Futuro hoje


A nanotecnologia, como o próprio nome indica é uma ‘tecnologia’ desenvolvida a uma escala muito reduzida (escala atómica), estando associada a diversas áreas (medicina, electrónica, física, química, ciências da computação, etc.). Dentro destas áreas de investigação a nanotecnologia tem vindo a desenvolver-se rapidamente, onde a sua utilização foi primariamente introduzida e posteriormente comercializadas nos chips de computadores, tendo posteriormente visto a sua área de pesquisa alargada a testes clínicos, onde se poderiam proceder a análises bastante mais pormenorizadas, assim como possíveis futuros tratamentos menos evasivos. É a capacidade de criar objectos de qualidade superior aos existentes hoje, a partir da organização dos átomos da forma desejada. Assim através dessa provável manipulação da movimentação do átomo, seria possível construir super computadores que caibam no bolso, colocar micro sondas para fazer testes sanguíneos dentro do corpo humano, etc.
Tendo como comparação o que é a escala nano, podemos observar que uma pequena formiga tem cerca de um milímetro de tamanho, uma célula dela tem alguns milésimos de milímetro e uma molécula orgânica tem apenas alguns milionésimos de milímetro. O mícron é a escala celular ao passo que o nano é a escala molecular. Se o insecto se vê a olho nú, uma célula dela só pode ser observada com um microscópio óptico. A nanotecnologia é a construção, com precisão, de novas estruturas à escala molecular.


‘Podem servir para pura brincadeira – fazer os logótipos mais pequenos do mundo - mas também para aplicações mais sérias como o fabrico de moléculas com propriedades especiais - moléculas feitas “ao gosto do freguês”, nomeadamente com funções de sensores ou reparadores - ou materiais com propriedades únicas. Há quem imagine, por exemplo, a possibilidade de desobstrução de vasos sanguíneos por nanorobôs feitos à medida, evitando assim a morte por enfarte. E há também quem imagine telhas feitas de materiais com propriedades fotovoltaicas, que não só protegem da chuva como aproveitam o sol.’ in Conta Natura


Parece que a nanotecnologia será pois o futuro em variadas áreas e um dos muitos exemplos, ainda que neste caso para puro divertimento humano, é o exemplo do novo tipo de telemóvel que a Nokia está a desenvolver actualmente, mas pensemos nesta nova tecnologia principalmente como uso na cura de doenças, no avanço tecnológico na prevenção de tudo aquilo que sejam malefícios para o Homem. Ainda que se tenha falado pela primeira vez em nanotecnologia em 1954, parece que será este o novo rumo a seguir na actualidade, para quem sabe se poder ter um mundo um pouco melhor. E possivelmente de futuro poderem tratar o vírus da gripe de forma mais rápida :P



34 comentários:

tás melhorzinhoo????

março 06, 2008 5:56 PM  

Diz que aqui em Braga se investe na nanotecnologia :)

O miudo...tao...ainda doente?1 Eu ja te disse... vodka, absinto e uma mini a seguir...sem esquecer o limao com açucar.lol.

Bju

março 06, 2008 8:37 PM  

Mahira :

Já consigo respirar por uma das narinas e já só me assoo de 5 em 5 minutos e a cabeça parece estar num daqueles dias de gaja, o que já dá para ver melhor as novelas. Por isso já está a melhorar, mas parece que o fim de semana vai ser novamente passado a sopinhas.

março 06, 2008 10:17 PM  

SílviA :

Pois fazem muito bem ai por Braga, por aqui só se interessam mesmo sobre a fermentação da cerveja :P

Eu até que o fazia, mas continuo à espera da alma caridosa que traga o vodka e as minis. Já tentei subornar a minha sobrinha de 3 anos, mas ela diz que depois fico com os poucos bichos (neurónios)que tenho na cabeça queimados.

março 06, 2008 10:21 PM  

Porra...não consegues por a letra mais pequena???? dasse

março 06, 2008 10:32 PM  

Gaja Boa 2 :

Sendo o pedido feito por uma gaja boa, vou já tratar de meter a letra mais pequena :P

Já que falas no assunto vou então colocar este post com uma letra maior e aproveitar para saber se preferem a letra actual ou como estava nos posts anteriores. Bjs

março 06, 2008 10:41 PM  

O nano está na moda.

O meu escritório está cheio de nanointeligência. O que quase me dá vontade de tere inveja de ti e estar em casa!
LOl

PS - as melhoras

Abraço

março 06, 2008 11:26 PM  

Sorrisos em Alta :

Parece haver muito disso por ai, faltava era ter um nome, parece que a nano veio para ficar :)

PS: Não queiras ficar em casa sem minis e vodka.

março 07, 2008 12:38 PM  

e há quem perca tempo a criar biblias através da nanotecnologia!

(o video tem de ficar para mais logo!)

lamento informar-te mas as miudas vão estar ocupadas neste fim de semana!

março 07, 2008 1:45 PM  

acho que fiquei na mesma que confusão lol

beijinhos

Bom fim de semana

março 07, 2008 2:49 PM  

gostei deste teu post, mesmo com sabor a gripe...
as melhoras e bom fim de semana

março 07, 2008 3:20 PM  

Vício :

Mas a parte de interesse era mesmo o vídeo. Não queiras é o gajedo todo só para ti!

março 07, 2008 3:44 PM  

Enfim... :

Deixa estar que posso dar explicações, aproveitas para vir fazer-me uma visita e trazer o vodka.

março 07, 2008 3:46 PM  

Carla :

Olha que com a gripe sabor é que não tenho nenhum! Bom fim de semana.

março 07, 2008 3:47 PM  

bebe minis pahhh !

não penses em medicamentos que não aparecem !

março 07, 2008 7:24 PM  

Olá!

Mas a tua imunidade anda muito em baixo...

Desejo-te um bom fim de semana e as tuas melhoras rápidas...

beijocas

março 07, 2008 7:50 PM  

tavguinu :

Eu bem que queria... Mas alguém que me as traga é que não há. Vê lá se arranjas umas garrafinhas de vodka.

março 07, 2008 8:07 PM  

mjf :

Não é só a imunidade que anda em baixo :P

Bom fim de semana.

PS: Estava a falar do stock de minis claro está, que também anda em baixo. bjs

março 07, 2008 8:10 PM  

Acho que percebi a ideia ... acho!!!
beijinho

março 07, 2008 9:41 PM  

lalisca.cs-life :

Deixa lá que eu também não percebi nada.

março 07, 2008 11:21 PM  

vodka só aqui em lx ... temos pena !

março 08, 2008 11:36 AM  

tavguinu :

É que a Russa, a Moldava e a Romena que estão a tratar do meu corpinho estavam desejosas por uma boa vodka !

março 08, 2008 1:11 PM  

Parabéns pelo blog.
um abraço

março 08, 2008 4:43 PM  

Um texto para ler e reler. Um bom fim de semana.

março 08, 2008 4:54 PM  

Manuel Damas :

Gracias. Abraço

março 08, 2008 7:04 PM  

Rui Caetano :

Não me digas que vais perder tempo a fazer isso!

Bom fim de semana.

março 08, 2008 7:05 PM  

Pois é, daqui a uns anos vamos estar muito ultrapassados(risos)

Obrigado pela visita.

Um fim de semana longe de frio ;)))))

março 08, 2008 8:25 PM  

Parvinha :

O futuro foi ontem !

março 09, 2008 12:00 AM  

A gripe atacou-te forte...e a mim também...Há 4 dias sem sair de casa e já me estou a passar...pelo menos já não choro tanto (fico sempre com a vista afectada) e já consigo respirar pela boca sem me engasgar....

Olha lá, já agora...como é que dentro de um post se põe letra mais pequena e de outras cores ??? Estou farta de procurar e não consigo dar com isso...
As melhoras e beijitos

março 09, 2008 1:13 AM  

Aguento-me bem sem isso.

Desde que haja tinto e whisky!
;o)

março 09, 2008 10:17 AM  

Maria Manuela (M&M):

Eu estou há uma semana, mas amanhã já é hora de voltar ao activo, acho que nunca quis tanto voltar para as aulas.

Quando estás a fazer o post, na área de edição do texto, tens lá por cima uma barra com essas opções.

As melhoras. Bjs

março 09, 2008 1:23 PM  

Sorrisos em Alta :

Vinho nem cheirar que já sei que dá dia seguinte sem me lembrar de muito do que fiz na noite anterior. Já o whisky tem que ser uma boa pinga para me ir a ele. Nada como a mini sagres!

março 09, 2008 1:25 PM  

finalmente vi o vídeo! se não vivêssemos numa era em que se assistem a constantes evoluções na ciência e na tecnologia podia-se dizer que tudo não passava de ficção!
é mesmo impressionante!

março 10, 2008 12:56 PM  

[[cleo]] :

Mas quanto mais evoluem as 'vacinas' também pior se tornam as 'doenças'. A bem da sociedade também é preciso que se use a tecnologia como algo benéfico para todos.

março 10, 2008 8:07 PM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial