Layer Cake


"Nascemos, levamos com bosta
Saímos para o mundo, levamos com mais merda
Sobe-se um pouco mais alto, leva-se com um pouco menos de bosta
Até que um dia estamos na atmosfera rarefeita e esquece-mo-nos do aspecto da merda sequer"


A vida não passa de um bolo em camadas, onde é preciso passar por muito para se conseguir algo na via. Há que subir pelo próprio pulso ou outros que o fazem através do trabalho de outrem, mas seja de forma honesta ou não, quando se sobe deixa-se de olhar para trás, esquecer pelo que de mau se passou e esquecer-se o lugar de onde se veio, assim como desprezar as pessoas que são agora o que antes se foi. Mas será isso errado, não queremos todos o melhor para nós, de que forma seja, não interessa, seja por capricho ou ambição. Procuramos o mesmo, mas apenas uns conseguem mais que outros, seja de que forma for depois de se passar pelas coisas (boas ou más) não nos interessa mais quem está a baixo de nós, só não queremos voltar a pensar que um dia fomos e estivemos assim na mesma situação, o medo, esse sim estará sempre presente nas pessoas.

44 comentários:

"Nunca desprezes ninguém quando estás a subir, podes encontrá-los no caminho quando estiveres a descer." É verdade que o teu meio social é também influênciado pela tua posição profissional mas nunca nos devemos esquecer daqueles que já foram nossos iguais. Hoje em dia nada é garantido, qualquer um pode passar por situações menos confortáveis. Por isso há que manter o mesmo nível de relacionamentos com essas pessoas. Nunca se sabe se não as votaremos a encontrar nas nossas vidas profissionais...

junho 23, 2008 10:50 AM  

e a cereja no topo do bolo, todos a desejam apesar de ser o que alimenta menos e não ter caroço...

junho 23, 2008 11:03 AM  

Kikas :

Por muito que se tente é difícil de se manter uma relação igual ao que era, por isso muitas amizades nunca duram quando se é patrão e empregado. Não se consegue separar as águas, é-se amigo e patrão/empregado sempre ao mesmo tempo, por que quando não se é uma das partes não vê mais na relação um todo. E por isso é subir sem olhar para trás, estar com quem está abaixo de nós é muitas vezes pensar que se está igual e não um passo à frente.

junho 23, 2008 6:43 PM  

Vício :

Mas por isso mesmo é que não importa como se sobe, não se quer apreciar o bolo, só comer a cereja.

junho 23, 2008 6:45 PM  

Não sei porquê, ao ler este teu post lembrei-me de "patos-bravos"...

Uma coisa é a pessoa querer o melhor para si e para os seus, que é humano, outra querer transformar-se noutra pessoa, calcando ou desprezando outros que até então lhe eram iguais. Isso já me parece característica de gente mal formada!

junho 23, 2008 9:47 PM  

Obvio que quem ja sofreu muito nao quer voltar atras. Mas isso tem a ver com tudo, com a riqueza pessoal e material. Se ja passei por tanto para estar aqui, nao posso voltar atras, mesmo que tenha a frente um caminho dificil para pecorrer! O que la vai, la vai!

junho 23, 2008 10:39 PM  

Experimenta cair e verás se não mudas de opinião.

junho 23, 2008 11:54 PM  

Teté :

Começa por ser o que todos querem, mas com a tomada de cada vez mais poder parece-me que caem em manias de grandeza e o poder pode corromper até a pessoa mais idónea. Não me parece ser uma pessoa mal formada, mas sim alguém que se moldou por tudo o que o rodeava. Todos somos corrompiveis, a diferença prende-se só o quanto demoramos para o ser.

junho 24, 2008 4:08 AM  

Foi Bom :

Mas será o mais 'justo' de fazer, não olhar para trás por ter medo do que passou e com isso afastar as pessoas que com ele tentaram subir, possivelmente desprezando-as como talvez já lhe tivesse acontecido! A ambição pode ter muitas caras e a maior delas talvez seja a hipocrisia.

junho 24, 2008 4:11 AM  

Kikas :

Depois da queda esperamos ter sempre alguém para nos ajudar a levantar e ai percebemos o que erramos quando estávamos lá em cima, mas se houver oportunidade de se voltar a subir, tenho a certeza que muitos voltariam a pisar nos que ficaram novamente em baixo!

junho 24, 2008 4:13 AM  

Como costumam dizer "quanto mais alto se sobe, maior é a queda".
Mas mesmo assim existe muitos dispostos a cair cada vez mais alto.
Enfim..
Beijo

junho 24, 2008 4:31 PM  

Não sei porquê mas não neste post não consegui estar minimamente de acordo contigo.
Talvez no próximo esteja plenamente de acordo.

junho 24, 2008 6:09 PM  

a pessoas que n sabem crescer, nem aproveitar o que conseguem alcançar
enfim

beijinhos

junho 24, 2008 6:22 PM  

Ainda assim não concordo contigo. Quem pisa muito mas pessoas acaba sozinho.

junho 24, 2008 8:41 PM  

Nao foi nesse sentido que eu falei. Imagina-te a percorrer um caminho dificil, cheio de espinhos, de montanhas enormes...No entanto sabes que para chegar ao destino final tens um outro caminho alternativo. Passado uns tempos vais ter que percorrer esse mesmo caminho. Que fazes? Escolhes o caminho que percorreste no passado? O caminho que embora dificil, ja conheces? Ou vais antes pelo caminho alternativo, que desconheces, que ate podera ser pior que o anterior, mas por acaso ate pode ser melhor? Ninguem quer sofrer, ninguem quer voltar a passar pelas coisas mas que encontrou ao longo da vida, por isso quem arrisca ate pode acabar mal, mas tira sempre uma liçao de tudo o passou! Foi nesse sentido que falei, o nao querer voltar atras apenas podera querer dizer que o destino ate pode ser o mesmo, o caminho para la chegar e' que pode ser diferente.

junho 24, 2008 8:49 PM  

Fizeste-me lembrar op Shrek "os ogres têm caaamadas"lol.


O facto de não quereres voltar ao que eras não quer dizer que deixes as tuas origens ou as pessoas que continuma a viver a sim. Uma coisa nunca invalida a outra.

O medo de descer é relativo, porque existe muita gente que se sente nos pincaros e pisa tudo e todos...mal sabe que a descida é a pique.

junho 25, 2008 1:21 AM  

Se a vida é mesmo um bolo, quando chegar lá a cima espero bem que não seja um daqueles com uma camada que parece plástico...
;o)

junho 25, 2008 6:55 AM  

Olá!
Desejamos sempre chegar mais longe..não é mau!!!
Mas depois de estarmos " em cima" nunca esquecermos o quanto nos custou, esta caminhada, por isso ajudar quem ainda vem atrás!!!

Beijocas

junho 25, 2008 11:13 AM  

vita :

Para muitos a simples ilusão de poder e de se estar lá bem alto é suficiente para o ego, mas são esses que depois tem a queda maior!

junho 25, 2008 1:43 PM  

PDuarte :

E ainda bem, ainda para ai ficaria a pensar que teria razão nas parvoíces que digo :)

junho 25, 2008 1:45 PM  

Enfim... :

E há aqueles que querem ou tem de crescer à força, mas nenhum deles fica satisfeito com o que consegue, por vezes os mais 'velhos' supostamente mais astutos e vividos são os que menos se interessam por tudo o que não sejas eles e a sua vontade de ter mais e mais poder.

junho 25, 2008 1:48 PM  

Kikas :

Mas quem tem muito poder não precisa de amigos, compra-os!

junho 25, 2008 1:49 PM  

Foi Bom :

Todos os caminhos são difíceis, uns mais que outros, e muitos são aqueles que o fazem através do trabalho de outros, não lhes interessa quem fica pra trás desde que sejam eles a seguir em frente. Dai os caminhos alternativos (para mim) não sejam mais do que um artificio para a duvida e quando assim é nada mais fácil do que seguir o caminho que se pensa como o mais seguro , por que sem duvida que o a sorte está sempre com os audazes, é preciso arriscar, mas também são esses que passam por cima de tudo e todos, não ficam pelo que é 'certo', dai terem sempre mais caminhos a escolher.

junho 25, 2008 1:55 PM  

SílviA :

Uma pessoa quer o melhor para si e isso tem de passar muita vezes por deixar de ser quem eram e assim de estar no meio em que estavam. O poder transparece o pior das pessoas e se para o ter for preciso 'negligenciar' quem antes nos dava a mão, pois então que assim seja.

junho 25, 2008 2:00 PM  

Sorrisos em Alta :

Lá está, só pensamos em chegar ao topo e que seja tudo o que ambicionámos, mas por que não saborear o recheio até ao cimo e depois esperar para ver o que está no topo.

junho 25, 2008 2:02 PM  

mjf :

Sempre achei que a ambição é positiva, ajuda as pessoas a terem mais auto estima e a levantarem o ego, mas não quando ficamos cegos pelo poder que modificamos a vida de outras pessoas e ao que tu te referes como ajudar quem vem de baixo é que me refiro como o poder corrompe, pois é ai que somos ainda piores, nós estamos no topo e não queremos lá mais ninguém, nunca que iríamos dividir o poder com outras pessoas (a fim de ter um status igual) e certamente que tudo se faria para evitar isso de acontecer.

junho 25, 2008 2:06 PM  

Como o do antigo anúncio "e por dentro, é um recheeeeeeeeeeeeeiooooooo"
;o)

junho 25, 2008 10:27 PM  

E o facto de quanto mais comem mais querem comer, menos sobrando para os que estão atrás. Lei da vida, ou melhor, da selva...

junho 25, 2008 11:00 PM  

Ó Psycho... e esses duram quanto tempo? E serão assim mesmo amigos? Daqueles que estão lá quando tu precisas? Quando se acabar o €€ para os comprar, eles deixam de aparecer!
Ok, eu sei que sou uma utópica mas ainda assim acho que os amigos é daquelas coisas que não há nada no mundo que os compre a não ser... seres tu próprio...

junho 25, 2008 11:22 PM  

Na escalada da vida devemos sempre olhar para trás e se pudermos dar a mão a outros na subida e quando estivermos lá em cima lançar corda para quem sobe!!
É assim que deve ser, porque assim de faz um mundo melhor!!
E sim tenho medo de voltar ao inicio da escalada!!
beijos

junho 26, 2008 1:12 AM  

Para a frente.

Abraços do EU, SER IMPERFEITO e d´A SEIVA

junho 26, 2008 5:15 PM  

Sorrisos em Alta :

Mas como na vida, o recheio nunca é o que se espera muitas vezes. Se saborearmos todos os momentos, o final já não precisa de ser tão amargo.

junho 26, 2008 6:17 PM  

Rafeiro Perfumado :

Uma pessoa com poder só procura uma coisa na vida. Ainda mais poder!

junho 26, 2008 6:18 PM  

Kikas :

Exacto. Esses só servem enquanto existe dinheiro, por isso é que depois de cair se volta ás 'origens' e se espera compreensão, mas se tiverem nova oportunidade de voltar ao topo, de certeza que voltarão a fazer o mesmo a quem fica para trás.

junho 26, 2008 6:20 PM  

lalisca.cs-life :

Nunca devemos é olhar para trás quando vamos a subir, principalmente quando não percebemos as nossas escolhas, por que os outros sabem muito bem ao que vão ao quererem mais poder. Depois de estarmos lá em cima é que devemos de olhar e fazer pelos outros o que alguém terá ou poderia ter feito por nós.

junho 26, 2008 6:23 PM  

Miguel Barroso :

Para a frente, para trás... É como der mais jeito, se bem que é preciso ter cuidado que depois não se sabe quem foi :)

junho 26, 2008 6:24 PM  

O medo estará sempre nas pessoas a diferença é escolher-se em função do medo ou não! E isso faz toda a diferença!

junho 27, 2008 1:55 PM  

Marta :

Tem medo de cair, por que os que ambicionam por poder não receiam nada e por isso passam por cima de tudo e todos. Os que tem medo não sobem na escada do poder pois não querem arriscar, tomam sempre o caminho mais seguro.

junho 27, 2008 3:08 PM  

Mas porque??? quem diz??? porque é que tem de ser assim??? quer dizer que estamos aqui para levar com merda??? assim sendo, qual é o sentido da vida??? (acho que vou perguntar aos monty pithon)

junho 27, 2008 6:24 PM  

A Grafonola :

O sentido da vida é o de levar com merda, mas uns acabam por levar com menos e outros nenhuma e há aqueles que parecem que levam com ela sempre. É literalmente uma teoria de merda :)

junho 27, 2008 7:11 PM  

Será mesmo assim?? não achas que devemos dar "aquela" mão quando subimos, pergunto-te porque não??
e subir sem saber ao que vamos!!tambem não é grande ideia!hum!
beijo

junho 27, 2008 9:09 PM  

lalisca.cs-life :

Claro que acho que se deve de ajudar os outros, como esperamos que nos ajudem a nós, mas pelo que vejo (não posso falar por muita experiência própria) as pessoas só se preocupam com elas próprias, principalmente quando envolve tomadas de poder. Todos o desejam, o que os difere é a forma como o tenta alcançar.

junho 28, 2008 1:01 PM  

Nisso concordo contigo!
beijo

junho 29, 2008 2:40 PM  

lalisca.cs-life :

Deve de ser a primeira vez que alguém diz isso :P

junho 29, 2008 10:02 PM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial