Taxa Multibanco



Parece que a anda por ai (novamente) uma petição contra a taxa que a banca pretende impor nos levantamentos em caixas Multibanco. Não sei até que ponto esta petição será legitima, até por que parece que agora já se faz uma por qualquer coisa, mas se a banca quer realmente impor esta nova taxa e com isso continuar a tirar o dinheiro dos bolsos dos seus clientes, será uma forma de luta contra tal. A verdade é que esta petição já recolheu milhares de assinaturas, se irá ter algum efeito não sei, mas para já foi uma forma de retardar a entrada em vigor desta taxa, que até já iniciou um projecto-lei. Por seu lado a banca acha esta taxa uma obrigação de atribuir um custo a um serviço que é prestado ao portador de um cartão electrónico, justificando-a com a necessidade de garantir margens adequadas de rentabilidade à actividade bancária em Portugal. Parece que não lhes chegaram os milhões de euros de lucros que tiveram e que tem vindo a aumentar todos os anos. Assim se a proposta for para a frente e a taxa entrar realmente em vigor é começar a guardar o dinheiro debaixo do colchão.

38 comentários:

Mas e' que nem duvides que e' isso que vou fazer...Dinheiro no banco? Ui ui, assim nunca mais!

fevereiro 10, 2008 7:44 PM  

Gosto muito da palavra taxa.
Ainda me lembro da taxa da televisão.
Hoje junto com a conta da luz tenho que pagar ataxa do audiovisual.
Mas gosta da palavra taxa porque rima com racha.
Abraço.

fevereiro 10, 2008 9:25 PM  

Foi Bom :

Ou é isso ou continuar a dar-lhes mais dinheiro do que aquele que já fazem com outras taxas.

fevereiro 10, 2008 9:46 PM  

PDuarte :

Não gosto assim tanto, principalmente por aquilo que a ela vem associada. Mas pelo menos a racha ainda não tem taxa, valha-nos isso :)

fevereiro 10, 2008 9:48 PM  

eu continuo a por o dinheiro no banco, pago è tudo com cartão, nem que seja um rebuçado de mentol.
E ai de quem recusar o pagamento.

fevereiro 10, 2008 11:24 PM  

cosmic girl :

Mas é inevitável fazerem-se levantamentos, são milhares efectuados todos os dias. Há muito que se adoptou o uso do cartão como algo de imprescindível e as bancas ao saberem disso estão-se a aproveitar para fazerem mais uns milhões.

fevereiro 10, 2008 11:40 PM  

Não gostando de ser roubado, cada empresa cobra o que quer pelos serviços quer presta. Quem não quer, não usa.

Eu não gostava que fizessem uma petição para baixar o preço do meu ordenado

fevereiro 10, 2008 11:56 PM  

Sorrisos em Alta :

Mas não pelo motivo que eles dão como razão para essa taxa. Por que falta de dinheiro a banca em Portugal não tem de certeza.

fevereiro 11, 2008 1:33 AM  

É illegal cobrar imposto sobre imposto, tal como é ilegal cobrar taxa sobre taxa. Essa proposta é anti-constitucional e ilegal.

De maneira a impôr um posto sobre os levantamentos multibanco, têm de acabar com as taxas de manutenção de conta e deixar de cobrar pelos cartões MB.

Pagas o cartão, pagas uma taxa de manutenção de conta, por isso não podem cobrar uma taxa para utilizar algo que pagaste para movimentar algo que pagas!

fevereiro 11, 2008 11:42 AM  

Crestfallen :

Se assim é espera-se que quem de direito dentro do assunto das leis venha dar o seu parecer, mas a banca que mais parece uma seita capitalista, não deve deixar que isso seja entrave para avançarem mesmo com a taxa.

fevereiro 11, 2008 3:01 PM  

Querem que a malta deixe de ir para os balcões fazer fila mas depois inventam estas merdas!

fevereiro 11, 2008 3:39 PM  

Marta :

Tudo que seja para ganharem mais dinheiro. Não são eles que vão estar na fila nem no lado de lá do balcão.

fevereiro 11, 2008 4:28 PM  

Podes crer...acabam-se as manias e não me cobram ne mais um tusto por manutenção de contas....


é notas na caixa das bolachas enroladinhas num elástico...

beijos

fevereiro 11, 2008 5:10 PM  

Não faço a menor ideia do que esta história tem de verídico, porque já em tempos correu por aí e depois o Sócrates ou um seu apaniguado disse que não senhor, que isso não era possível.

Ou será que quando começa a haver muita contestação ao governo, se saem com umas destas, para depois os governantes fazerem papel de heróis??? Já há umas teorias da conspiração destas... :)))

fevereiro 11, 2008 5:14 PM  

Maria Manuela (M&M) :

O MB vai continuar a ser utilizado, mas é logo levantar o máximo de cada vez. Tornou-se um hábito levantar dinheiro desta forma e como todos os hábitos, são difíceis de se perderem. Mas é ir preparando o colchão para poder ir já lá metendo alguns trocos.

fevereiro 11, 2008 5:26 PM  

Teté :

Se não estou em erro há coisa de 3 anos houve a mesma intenção por parte da banca, mas não passou disso mesmo. Parece que desta vez estão mesmo convictos de o fazerem , tanto que esta petição já terá reunido milhares de assinaturas. Mas desta vez seja ou não para serem heróis o governo vai mesmo ter que se meter ou estará a pactuar com as medidas capitalistas da banca e a mostrar que também eles querem lucros e o povo que se lixe. Ou ainda tocará uma taxa sobre esta taxa para o estado meter algum ao bolso.

fevereiro 11, 2008 5:29 PM  

é que não duvides. Vou logo tirar todo o meu dinheirinho do banco!!!!

fevereiro 11, 2008 7:30 PM  

ve la se não te cobram a taxa do matrimonio !

fevereiro 11, 2008 7:45 PM  

vanadis :

Todo não... Mas algum para ter sempre à mão vai dar jeito, por que quantas vezes por dia não se vai a um MB fazer levantamentos. A 1,5€ de taxa, ficasse é mesmo sem nenhum na conta.

fevereiro 11, 2008 7:48 PM  

tavguinu :

Ai já existe uma taxa, a gaja. Depois do casamento é ver a conta a desaparecer.

fevereiro 11, 2008 7:50 PM  

taditos dos bancos que ganham tão pouco.....

fevereiro 11, 2008 10:56 PM  

isso é pessoal que não sabe fazer as coisas !

fevereiro 12, 2008 12:16 AM  

Amigo, são entidades privadas, cobram o que querem. Quem não quer, não entra. E põe no colchão, com (bem) dizes (assim como assim, os juros remuneratórios estão uma m****)

fevereiro 12, 2008 12:18 AM  

Noivo :

Os bancos são só das entidades que mais crescem todos os anos, com aumentos de milhões de euros em lucros. E parece que quem se lixa sempre é o Zé Povinho.

fevereiro 12, 2008 12:31 AM  

tavguinu :

Eu tão cedo também não quero saber fazer! Elas que continuem então a 'enganar' esses.

fevereiro 12, 2008 12:32 AM  

Sorrisos em Alta :

Nem todos são privados. Mas se estão já a fornecer um bem de serviço, não tem que o submeter a uma taxa. Assim teriam que tirar outras. Mas isto no final eles nunca ficam a perder.

fevereiro 12, 2008 12:34 AM  

Eu já optei por meter o dinheiro nas cuecas... fuck yeah!

fevereiro 12, 2008 6:16 AM  

pagamento de cartaozinho é o que vai ser! hihi

fevereiro 12, 2008 11:24 AM  

Espero sinceramente que essa taxa não se aplique! Devido a algumas situações menos felizes, costumo andar com pouco dinheiro, usando várias vezes o cartão, por isso, essa não será uma boa notícia para mim!

fevereiro 12, 2008 1:05 PM  

Pong :

Então espero que nunca me devas dinheiro ! :)

fevereiro 12, 2008 1:40 PM  

Mahira :

Mas eles já são pagos. E agora uma nova taxa para se usarem.

fevereiro 12, 2008 1:42 PM  

BlackStar :

Mas já ninguém usa dinheiro, tudo é pago com cartão ou o uso do dinheiro é feito aquando do levantamento no MB. Se as coisas são feitas para serem práticas, são para serem usadas e então aproveitam-se do facto de possivelmente toda a população tuga o fazer.

fevereiro 12, 2008 1:44 PM  

E sem ser para os amigos ou para um desgraçadinho, fazes alguma coisa de borla?

fevereiro 12, 2008 11:44 PM  

Sorrisos em Alta :

É a vantagem de não ter amigos, só conhecidos. Não se deve, nem pede!

fevereiro 13, 2008 12:32 AM  

Isso da taxa multibanco é apenas boato. Já houve anteriores ameacas que nunca surtiram efeito. Por exemplo como se cobraria se eu for a portugal e levante dinheiro da minha conta inglesa? como é que um banco portugues ía sacar pasta da minha conta em Inglaterra? Um bocado dificil nao achas?

fevereiro 14, 2008 6:59 AM  

Quer dizer, se vamos levantar ao balcão pedem 8 a 10€, independentemente da quantia, agora nem no multibanco vamos ter paz? É chular por todo o lado.

fevereiro 14, 2008 3:15 PM  

Schlumpy :

Não sei ate que ponto esta intenção será credível ou concretizável, a verdade é que parece haver de facto essa intenção, se irá em frente já não sei, mas não me parece que seja vista com bons olhos e iria trazer dissabores ao governo que por certo estes irão querer evitar. Quanto ao caso de levantares em Portugal de um banco na Inglaterra deveria de persistir a lei do país onde está sediado o banco. Mas no que mete a leis e projectos-lei no nosso país, isto ainda se vai arrastar por muito tempo.

fevereiro 14, 2008 3:26 PM  

Cinderela c/ bolha no pé :

Quando é para facturar é assim. Se dão de um lado tiram a dobrar de outro, a perder é que nunca ficam. Se a lei não passar arranjarão outra forma de ir buscar este dinheiro que aparentemente precisam para manter o serviço que prestam, se já não bastasse o que se paga por se ter cartão, conta e etc e tal.

fevereiro 14, 2008 3:30 PM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial