Há 12 anos
Quando colocamos à frente de tudo e todos os nossos interesses pessoais, desejos, necessidades ou opiniões, é isto então que é tido como o ser-se egoísta, olhar para o próprio umbigo e querer tudo só para si, adquirirmos algo e que pretendemos que seja sinónimo de riqueza, glória ou poder, ir a um restaurante caro e poder gastar como quiser, há crianças por todo o mundo carenciadas, que apreciariam por muitos dias várias refeições que tal gasto lhes iria proporcionar
O egoísmo é todos os nossos desejos últimos que têm por referencia nós mesmos, ajudar outra pessoa sabendo que nos trará proveito é ser-se egoísta?! Está-se a ajudar o próximo e por isso por que não ajudar-nos também a nós no mesmo processo. Podem-me criticar por defender a situação, mas para mim não é egoísmo, é sim mau carácter, alguém sem princípios até, mas egoísta!? É dar de si a outra pessoa, procurando ganhar algo com isso, certo que sim, mas quantos não tiram proveito de outros, mas sem dar nada em troca. Quantas escolhas na nossa vida não são feitas baseadas no egoísmo, quantos momentos de felicidade não foram alcançados através de acções egoístas, (não falo num acto tendo como objectivo alcançar os nossos sonhos tendo de passar por cima de outros, magoando muitas vezes os mais próximos) fará isso de nós piores que os outros! O egoísmo é a soma de vários actos racionalizados, é pois então a altura em que se está mais lúcido e coerente nos seus actos, ao menos são pensados, não tem necessariamente que passar por calculismo frio, isso são pessoas com total intuito de malícia, e o egoísmo não passa pelo facto de ter que magoar outras pessoa, sim de muitas vezes usá-las, mas
Uma pessoa é então egoísta por pensar mais em si do que nos outros, na sua felicidade e não doo próximo, posso abdicar de algo meu para fazer a felicidade de outro, mas e se isso me trouxer a mim infelicidade, por que tem o egoísmo haver com o facto de dar sem esperar que seja retribuído, espero sempre que num acto de altruísmo receber mais tarde um favor recíproco, mas assim isso faz de mim egoísta. É a busca da afirmação pessoal, não se deve atribuir culpa a quem quer que seja, pois, ninguém pode dar aquilo que não tem, e cada um age de acordo com aquilo que é.
Bem, talvez não saiba o que diga e esteja eu a ser egoísta por achar que o egoísmo também pode ser um acto de altruísmo, não sei o que digo, mas sei ver os actos de outras pessoas e por isso também ver que muitas vezes não é defeito, é feitio.
O egoísmo é todos os nossos desejos últimos que têm por referencia nós mesmos, ajudar outra pessoa sabendo que nos trará proveito é ser-se egoísta?! Está-se a ajudar o próximo e por isso por que não ajudar-nos também a nós no mesmo processo. Podem-me criticar por defender a situação, mas para mim não é egoísmo, é sim mau carácter, alguém sem princípios até, mas egoísta!? É dar de si a outra pessoa, procurando ganhar algo com isso, certo que sim, mas quantos não tiram proveito de outros, mas sem dar nada em troca. Quantas escolhas na nossa vida não são feitas baseadas no egoísmo, quantos momentos de felicidade não foram alcançados através de acções egoístas, (não falo num acto tendo como objectivo alcançar os nossos sonhos tendo de passar por cima de outros, magoando muitas vezes os mais próximos) fará isso de nós piores que os outros! O egoísmo é a soma de vários actos racionalizados, é pois então a altura em que se está mais lúcido e coerente nos seus actos, ao menos são pensados, não tem necessariamente que passar por calculismo frio, isso são pessoas com total intuito de malícia, e o egoísmo não passa pelo facto de ter que magoar outras pessoa, sim de muitas vezes usá-las, mas
Uma pessoa é então egoísta por pensar mais em si do que nos outros, na sua felicidade e não doo próximo, posso abdicar de algo meu para fazer a felicidade de outro, mas e se isso me trouxer a mim infelicidade, por que tem o egoísmo haver com o facto de dar sem esperar que seja retribuído, espero sempre que num acto de altruísmo receber mais tarde um favor recíproco, mas assim isso faz de mim egoísta. É a busca da afirmação pessoal, não se deve atribuir culpa a quem quer que seja, pois, ninguém pode dar aquilo que não tem, e cada um age de acordo com aquilo que é.
Bem, talvez não saiba o que diga e esteja eu a ser egoísta por achar que o egoísmo também pode ser um acto de altruísmo, não sei o que digo, mas sei ver os actos de outras pessoas e por isso também ver que muitas vezes não é defeito, é feitio.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Egoísmo é beber cervejola sozinho e não oferecer ao próximo :)...portanto estamos safos ;)! Ufffaaaa...Altruistas Power!
Abreijos
Afrodite disse...
julho 15, 2008 12:02 AM
Olha...e fui a primeira a comentar...ena ena!!! Prémio de "primeiras" para mim :)!!!
Abreijos (outros que os outros já não estão fresquinhos)
Afrodite disse...
julho 15, 2008 12:02 AM
Sim egoismo é empanturrares-te de minis e caracois (que adoro) e nem convidares.;P
Beijosss
Vitória disse...
julho 15, 2008 1:56 AM
Afrodite :
Isso é algo que faço sempre, mas não sei porquê na hora de pagar poucas vezes me calha a mim, por isso ofereço sempre :)
Ganhas... ganhas-te uma mini, parece que cometi o erro de acabar de beber a ultima.
André disse...
julho 15, 2008 3:23 AM
vita :
Convidam-me sempre a mim, que posso eu fazer. E eu nunca me empanturro, tenho é um estômago muito arrumadinho para armazenar tais preciosidades divinas.
André disse...
julho 15, 2008 3:24 AM
Entre o egoísmo e o altruísmo não sei qual dos dois faz menos mal...
Já fui tantas vezes lixada por ser altruísta que acho que me estou a tornar egoísta.
Sabes que mais? Aproveita mas é o verão, as minis e os caracóis que a vida são 2 dias :)
MCG disse...
julho 15, 2008 12:23 PM
O egoismo não é forçosamente negativo, desde que seja direccionado no sentido de cuidar do 'eu' intrínseco e a mantê-lo saudável. Dizer 'não', não ceder a chantagens, são actos egoistas (porque pensamos mais em nós do que no outro) mas absolutamente vitais para que não sejamos absorvidos e anulados num falso altruísmo que não leva a lado nenhum. Ajudar, sim. Sempre. Mas não à custa da tua destruição enquanto indivíduo.
Para mim um egoista é aquele que, em toda e qualquer circunstância, só pensa em si. Se o outro gostar de ópera e ele não, nunca ceder e irem smepre a concertos rock. Se o outro está mais em baixo, estar-se perfeitamente nas tintas e continuar a contar o SEU dia, as SUAS coisas, e, literalmente, cagar (sorry) no outro. Isso é egoismo. E desse, queremos distância. Certo?
Bjs
Safira disse...
julho 15, 2008 1:11 PM
MCG :
Por isso por que há-de ser dar e esperar mais cedo ou mais tarde retorno egoísmo. Estamos a fazer algo por alguém, não temos que por isso não ficar também felizes, é uma troca justa!
O dia da bebedeira e o da ressaca!
André disse...
julho 15, 2008 2:10 PM
Safira :
Nos dias que correm todos se preocupam com o seu eu e em alimentá-lo bastante, mas não quer dizer que de vez em quando até possa fazer algo em prol de outros, mas com isso se puder receber algo em troca (material ou simplesmente moral) tanto melhor. É isso mesmo sem tirar nem por, há que saber fazer cedências mas nunca ir de encontro o que achamos como certo. Até por que um acto simples para mim pode ser de egoísmo para outros. Nós sabemos o que e melhor para nos próprios.
André disse...
julho 15, 2008 2:13 PM
Não sei / não respondo
;)
Capitão Merda disse...
julho 15, 2008 4:39 PM
Eu ia dizer que até tens razão, mas estou numa fase em que acho que eu é que tenho sempre razão...
;o)
Abraço
Sorrisos em Alta disse...
julho 16, 2008 12:05 AM
Capitão Merda :
Até dizia para beberes umas minis que isso passava, e até pagava. Mas assim só bebo eu, não estou a ser egoísta, só a preocupar-me com a tua saúde.
André disse...
julho 16, 2008 2:16 AM
Sorrisos em Alta :
Exemplo de não se ser egoísta, mesmo achando bem de si mesmo. Achas que tens sempre razão, concordando que eu não a tenha, verdade verdadeira!
André disse...
julho 16, 2008 2:18 AM
Fazer algo em prol de outros esperando com isso receber um dia mais tarde um valor moral ou material em troca, não é considerado um acto egoista...é um acto interesseiro.
Egoismo é agir apenas em prol de si mesmo, logo "os outros" não conseguem occupar qualquer lugar na narrativa.
Mas sossega porque tenho uma mente aberta e não critico quem queira agir em prol dos outros com interesse em recolher dividendos um dia mais tarde, mas contudo considero essa atitude pouco inteligente.
Senão vejámos...
Quando ages em prol dos outros com intenções de recolher alguma coisa mais tarde, estarás com isso a criar expectátivas.
Quanto maior o "favor", maior a expectátiva que vais criar sobre o eventual retorno por parte da pessoa que foi alvo da tua ajuda, percebes?
Ora, o que poderá acontecer?
Poderá acontecer que a "outra" até seja egoista, que só queira receber e não queira dar nada em troca...que não veja as coisas como tu e que se refugie no argumento de que não te pediu nada, logo não te deve nada.
Ou até poderá ser uma pessoa que SIMPLESMENTE não gosta de ti e se tenha aproveitado da tua inocência.
E que vai isso originar?
Parece-me óbvio que perante esse cenario, as tuas espectativas vão ficar defraudadas e vais te sentir revoltado, enganado, enervado,colérico, triste, desiludido...
Vais sofrer e muito...mas também a culpa foi de quem?
Pensa nisso...
Abs
Francisco o Pensador disse...
julho 16, 2008 10:40 AM
Para simplificar costumamos classificar as pessoas por egoístas ou altruístas, mas na verdade todos os seres vivos neste planeta são egoístas, está nos genes!
Eu prefiro a classificação de pessoas estúpidas e não estúpidas. As estúpidas são aquelas que costumamos classificar de egoístas, as não estúpidas são aquelas que conhecem o significado da expressão "uma mão lava a outra".
De facto, ao ajudarmos uma pessoa sem pedir nada em troca, estamos a aumentar a probabilidade de virmos a ser ajudados por essa pessoa se um dia formos nós a precisar de ajuda, e mais, ao ajudar uma pessoa sem pedir nada em troca, o nosso prestigio e respeito por parte dos outros também sai beneficiado. Quem estuda a evolução das espécies pensa que foi exactamente por este último motivo que surgiu o altruísmo.
Anônimo disse...
julho 16, 2008 5:27 PM
O pensador :
Mas para muita gente o facto de se fazer algo por alguém esperando algo em troca também pode ser visto como acto de egoísmo, principalmente se esse algo for motivo de cobiça para ser apenas 'ostentado' por essa pessoa. O facto de não permitir partilha de algo que obteve dessa forma.
Eu não falo como sendo eu próprio praticante dessa forma de pensar, apenas considero que quem o faz não tem que 'ser' condenaod por isso.
Certamente já o fiz, consciente ou inconscientemente e não falo no facto de ao fazer um favor esperar que me o retribuam, não falei nada disso, mas sim no caso de ao praticar algo em prol de alguém, esse acto mais tarde me traga dividendos.
Parece-me que não estamos a falar do mesmo. Talvez não me tenha feito explicar, mas por acaso nesse dia ainda não tinha bebido muitas minis, talvez fosse disso :)
André disse...
julho 16, 2008 9:09 PM
Skynet :
Ai é que está, sou é contra o facto de classificar as pessoas, principalmente no caso de acharem que são egoístas, quando apenas a seu ver estão a praticar não só algo a favor de alguém, mas também ajudarem-se, acho isso legitimo. Não temos por que fazer os outros felizes sem pensar em também nós os sermos, desde claro está, não seja como forma de aproveitamento dessa pessoa. Aqui não falo em ajudar pedindo algo em troca, mas sim em certos casos poder acontecer receber algo em retorno, não passando por uma retribuição de um favor que pode até nem vir da pessoa 'ajuda' mas sim de outras que também possam ter sido beneficiadas.
André disse...
julho 16, 2008 9:13 PM
Ser egoísta é pensares exclusivamente em ti e não principalmente em ti!
Paula disse...
julho 16, 2008 9:33 PM
Blackstar :
Mas o facto de pensar exclusivamente em mim fazendo algo por outra pessoa será egoísmo!?
André disse...
julho 17, 2008 12:11 AM
É muito ténue a fronteira entre o egoísmo e o amor-próprio. Claro que há malta que leva isto ao extremo, e de alguém que cuida de si passa a besta insensível, para quem o mundo gravita à sua volta.
A esses dá-me vontade de os espancar...
Rafeiro Perfumado disse...
julho 17, 2008 10:27 AM
Psycho, eu já percebi onde queres chegar.
"Um caminho para chegar a um fim".
Se a mais valia que a pessoa espera obter em consequência do "algo" que ela fez em prol de alguém for motivo de cobiça por parte de terceiros, poderá ser de facto interpretado pelos mesmos como sendo um acto egoista.
(Agiu em prol de alguém com o intuito de recolher mais tarde uma mais-valia apenas para si próprio)
Concordo.
E também concordo que ninguém é responsável por fomentar o sucesso dos outros, porque se assim fosse não faltaria quem dormisse a sombra da bananeira com a garantia de obter os mesmos beneficios daqueles que se esforçam para ter alguma coisa na vida.
Francisco o Pensador disse...
julho 17, 2008 4:31 PM
Rafeiro Perfumado :
Há quem tenha um grande ego, possa desprezar os outros pelo que são, mas esses são egoístas com eles mesmos, não com os outros. Fazem de si próprios reféns, ao se afastarem de quem condenam pela forma de serem, o egoísmo que 'demonstram' acaba por os isolar na sua própria vida e não são os outros que saem a perder.
André disse...
julho 17, 2008 5:00 PM
O pensador :
Não temos por que ser altruísta como forma de só fazer algo em beneficio de outras pessoas, o fazermos por nós também acaba por ser altruísmo, e esperando que o sejam para nós em devida altura só nos faz querer ver o melhor das outras pessoas. Não só pelo facto de querermos ser retribuídos da mesma forma, mas pelo facto de essa retribuição acontecer.
André disse...
julho 17, 2008 5:03 PM
Todos nós somos um pouco egoistas, e nota-se nas frases que dizemos sem nos aperceber:
"eu quero, eu tenho, eu não dou"
Quantas vezes dizemos isso por dia? algumas, no entanto no equilibrio é que permanece a virtude, se dissermos :
"eu dou, eu ajudo, eu estou..."
damos o outro lado, conseguimos redimir o nosso lado egoista, e muitas vezes não estamos a ser interesseiros ou seja dar para receber...
Penso, aliás sei que não existe ninguem perfeito, tendo equilibrar o meu egoismo com o meu altruimo!
beijinho
Pearl disse...
julho 18, 2008 2:53 PM
Isto é como tudo na vida, há que arranjar um meio termo, mas isso, infelizmente, é das coisas mais difíceis, não fossemos nós seres humanos.
Beijinhos
Maria disse...
julho 19, 2008 12:03 PM
Pearl :
O facto de termos algo não quer dizer que tenhamos forçosamente de o partilhar com os outros. O problema muitas vezes é que muitas pessoas preferem seguir o caminho mais fácil e seguir às custas das ajudas dos outros. Temos que proporcionar algo a outros quando não faz com que nós não deixemos de ser 'felizes', não temos que alimentar a felicidade de outros principalmente quando não fazem eles por isso. Acredito na ajuda ao próximo, mas também gosto muitas vezes da mulher do próximo e isso não quer dizer que ele me a 'dê' por isso me fazer feliz!
André disse...
julho 20, 2008 11:28 PM
Maria :
Isso do meio termos nunca resulta ou é tudo... ou é tudo! E isso por parte de outros passa sim a ser egoísmo, não pelo facto de nós não darmos, mas de muitas vezes eles o quererem de nós. A cobiça poderá assim passar a ser motivo de um egoísmo se por ventura se alcançar o que´e desejado. O egoísmo pode de facto ter muitas caras.
André disse...
julho 20, 2008 11:31 PM
eu não me considero egoista, mas com o tempo fui aprendendo a pensar mais em mim...
bjo
Maria Manuela disse...
julho 21, 2008 12:00 AM
Maria Manuela :
Pensarmos em nós não nos faz egoístas, se não pensássemos seríamos era estúpidos!
André disse...
julho 21, 2008 2:21 AM
acho que vou ficar com a opinião que tenho deste texto só para mim!
Vício disse...
julho 22, 2008 3:11 PM
Vício :
Às vezes é bonito partilhar, mesmo que não se tenha nada em retorno :)
André disse...
julho 23, 2008 2:28 AM
bonito, bonito... é outra coisa! :D
Vício disse...
julho 23, 2008 11:32 AM
Vício :
É ver os ditos a bater algures!
André disse...
julho 23, 2008 12:53 PM
Egoismo...isso é simples...É a tua melhor arma para nao te cagarem em cima e ainda teres de fazer um sorriso quando estiveres enterrado ate ao pescoço.
Eu sou egoista, quero cada vez mais para mim, sempre mais e cada vez mais penso que antes eu que outro qualquer !
"Ó Garras, e se tiveres de passar por cima de alguem para o conseguires?"
Pois bem..pondero, se valer a pena, PASSO MESMO por cima!
Grande abraço
Excelente blog
Broken Horn(y) disse...
agosto 16, 2008 8:05 PM
Garras:
Ser-se egoísta não passa por ter que ser algo de mau, temos que pensar sem duvida primeiro em nós, mas se pudermos ajudar alguém nesse processo e principalmente não ter que passar por cima de ninguém melhor. Mas quando as coisas se proporcionam não as podemos deixar escapar.
André disse...
agosto 18, 2008 1:41 AM
Nem mais...tal como disse, ponderaçao acima de tudo...mas la está... se puder melhorar a minha qualidade de vida neste processo...SAIAM DA FRENTE
hehehee
Broken Horn(y) disse...
agosto 18, 2008 5:08 PM
Garras :
Mas acho por bem que antes se estabeleçam limites para o que pode se tornar ambição desmedida. Egoísmo si, mas dentro de termos aceitáveis. Não querer conseguir tudo à custa de qualquer preço.
André disse...
agosto 18, 2008 11:52 PM