Modus vivendi


Há quem viva a sua vida de forma intensa, sem preocupações com o próximo dia, como se ele não viesse, viver o presente de forma por vezes violenta, agressiva na sua própria essência. Mas o que é viver o dia como se fosse o ultimo, não esperar mais do que o presente e chupá-lo até ao âmago, viver cada um desses momentos, cada segundo de um dia, aproveitá-lo ao máximo e para quê… isso não é mais do que evitar viver, estamos cá quer se queira quer não, o estarmos a dar importância em demasia ao momento em que estamos é contestar a vida, o nosso pensar, estamos dependentes do tempo, do que achamos que ele nos dá.


A vida é feita e regulada por ele, e por isso queiramos ou não temos que o saber viver e aproveitar, como a toda a vida que nos espera pela frente, estarmos apenas a tentar viver o presente negligenciamos toda uma vida que afinal todos queremos ‘simples’, para ser apreciada, não vivida intensamente, aproveitar todo o tempo que temos e principalmente com quem queremos estar. Estar-se vivo é o sentir de coisas, doam ou não, custem mais ou menos, pode nem sempre funcionar, mas parece-me bem melhor do que apenas querer viver no limite e não sentir nada ou pelo menos assim se pensa, mas que felicidade se espera para quem vive no limbo, é não ter pensamento próprio, não ter esperança nem querer pensar num futuro, para si e para os seus, é afastar-se de si mesmo e dar a sua vida à sorte, esperar apenas que as coisas aconteçam por si mesmas,


Quando estivermos num dia futuro e olharmos para trás, queremos ver um passado em que apreciamos o seu todo, não apenas pensar em viver um dia como o ultimo e esperar que o próximo chegue, mas fazer de todos eles uma vivência de felicidade ou infortúnio, algo a que todos estamos sujeitos, não precisamos de impulsos para governar a nossa vida, mas sim de momentos especiais na vida dos quais nos queremos sempre lembrar para o resto da vida.


Carpe Diem significa literalmente ‘Colha o dia’, pois eu prefiro antes semeá-lo, para que o próximo seja pelo menos igual, até por que se for melhor só iria estragar, não vale a pena ficar-se mal habituado.



29 comentários:

Bommmmmmmmmmmmmmmmmm diaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

julho 10, 2008 9:47 AM  

Joana :

Para mim já é mais boa tarde, mas vejo que alguém acordou bem disposto! :P

julho 10, 2008 12:20 PM  

está explicada a tua relação com as minis!
tu semeias o dia e depois tens que o regar para ele nascer em condições, certo?

julho 10, 2008 3:38 PM  

Exactamente!
Daí tu passares as tardes nas minis e eu em viagens entre Évora e Viana =P
Ou de rabo pro ar a apanhar banhos de sol!

julho 10, 2008 7:48 PM  

Vício :

A minha relação com elas é mesmo de amor ódio, tanto que hoje a tarde e os caracóis foram regados por imperial super bock. Até por que o dia para mim começa à tarde!

julho 10, 2008 9:10 PM  

Ana :

Então não sei por que não paras-te para comeres uns caracóis. Por certo passas-te por mim quando eu estava de volta deles, sempre era melhor que andar de rabo para o ar a fazer sabe-se lá o quê! :P

julho 10, 2008 9:12 PM  

LOL

Vinhamos com pressa.
E não ando "a fazer sabe-se lá o quê!", ando a apanhar banhos de sol =P

julho 10, 2008 9:19 PM  

Falar em semear num dia em que publicaram os milhões de euros comunitários que não se aproveitaram para a agricultura...

julho 10, 2008 11:27 PM  

Ana :

Para a mini e o caracol há sempre tempo, e a menina apanha o que quiser, só acho que é bem melhor apanhar sol numa esplanada enquanto se bebem umas minis.

julho 11, 2008 1:11 PM  

Sorrisos em Alta :

De certeza que houve quem os aproveitasse para outros fins bem mais proveitosos para consumo próprio, pessoas que pensam (lá está) a longo prazo no seu futuro e não em gastá-lo logo num dia de loucura. Por isso é que são poucas as mulheres na chefia!

julho 11, 2008 1:13 PM  

Eu vivo a minha vida dentro do meu feitio ou seja calma e tranquila, não sou aventureira!!

beijinhos!!

julho 11, 2008 5:43 PM  

Concordo com o semear, mas também é verdade que, cada vez mais, tento saborear ao máximo tudo aquilo que vou colhendo. O problema é que há o doce e o amargo...
Tem um bom fim-de-semana!

julho 11, 2008 5:51 PM  

Beem eu tenho passado os ultimos cinco anos a semear e francamente ou começo a ver frutos ou encosto o arado....

bj

julho 12, 2008 12:10 PM  

lalisca.cs-life :

Não temos por que ser aventureiros e destemidos na vida para termos o que queremos. Não precisamos de entrar na cabeça em tudo na esperança de receber o que queremos, temos sim que fazer as coisas por que sentimos que queremos e com calma, sem precipitações. Fazer de cada escolha uma nova etapa na vida e não procurar viver ao máximo apenas a loucura das decisões arriscadas.

julho 12, 2008 1:15 PM  

MCG :

Mas que bem saberia o doce se não houvesse o amargo. Não teríamos como apreciar as coisas boas da vida, só não são precisas de viver tudo num só dia, outro virá, e que também terá que ser vivido, por isso por que não decidir hoje para usufruir amanhã!

julho 12, 2008 1:18 PM  

Maria Manuela :

Talvez andes a semear em campo errado.

julho 12, 2008 1:19 PM  

Olá!
Semear para colher..concordo.
Mas deve-se " colher" com prazer ;=)
;=)

Beijocas
Boa semana

julho 13, 2008 11:23 AM  

Mas quem é que te disse que vais realmente estar aqui amanhã ou depois?

E quem é que te disse que quando vivemos aproveitando cada dia como se fosse o último não olhamos para trás e vemos um "bom passado"?

julho 13, 2008 3:59 PM  

Não concordo nada com o teu remate, pá. Ter a esperança que o dia de amanhã seja melhor é o que me faz levantar da cama, especialmente ao FDS! Abraço!

julho 14, 2008 4:49 PM  

mjf :

Quando se semeou e se fez crescer tento prazer, ao colher ainda melhor saberá. Por isso para quê gastar tudo num dia quando o podemos fazer um pouco todos os dias.

julho 14, 2008 10:35 PM  

Blackstar :

Por ninguém me ter dito é que jogo com a probabilidade de estar e não de que o mundo termine. Por isso que me interessa viver o dia presente sem pensar que existe o amanhã quando tenho 99% de certeza que ainda muitos anos virão.

A minha opinião é essa, por que das vezes que o fiz ou me arrependi ou vi que sou mais estúpido do que pensava. Gosto de calcular o dia seguinte no dia anterior, por que sei que o terei que viver.

julho 14, 2008 10:37 PM  

Rafeiro Perfumado :

Mas melhor nunca quero que seja, que seja pelo menos igual, até por que ao fim de semana sei que não vai ser, por que vou estar de ressaca.

julho 14, 2008 10:38 PM  

É a teoria do colher para semear é boa..o pior é quando se semeia em campos errados e o que colhemos é "cacholadas"..loool

Beijosss semeadeiro

julho 15, 2008 1:54 AM  

lool a ideia era semear para colher..lool
Troquei-me toda.;P

julho 15, 2008 1:55 AM  

vita :

E os campos são cada vez menos férteis, e depois ou não nasce ou pior, nasce estragado. Mas por isso há que saber o que se tem andado a semear e não fazer para que ao semear ventos colher tempestades.

A essa hora deve de ter sido falta de minis :)

julho 15, 2008 3:18 AM  

A essa hora é a minha melhor hora..sou pior que morcego..;P

E gosto de semear em campos que já deram provas de férteis.;)

julho 15, 2008 2:45 PM  

vita :

Campos bem arados, portanto. Mas olha que depois de muito uso pode-se tornar muito árido :P

julho 16, 2008 2:12 AM  

mmmm, quem semeia ventos colhe tempestades páh...cuidado com o que semeias! :D

A vida é um equilibrio entre o que semeamos e o que colhemos. Não se pode passar a vida a semear nem se pode passá-la a colher...

julho 25, 2008 4:27 PM  

A Grafonola :

Por isso é que semeio e deixo crescer, não colho logo para poder usar como se não houvesse amanhã. Tem de haver um equilíbrio, mas ele não existe de certeza se usarmos tudo ao máximo e sem meio termo.

julho 25, 2008 5:19 PM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial