Inveja


Essa coisa feia! Mas será mesmo algo assim de tão errado, cobiçarmos a mota do amigo, o carro do patrão ou a mulher do vizinho (e o que eu gosto de mandar o meu olho gordo à mulher do meu). Sempre nos tentaram ensinar desde tenra idade que é errado invejar as coisas alheias e a termos que as olhar à distancia.

No mundo em que vivemos, em que são cada vez mais as diferenças sociais quantas não são as pessoas a invejar o que os outros têm, a quererem ter como eles uma vida desafogada e privilegiada sem ter que pensar duas vezes no que gastar o dinheiro. Não será pois então estará proibir o direito de se sonhar, de se querer ser ambicioso ainda que quanto baste. Será que uma pessoa estará a errar por pensar em atingir e querer alcançar mais do que tem olhando à sua volta e vendo o que pode ter se agarrar as suas oportunidades! O sentimento da inveja é definido nos dicionários como: “desgosto, mortificação, pesar causado pela propriedade ou êxito de outrem, acompanhado do desejo violento de possuir os mesmos bens”, assim será o sentimento da inveja algo difícil de aceitar e sendo como um sentimento tão pequeno e mesquinho, mas com o qual temos que conviver e fazer um esforço para nos distanciarmos de tal estando mesmo a afastar-nos de nossos semelhantes.


Muitos são os que amaldiçoam os que tem aquilo que eles gostariam de também ter, mas isso não é inveja, é não saber ter ambição em querer mais e melhor para si, não saber avançar quando devia ou por que tem medo de o fazer, se os outros tem o que tem é por que fizeram para o alcançar, há aqueles que já nasceram com o cu virado para a lua e já nasceram abastados, mas tem que fazer para continuar a prosperar, as coisas não aparecem por si mesmas, estas mesmas pessoas que certamente antes já cobiçaram a outras pessoas. Não interessará mais progredir e alcançar os bens que se entende merecer, ainda que com cobiça e inveja, mas com a consciência tranquila!? Pode-se achar o culpado do fracasso sempre como sendo o sucesso de outro e nunca ele mesmo.

46 comentários:

Invejar é mesmo coisa feia.

Agora, pensar em ter ou sonhar em ter algo que não se tem é legitimo. Assim como, uma ambição saudavel acompanhada de trabalho. E sempre de consciência traquila...o pior de tudo é que isso é cada vez mais raro. Reina a inveja acompanhada da ambição desmedida.

Bj

março 10, 2008 12:47 AM  

Este comentário foi removido pelo autor.

março 10, 2008 12:57 AM  

Eu não sou invejosa...

Mas se puder comer a minha galinha e trincar a da vizinha.....


LOL

beijos

março 10, 2008 12:58 AM  

diria que por vezes desejar o que não temos, mesmo que seja de outros, pode ser benéfico. No entanto querer o não é nosso nem deveria ser já é outra história!

março 10, 2008 1:16 AM  

Subscrevo o que diz o noivo aqui por cima.

A inveja é feia. Já o desejo, se servir para a pessoa trabalhar para ter igual, não vejo mal nisso

março 10, 2008 9:58 AM  

há um mandamento que diz que não se deve cobiçar a mulher do próximo!
houve que concluísse que se deve passar logo à acção!
desta forma a inveja tem uma duração mais curta!

março 10, 2008 12:08 PM  

Concordo que olhar para o lado, ver o que os outros têm, querer para nós e trabalhar por isso, sim.

Invejar e destruir o que os outros têm só porque tu não tens igual nem te esforças para ter, não.

março 10, 2008 1:34 PM  

Eu acho que o que é feio na inveja é desejar o mal a outra pessoa, que tem mais do que nós. Agora, olhar para a relva do vizinho e desejar que a nossa fosse assim tão verde, venha quem nunca teve estes pensamentos e atire a primeira pedra!
Eu acho que uma inveja saudável, daquela que a malta tem da mulher do Jon Bongiovi, por exemplo, é salutar. Mantém-nos alerta para, como dizes, ir fazendo pela vida e não nos desleixarmos, ou ficar à espera que nos caia tudo do céu.
Mas também concordo que há quem tenha tudo, sem grande esforço, e sem se perceber muito bem como. Curiosamente, as pessoas que conheço nestas circunstâncias, raramente me parecem mais felizes...parece que afinal n se pode ter tudo! :)

março 10, 2008 6:07 PM  

Eu não sou invejoso e retive o facto de tu olhares para a mulher do vizinho.
Ora aqui está uma coisa que me despertou um sentimento que por não saber identificar acho que é inveja. Talvez esteja a sentir inveja de ti por não ter uma vizinha boa para que possa deitar o meu olho, também gordo.
Das minhas vizinhas a mais nova tem 72 anos e a que é mais prá frentex tem 84.
Não...não moro na Casa do Artista, nem no Lar da Nossa Senhora dos Amargurados, mas a minha rua é assim, tipo Museu do Traje mas com manequins vivos.
Abraço e uma mini.

março 10, 2008 7:49 PM  

Já agora...
Gostei da fotografia, apesar de ficar sem saber qual das duas é afinal casada com a mulher do próximo.
Tanto uma como a outra parecem ter bom aspecto apesar de ver bem a que está fazer de crucifixo.

março 10, 2008 7:54 PM  

Apesar de não ver bem...
Um tipo quer fazer uma piada boa e fode tudo.

março 10, 2008 7:56 PM  

SílviA :

Mas será legitimo ter que associar a inveja a algo como uma ambição desmedida!? Talvez tudo depende da forma como se faz!

março 10, 2008 8:27 PM  

Eh Pah ... mas a inveja já faz parte da lista de pecados do vaticano há muito tempo... agora poluir ou passar muito tempo a navegar na internet.. isso é bem mais recente :)))

março 10, 2008 8:28 PM  

Maria Manuela (M&M) :

Eu também não me importava de trincar a minha vizinha. Ela não tem galinhas.

março 10, 2008 8:28 PM  

Noivo, Sorrisos em Alta :

Talvez dependa do que se cobiça. Mas querer sempre mais do que se tem é sempre querer ser melhor.

março 10, 2008 8:29 PM  

Vício :

Depende do tempo que uma pessoa se aguentar!

março 10, 2008 8:30 PM  

Kikas :

Desejar o que os outros tem como forma de ambicionar a ser mais e melhor é querer evoluir, sentir-se melhor consigo e proporcionar também mais a outros.

março 10, 2008 8:31 PM  

Safira :

Mesmo por nunca se ter tudo o que se quer se inveja o que os outros tem e nós não, principalmente a felicidade. Como tudo na vida achamos sempre que os outros tem algo que nós não temos e que nos poderia fazer mais felizes, ainda que por vezes nem saibamos o quê!

março 10, 2008 8:33 PM  

PDuarte :

E sabes lá tu o que elas ainda tem para ensinar. Mas talvez também ajude na cobiça à minha vizinha o facto de muitas vezes a ouvir chamar por mim (ou talvez seja o facto de ter o mesmo nome do marido), mas talvez ela um dia se engane.

março 10, 2008 8:34 PM  

Schlumpy :

Parece que esses agora se lembraram de inventar mais dois pecados ou coisa que o valha. Parecem daqueles que precisam que se falem deles e inventam umas merdas qual queres para isso. Estou a ver que tenho que continuar a falar nos pecados, mas nos (pecados) originais.

março 10, 2008 8:37 PM  

Concordo totalmente contigo... E expressas.te te tão bem..

UM BJNHO.

março 10, 2008 8:41 PM  

Ai que eu sou uma pessoa tão tão tão invejosa =P

março 10, 2008 8:55 PM  

Nostálgica :

Será isso inveja :P

Bjs

março 10, 2008 9:25 PM  

Ana :

O que eu invejo essa tua inveja :)

março 10, 2008 9:25 PM  

Boa escolha de foto(risos)

Inveja é horrível, penso que todos já sentiram. É feio dizer que sim!

Não sou muito materialista, mas vejo algumas pessoas como um exemplo a seguir...

Penso que fui clara ;)))))))

março 10, 2008 9:41 PM  

Parvinha :

Se temos alguém a quem pretendemos seguir como exemplo temos que invejar algo que tem para acharmos que é um modelo a seguir. Terá algo que outros não tem e que também nós queremos alcançar.

março 10, 2008 11:49 PM  

bem se estás assim...

bebe uma grade e sai desse clima :-)

março 11, 2008 7:52 PM  

tavguinu :

Olha que a inveja é uma coisa feia! Mas a grade é sempre bem vinda.

março 11, 2008 8:08 PM  

Olá!
A inveja é coisa feia...dizemos nós aos mais miudos...
Mas se olhar para o lado e gostarmos do que vemos...sem com isso fazermos mal a alguém ...pode ser um motor para lutarmos e conseguirmos aquilo que vimos...
È uma tomada de atitude

Beijocas


Beijos

março 11, 2008 11:20 PM  

Inveja, ora aí está uma característica bem lusitana. A chatice é que este povo tem mais olhos para a casa do vizinho do que para a sua. Em vez de se aplicar em melhorar o que é seu prefere perder o tempo disponível a dizer mal do sucesso alheio.

Nesta matéria, que nos define muito enquanto povo, fez-nos muito falta o empreendedorismo protestante e não nos fez falta nenhuma a delação mesquinha da inquisição.

março 12, 2008 12:40 AM  

Ó tu! Está aí alguém? Heeeellllloooooo!!! Fiiiuuuu iiiu!!! Passa lá por minha casa que tens um desafio pra esta semana! Coisa simples, nao te preocupes.

Se vieres com tempo avisa que eu faço um lanche, ok?

março 12, 2008 11:02 AM  

Altamente filosófico!

Suponho que nunca tive inveja de ninguém, nem pelo que têm, nem por estatuto social, nada!

Já ambições (ou objectivos), é farinha de outro saco: quem as não tem? Não precisa de ser só à volta de dinheiro e propriedades...

Umas cumprem-se, outras não, importante é ficarmos bem, sem andarmos a chatear ninguém, por aquilo que não chegámos a alcançar! Muito menos a culpar "os outros"...

Há que lutar, para atingir os nossos sonhos! :)))

março 12, 2008 11:33 AM  

Mjf :

Pode até ser um incentivo para que se queira mais de si mesmo, corre atrás de um objectivo e alcançá-lo.

março 12, 2008 2:48 PM  

Viajante:

O insucesso pessoal é sempre por culpa de alguém que por ele terá sucesso e o que os outros alcançam é olhado com inveja (desdém) por não ser algo seu, ai ou se vai atrás ou ficasse sempre a pensar no que ele tem e que eu queria ter.

março 12, 2008 2:50 PM  

caditonuno :

Venha de lá então o lanche!

março 12, 2008 2:50 PM  

Teté :

Mas quantos não são aqueles que cobiçam o que os outros tem e depois não param de se lamentar sobre isso, ao invés de procurarem também eles alcançar essas coisas com o seu próprio esforço.

março 12, 2008 2:51 PM  

Eu considero que existem 2 tipos de invejas: a boa e a má. Simples. Na boa, tu fics contente pelos outros, ainda que desejes o mesmo para ti e te sintas talvez um pouco triste por ainda não teres alcançado o mesmo; na má, és incapaz de ficar contente com a sorte dos outros e em vez de tentares lutar para ter o mesmo, limitas-te a desvalorizar o que invejas!

março 12, 2008 10:26 PM  

Eu que te volte a olhar para a minha gaija que eu digo-te... ;)

março 12, 2008 11:25 PM  

ainda estás com a mesma?

março 13, 2008 5:28 PM  

Allie :

Mas então porquê considerar sempre a inveja como uma coisa má! Concordo com o que dizes, mas faz-se sempre regra geral como algo de errado, quando na verdade até pode ser mais um incentivo benéfico que outra coisa.

março 13, 2008 6:32 PM  

Rafeiro Perfumado :

Se é boa e não pinta a raiz do cabelo de preto não prometo nada!

março 13, 2008 6:34 PM  

Vício :

Olha a inveja!

março 13, 2008 6:34 PM  

Se a inveja for um impulsionador para alcançar a perfeição,não vejo razão para a condenar.

Bjs

março 15, 2008 12:17 PM  

Beticris :

Desde que não se confunda com a ambição desmedida. É muito ténue a linha que as separa.

março 16, 2008 1:10 PM  

inveja como cobiça por sisó é muito mau ... e doentio ... Agora olhar ... gostar e querer ter ... e fazer para ter é diferente ... isso é de certa forma saudável ... Pontualmente...

março 17, 2008 12:43 AM  

Ana Si :

Mas olhar e querer ter é invejar. As pessoas é que associam sempre a inveja a algo de negativo, quando não passa de algo presente em todos. Há é que saber usar essa inveja positivamente.

março 17, 2008 11:10 AM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial