Vida depois da morte


Só alguém que já conheceu a morte pode falar da vida depois da morte, mas parece que até agora ainda não há quem o tenha feito, pois se existe tal vida deve de ser boa como tudo, já que todos os que para lá vão, nenhum volta. Mas para haver morte será apenas a morte do corpo, continuando o espírito vivo, existindo assim posteriormente uma vida espiritual. Há vários casos de pessoas que estavam dadas como mortas, mas que depois "acordaram". A maioria afirmava que tinha visto um túnel e no fim desse uma luz muito branca e forte, ainda outros que viam o seu próprio corpo deitado, mas isso não passam apenas de experiências de quase morte. Os crentes em Deus acreditam que existe uma vida depois da morte, há aqueles que acreditam na reincarnação, ainda que assim não será bem vida depois da morte, foram apenas umas férias, por que depois lá se volta para mais uma vida de trabalho e acham que há várias vidas sucessivas, até que nos tornamos o Grande Todo e que não respiramos mais a vida (o que quer que isso signifique, por que eu depois de morto certamente que não irei respirar mais nada) e há os ateus que simplesmente acham que morrem e ficam por ai, não querem ter direito a prolongamento, já bastou tudo o que existiu enquanto estavam vivos. Mas para acreditarmos numa vida depois da morte precisamos realmente de acreditar num Deus, seja ele qual for, é ele que lá estará à nossa espera para nos receber, enquanto que os ‘não crentes’ não terão direito a essa vida depois da morte ou serão também alguns desses que tem medo de serem enviados para o inferno, condenados a uma vida de torturas e sofrimento, ai ninguém haveria de querer vida depois da morte. Talvez seja apenas uma invenção na cabeça das pessoas que querem apenas pensar que existe mesmo essa vida pois tem medo de morrer, esse medo fez com que criassem esse mundo imaginário. O melhor talvez seja mesmo pensar-se na vida durante a vida, a morte é algo que está certo quando nascemos, para quê pensar no que virá depois. Depois da vida não se sabe se haverá morte, mas de certeza que há morte depois da vida. Excepção talvez neste caso, em que a vida depois da morte parece ter mesmo que acontecer.


«Notifica-se V. Exª, na qualidade de Falecido, nos termos e para os efeitos a seguir mencionados: Para no prazo de 10 dias, vir aos presentes autos, levantar a certidão requerida».

Carta enviada pelo correio pelos Serviços do Ministério Público de Lagos, Portugal (in Público, 21 de Abril de 2006).

40 comentários:

esses que dizem que viram a luz ao fundo do tunel devem ter estado no tunel do Rossio na altura que passavam lá comboios!

janeiro 11, 2008 11:51 AM  

Vício :

Por que depois não viam era nada, se aquilo tivesse mesmo ido tudo abaixo com o pessoal lá dentro!

janeiro 11, 2008 5:44 PM  

Esta é mesmo a história do morto-vivo!!!

Quanto à luz no fim do túnel, concordo com o Vício... portanto, já história antiga!

janeiro 11, 2008 7:34 PM  

e tu queres ver que o morto apareceu?:)

janeiro 11, 2008 8:23 PM  

teté:

Mas mortos-vivos há por ai muitos e quando não estão mortos, nem vivos... por onde é que andam!

noivo:

O mais certo foi ter recebido nova carta a ter que pagar uma multa qualquer por não ter ido.

janeiro 11, 2008 8:51 PM  

Cambada de burros! :-D
Já é mau que anos depois de alguém morrer o chamem para as cirurgias e consultas, mas levantar a própria certidão? Quanto ao tema em si, faço parte dos ateus. Morres, morres. Não há cá anjinhos e anjolas!

janeiro 11, 2008 9:36 PM  

Um excelente fim de semana para ti.
Um beijo grande.

janeiro 11, 2008 10:46 PM  

Allie :

Como os anjos nem tem sexo de que serve uma vida depois da morte no céu e até por que no inferno é que estão as gajas mal comportadas.

Joana :

Bom fim de semana. Bjs

janeiro 12, 2008 2:03 AM  

Bem... um gajo da unidade do meu pai no Ultramar, esteve 8 anos sem o deixarem renovar o BI, pois ele tinha morrido no Ultramar. Foram precisos 8 anos para o homem provar que estava vivo, até testemunhas tinha e mesmo assim... 8 anos :P

É fodido!

janeiro 12, 2008 2:14 AM  

Crestfallen :

Isso mete sempre muita burocracia e por vezes alguma má vontade, mas 8 anos é abusar! Já nem querem deixar um gajo estar vivo.

janeiro 12, 2008 2:32 AM  

Quando a mae de uma amiga minha morreu, ela teve que ir tratar de umas papeladas referentes a casa que a mae lhe deixou e ao irmao. Dirigiu-se a Camara Municipal de Evora, e foi-lhe informado que so a falecida poderia requerer as certidoes pedidas....:D "Mas a minha mae morreu...e' que nem do tumulo para vir buscar as certidoes ela pode porque foi cremada.", "entao nomeiem um advogado para o fazer", responderam-lhe. Sera isto possivel? E' isto o nosso futuro? E' que tao estupido deixa-nos sem palavras. Ah, e acredito na vida para alem da morte, assim como acredito em reencarnaçoes e isso tudo.

janeiro 12, 2008 11:48 AM  

Foi Bom :

Parece que o nosso país é propicio a este tipo de situações. Assim como pode isto ir para a frente! Então gostas mesmo disto por cá, ainda queres continuar a 'viver' por muito tempo.

janeiro 12, 2008 12:54 PM  

Eu também acho que quem morre... morre e pronto...

Temos pena!

janeiro 12, 2008 2:07 PM  

Pequenina :

Quando nascemos temos a morte como certa, mas será apenas esta vida suficiente para nós!

janeiro 12, 2008 2:56 PM  

A morte não me preocupa... ando muito ocupada a viver :)
Talvez exista algo, custa-me a acreditar que sejamos "só" corpo.

p.s._ o MP enviou a carta para onde? Para o Inferno, para o Céu, para o cemitério? ahahahahah

janeiro 12, 2008 3:42 PM  

Eu devo e' de ser muita burra para cair sempre na mesma asneira de voltar ca para baixo...:D

janeiro 12, 2008 4:18 PM  

Orquidea :

Depois somos apenas umas almas penadas que por ai andam. Como se não chegasse o que se anda a penar em 'vivo' :)

janeiro 12, 2008 6:13 PM  

Foi Bom :

É mais voltares cá para cima ou achas que vais ter um lugar no céu ?! :P

janeiro 12, 2008 6:14 PM  

Olá!
Focas aqui um tema muito delicado!
Não é lógico reduzir a nossa vida aos limites próprios da biologia.
Os cientistas não podendo medir a alma, nem pô-la em equação, concluem que ela não existe...são teorias reducionistas.
Por exemplo uma mulher pode amar um homem com o seu corpo, mas é falso dizer que é somente com o o corpo que se pode amar. Aqueles que limitam o amor só ao corpo estão enganados...O verdadeiro amor vai mais longe, é mais profundo e mais duradouro...é amar com o coração com todo o poder da alma...Há qualquer coisa em nós que vai além do corpo, que é feito para desejar felicidade sem fim a quem amamos-é a alma-

Beijos

janeiro 12, 2008 8:36 PM  

"É mais voltares cá para cima ou achas que vais ter um lugar no céu ?! :P" Mas...mas...estas a duvidar? Deixa que eu te digo, faço evora-aguiar num quarto de hora!!!!

janeiro 12, 2008 10:33 PM  

E há quem diga que a luz ao fundo do túnel são os neurotransmissores numa corrida desenfreada tal que o cérebro tem essa sensação de luz no final de um túnel (acreditas que eu escrevi "luz no final de um túmulo"????????).

Honestamente, custa-me a acreditar em vida após a morte. Por outro lado, também me custa a acreditar que sejamos apenas um aglomerado de reacções bioquímicas entre moléculas. É um bocadinho dificil de conceber que uma data de meros impulsos eléctricos (na verdade são iões a transitarem através de membranas, formando e desformando potenciais de acção... =D) sejam capazes de pensar, sentir e percepcionar como nós conseguimos... quer dizer, os computadores tb são movidos por impulsos electricos, e não têm uma mente (chamemos-lhe alma, vá) como a nossa...o que faz pensar que tem de haver algo mais. O que? Não sei.

Depois, tb há quem diga que existimos para criar inteligencia que, no final dos finais, é aquilo que se equaciona como sendo Deus, e que vai conduzir o BigCrunch de maneira a poder vir dar origem a um novo BigBang. Ou seja, criamos Deus, para ele nos criar a nós, num ciclo continuo.

Pessoalmente, olha, há quem acredite num Deus para melhorar as suas vidas. Eu acredito no Euromilhões. Rezo-lhe todas as noites. =D

janeiro 12, 2008 11:47 PM  

e onde queres chegar com isto?

que não tens Fé?

janeiro 13, 2008 12:20 AM  

mjf :

Será então que apenas sentimos com a alma e não com tudo o resto... E assim dizer que se há uma vida depois é apenas espiritual e nunca física!

janeiro 13, 2008 2:01 AM  

Foi bom :

Claro que estou! Olha que estás a demorar muito tempo. Mas é para dizeres que não queres morrer enquanto não conheceres o mundo que é Aguiar!? :D

janeiro 13, 2008 2:02 AM  

Vanadis :

Perdi-me mesmo na parte das reacções bioquímicas :P
As pessoas acreditam naquilo que querem acreditar, no que as faz continuar a seguir as suas vidas, mas será mesmo preciso acreditar que há algo mais para que possam viver em paz consigo mesmas. E depois ainda há aqueles que querem comprar o seu lugar
no céu.

janeiro 13, 2008 2:02 AM  

tavguinu :

Muita gente é que espera depois chegar a algum lado, seja ele qual for. E ter fé em quê... Em que haverá algo mais. E quem não
tiver essa 'fé' !?

janeiro 13, 2008 2:03 AM  

man,

andas com dúvidas existenciais e religiosas ?

pergunta ao Jung !

janeiro 13, 2008 2:29 AM  

tavguinu :

Muito pelo contrário, estou muito ciente da minha estranha existência e graças a Deus sou ateu!

janeiro 13, 2008 2:32 AM  

LOOL.... olha, gajo, eu nem sei o que dizer em relacao a isto, mas salva-te de pensar q só existe em portugal!! existe em todo o lado!!

janeiro 13, 2008 12:11 PM  

psicho-mind!
Eu não me fiz entender... amamos mas não só com o corpo, embora esta forma de amar seja importantíssima e por vezes a primeira a manifestar-se...mas há algo mais profundo, algo que nos faz desejar a felicidade o bem estar do outro...e que a morte é impeditiva...por isso temos de amar com todo o poder da alma, para além da morte.

Beijos

janeiro 13, 2008 12:48 PM  

Helluah :

A estupidez anda por todo o lado, mas o que se passa por cá é que nos afecta e estes casos são da maior estupidez que pode haver!

janeiro 13, 2008 1:31 PM  

mjf :

Então se continuamos com uma vida para além da morte é espiritualmente, mas será que continuaremos a sentir como em vivos e como aqueles que ainda por cá ficaram!

janeiro 13, 2008 1:33 PM  

O melhor melhor sera ir vivendo vida como senao houvesse amanha! assim tento fazer...

bjs vivos

janeiro 13, 2008 3:17 PM  

Gaja Boa 2 :

Tenhamos ou não outra vida há que saber aproveitar esta. Mas a viver um dia de cada vez.

janeiro 13, 2008 3:23 PM  

Puff, eu conheço Aguiar de tras pra frente...a minha irma teve a triste ideia de ir para la morar um dia, mas depois ganhou juizo...:P

janeiro 13, 2008 10:12 PM  

Foi Bom :

Pois, a vida aqui na metrópole não é para quem quer! :P

janeiro 13, 2008 11:49 PM  

Ok...perdeste-te nas reacções bioquímicas, mas não te preocupes que elas não se perderam em ti. ;-)

janeiro 14, 2008 9:01 PM  

Vanadis :

E o que eu gosto de reacções químicas, físicas e anatómicas.

janeiro 14, 2008 9:13 PM  

A mim o que me preocupa essencialmente não é o que vai ser depois de morrer mas se vou ter tempo para fazer tudo o que gostaria antes de chegar esse dia.
À cautela vou fazendo o que quero, sempre obedecendo aos mandamentos celestes (não vá haver paraíso) e sendo o mais agradável e correcta possível com toda a gente, espalhando energia positiva (não vá haver reeincarnação e o meu karma não me permitir aspirar a mais do que uma lagarta da couve numa próxima vida, se me portar mal nesta).
Quanto aos serviços de Lagos... palavras para quê?! artista português, claro!

janeiro 15, 2008 3:01 PM  

só acredito se alguem voltar depois de 10 dias e falar

fevereiro 10, 2010 8:46 PM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial