disse...
agosto 25, 2008 11:23 PM
Afrodite :
Já estou a ver que o melhor mesmo no que toca a ouvir conselhos (principalmente com o gajedo) é ouvir (impossível de fazer com o gajedo), assimilar (entre algumas minis) e depois fazer o contrário. Quanto à tua amiga, nunca nenhuma pessoa que diga que se vai suicidar o faz e isso de ajudares passava a ser homicídio. Já o cortar os pulsos sempre tive uma teoria quanto a isso, história para um dia destes.
Acho que começo a desconfiar do gajedo que goste mais de minis do que eu. Gostar o mesmo ainda vai, agora mais... Isso é que já não pode ser.
André disse...
agosto 25, 2008 11:25 PM
Pahhhh não ia ajudar, sabia que era só gaganta. Não pactuo com palermices e entrei no jogo! ;)
Abreijos
Afrodite disse...
agosto 26, 2008 3:51 PM
Afrodite :
Olha que isso de achar que era palermice e ter entrado no jogo tem muito que se lhe diga :P
André disse...
agosto 26, 2008 11:57 PM
Esse careca de pedra deve dar uns conselhos bestiais!!!!! e agora vou ler o poste... =D
Ana disse...
agosto 27, 2008 10:28 AM
Mmmm,muitas vezes dou comigo a pensar se as decisões que tomei foram minhas ou influenciadas por outros. Na verdade, acho que são sempre influenciadas por tudo o que nos rodeia...por isso, no fundo, deixamos o mundo decidir por nós.
Ou talvez não.
Ana disse...
agosto 27, 2008 10:30 AM
A Grafonola :
Por vezes o silêncio é o melhor conselho.
O mundo, as plantas e todos os animaizinhos... menos as pessoas. Só procuramos encosto para uma decisão já tomada!
André disse...
agosto 27, 2008 10:44 PM