Violação de Sentimentos

É esta a premissa por detrás da acção no filme 'Equilibrium', onde numa sociedade só não é permitido sentir. Após uma 3ª Guerra Mundial as emoções tornaram-se ilegais, não é permitido a nenhum ser humano a simples e muitas vezes irracional forma do sentimento. O ódio, a vingança, a paixão, o amor... o que nos distingue dos demais, que é a nossa maior força mas também fraqueza, que por vezes nos cega ou nos faz perceber a verdadeira realidade das coisas.
Um regime que implementou o suprimento de emoções, não permitindo a expressão humana através das artes ou musica ou simples livros, a fim de evitar o corronpimento humano do sentir, onde quem é feliz é preso e quem chora perseguido. A recusa de tamanha imposição é a morte, onde a acusão é simplesmente de violadores de sentimentos. A inexistencia do sentir permite que uma sociedade viva em paz, sem assassiinios, roubos ou qualquer outro tipo de acções contra o ser humano em que a emoção esteja presente, só não podem sentir a fim de viverem numa dita sociedade perfeita. Mas claro que há quem resista, procure sentir, recusando-se a não permitir a si mesmos a negação de algo tão simples, mas ao mesmo tempo o que nos move como o sentimento. Poderia então de facto uma sociedade existir e coexistir sem compaixão, amor ou ódio. Muitas vezes o ódio move as pessoas a tomar partido de algo, encaminhado-as para a compaixão. Negar-nos isso, seria negar quem realmente somos. Sem sentimentos não seríamos mais do que simples marionetas nas mãos de um qualquer louco, que possivelmente por não ser feliz se recusa a sentir !?!

29 comentários:

Automato jamais....


beijos

fevereiro 14, 2008 11:22 PM  

Não vi o filme, mas a ideia parece-me decalcada do livro de George Orwell, "1984" (que, por sinal, foi escrito por volta de 1945, após a II Guerra Mundial).

Robotizar a sociedade seria perverso, até para os próprios governantes - ao mínimo erro, seriam desinstalados... :)

O ser humano é o que é, bom, mau, controverso, etc. devido ao seu próprio sentir! Até o Hitler, adorava os seus cães... (*_*)

fevereiro 15, 2008 12:01 AM  

Maria Manuela (M&M) :

Mas cada vez mais parece que estamos num mundo em que somos constantemente observados e instigados a fazermos e regular-nos por certas regras que nos são impostas.

fevereiro 15, 2008 2:01 AM  

Teté :

O ser humano precisa da sua liberdade e par isso precisa de sentir e de se sentir no seu espaço e não no que lhe querem impor. E quem seria a pessoa que poderia chegar ao ponto de exigir e mandar que as pessoas fossem como ele queria. O Hitler tinha um estereotipo de pessoa, mas a qual ele não era nem de perto nem de longe, por que os cães dele de certo que também não seriam altos, loiros e de olhos azuis.

fevereiro 15, 2008 2:03 AM  

Olá!
Hoje, acredito que ter sentimentos..por vezes é mau...e fazemos coisas que nos arrependemos...Há pessoas que merecem mesmo ter alguem...tipo "robot" a mandar nelas...

Eu que o diga, tive uma semana de "merda"( desculpa eu não costumo dizer asneiras)...

Beijos
Bom fim de semana

fevereiro 15, 2008 2:19 PM  

simplesmente impossível não ter qualquer sentimento!!

fevereiro 15, 2008 2:46 PM  

mjf :

Mas muitas vezes os sentimentos que temos como errados podem ser a forma de nos levar a ter atitude e acabar por termos os sentimentos correctos, que ainda não o sejam para outras pessoas sejam para nós, os maus sentimentos podem-nos tornar mais fortes.

ps: na tasca do psycho podes dizer o que quiseres fodasse. Sentimentos que ajudam a libertar :)

fevereiro 15, 2008 3:11 PM  

Vício :

Também me parece difícil de acontecer, mas há muito 'boa' gente que não transparece qualquer sentimento, pode sentir tudo só para si mas a quem tudo passa bem ao lado. E que como no filme, é o inicio de tudo.

fevereiro 15, 2008 3:14 PM  

Não acho que seja assim tão ficcionado. Conheço muitos que parece que não sentem.

E, como diz o provérbio: "quem não sente..." (vocês sabem o resto)

fevereiro 15, 2008 11:38 PM  

Sorrisos em Alta :

Também conheço muita gente assim, que pelo menos não demonstram sentir, mas nem que seja um sentimento de ódio. Mas seriam capazes de ser pessoas que incutiriam isso a uma sociedade que os serviria não podendo também eles sentirem!

fevereiro 16, 2008 2:25 AM  

Concordo, é um sentimento "normal" que aparece quando tem de aparecer!!
Hehe
Bom fim de semana!!
Abraços

fevereiro 16, 2008 6:42 AM  

Eu não vi o filme, mas parece-me assim uma coisa muito encaralhada!! Então e como é que eles controlam?? Como se proíbe isso??

Se até os bichinhos têm sentimentos...

Gajo, não vejas esse tipo de filmes que te fazem mal!!! lol

beijos cinematográficos

fevereiro 16, 2008 1:38 PM  

Rp :

E os sentimentos não são todos normais! Por isso não sei até que ponto será possível a alguém viver sem sentir.

fevereiro 16, 2008 1:46 PM  

Gaja Boa 1 :

Olha que até foi um filme muito bem conseguído, muita ficção cientifica, mas sendo o género estava muito bem e teve uma excelente critica. Mas eles tinham uma droga que ajudava a suprimir as emoções e uns gajos manhosos que zelavam para que ninguém sentisse, tinham um dom que os ajudava a desempenhar as funções :D

Mas para mim foi mesmo o tema em causa que me levou a ver o filme, até que ponto é possível alguém ou uma sociedade viver sem sentimentos a fim de se chegar a uma sociedade perfeita.

fevereiro 16, 2008 1:50 PM  

Negar o ódio seria como negar o amor! E isso é impossível, eles andam sempre de mão dada...

fevereiro 16, 2008 10:27 PM  

Tete, não é assim bem, bem. Na sociedade de 1984 não era permitido pensar por si mesmo. Podiam sentir, mas não podiam pensar. Acho eu, quer dizer, foi assim que vi o livro.

fevereiro 17, 2008 2:27 AM  

Mas parece-me um filme interessante! gracias pela sugestão.

fevereiro 17, 2008 2:28 AM  

um filme muito peludo!!!

fevereiro 17, 2008 3:43 PM  

Kikas :

Ódio, amor, como qualquer outro sentimento, precisamos de todos eles para que a vida possa ter sentido. Que sabor teria a vida se não a pudéssemos sentir!

fevereiro 17, 2008 5:56 PM  

Vanadis :

Não li o livro, mas quanto a liberdade de pensamento já muitas vezes aconteceu em 'sociedades' em que havia ditadura, mais uma forma de reprimir o livre pensamento para que apenas o que era instaurado fosse aceite como o correcto. Mas chegar ao ponto de proibir o sentimento...

fevereiro 17, 2008 6:05 PM  

sp :

Peludo ?!?

fevereiro 17, 2008 6:06 PM  

Ter uma vida apatica, controlada....sobreviver apenas?! Eu não era capaz...sou demasiadoo emotiva para isso, ams tenho a plena consciência de que hoje em dia (eu própria posso incluir-me)as pessoas tendem a conter-se, não que não sintam, mas escondem sentimentos para se protegerem.

Sim, o filme parece ser interessante do ponto de vista que focaste. Fica na lista :)

Bj

fevereiro 18, 2008 12:09 AM  

SílviA :

Já ninguém revela os sentimentos, cada vez se tem mais medo de sair magoado por o fazer. As pessoas acabam por se isolar, mas mais tarde ou mais cedo acabam por ter que soltar o que sentem, seja bom ou mau, não se consegue suprimir as emoções é algo que está em nós humanos como algo indispensável para se poder viver.

fevereiro 18, 2008 12:16 AM  

O que seria um acontecimento sem emoção?
O que seria o amor sem o ódio?
O que seria a alegria sem a tristeza?
O que seriamos nós sem os opostos?

fevereiro 18, 2008 9:16 PM  

Vivemos tempos em que os valores estão caiem a pique, e com eles a espontaneidade do sentir e do manifestar desse sentir. Muitas vezes, por questões tão básicas como manter o emprego ou não ser retaliado, as pessoas tendem a calar o seu sentimento, a engolir sapos, a recalcar a fúria, a ir contra os seus princípios básicos, criando para isso as mais diversas carapaças. Penso que estamos no caminho certo para esse 'equilibrium'. Marionetas, já nós somos, agarrados a normas e horários. Temos é de esperar que, como em qualquer guerra, haja uma célula de resistentes que zelará pela manutenção de uma sociedade imperfeita, mas genuína. Quem é que quer viver num mundo em que nada acontece??? QUal o interesse de sair da cama para um dia entediante, onde nem se pode ver um jogo de futebol e torcer pela nossa equipa e chamar nomes ao árbitro??? Cruzes, ca seca!!!!

fevereiro 19, 2008 12:20 AM  

Marta :

Não seria viver!

fevereiro 19, 2008 12:44 AM  

Safira :

A vida não teria o mesmo sentido, todos nós nos regemos por sentimentos, impulsos e emoções que nos fazem tomar as decisões do dia a dia.

fevereiro 19, 2008 12:48 AM  

Pois, psyco, mas o conceito do livro é mesmo repressão pura por um bigbrother sempre presente, até na casa de cada um. Nem em casa podias pensar.

fevereiro 19, 2008 2:37 AM  

Vanadis :

Mas assim como o sentimento, o pensar é algo do qual não nos podemos separar, faz parte de todos e cada um. É algo sem o qual a vida não faz sentido e é vital para o ser humano. Cada vez mais somos observados e de certa forma controlados, ainda que apenas com alguns certos limites, quem sabe se não é o inicio para algo mais num futuro talvez não muito distante!

fevereiro 19, 2008 3:02 AM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial