Casamento é felicidade ?!

O ser humano como criatura sociável que é necessita do convívio com outros seres para desenvolver-se e por em prática os ensinamentos adquiridos. A sociedade como a conhecemos é composta de várias outras sociedades menores que são as famílias e para isso acontecer é preciso que haja casamento (também há quem tenha o bom senso de poupar dinheiro com isso e só faça o famoso ‘juntar’).
Mas a principal esperança do Homem é ser feliz, acima de muitas outras coisas que são dadas como bens necessários o que mais se quer é ser feliz, por isso se procura incansavelmente a felicidade, mas para isso será preciso casar…! Será o casamento a melhor forma para atingir e que promete mais felicidade! Parece-me que meter uma corda ao pescoço não será muito boa ideia, pelo contrário. Se alguém perguntar a uma pessoa porque se vai casar a resposta nem sempre será porque se amam. Na maioria das vezes os motivos são outros: para não ficar sozinhos, porque vê os anos passarem e toda a gente a casar, porque já se andam a comer faz anos e agora é complicado não casar... e muitas outras razões da treta para que se vá juntar os trapinhos. Então se não é pelo amor, como se irá ser feliz ou para se ser feliz não é preciso sentir o amor de outra pessoa, assim por que é que uma pessoa se há-de casar. Foda-se vamos ter que aturar essa pessoa até ao resto das nossas vidas (e cada vez ficamos por cá mais tempo) é preciso algo mais do que desejo, amor, paixão… é preciso de tudo o que exista para se manter uma relação com outra pessoa por tanto tempo (supostamente). O amor no casamento não está destinado a permanecer apenas como amor entre duas pessoas. O natural depois do dito enforcar é expandir-se, incluir cada vez mais elementos, que não passam pela menina do café da frente ou pelo padeiro ali da esquina, mas sim para se tornar amor familiar. Segundo os casais quando tem filhos o nascimento de um filho é o dia mais feliz das suas vidas, por aqui o casamento traga alguma felicidade, ainda que para se ter filhos não é preciso de casar, e até por que era preciso fazer um por ano para que uma pessoa se continue a sentir feliz no casamento. Não sei se será então o casamento a melhor forma para atingir a felicidade, como tudo certamente que terá os seus bons e maus momentos, mas deverá formas mais fáceis e menos trabalhosas (penosas mesmo) para se ser feliz.

33 comentários:

Acho que o casamento é uma etapa na vida, como tantas outras! É normal conhecer uma pessoa e querer estar ao lado dela, ter uma vida em comum! Os hábitos e costumes da sociedade fazem o resto.

novembro 26, 2007 12:42 PM  

marta :

Mas será correcto guiarmos-nos por esses hábitos... Será que só seremos felizes pelo que a sociedade dita ou somos nós quem fazemos a nossa felicidade. Acho que só depende de escolhas e actos do que terceiros.

novembro 26, 2007 1:01 PM  

O casamento não é nada mais do que uma antiga, inútil e ultrapassada convensão social que consiste numa serimónia presidida por uma entidade sem poder sobre o futuro dessa união. Se é uma união abençoada... de onde vêm os divórcios?

novembro 26, 2007 1:45 PM  

Crestfallen :

A igreja condena os divórcios, mas permite que se façam. E para que é necessário ter testemunhas no casamento... !!!

novembro 26, 2007 1:52 PM  

Olá!
O casamento é um costume da sociedade...em que quem está dentro quer sair...e quem esta fora quer entrar...
hohohoho
Beijos
Hoje não me apetece falar nada sério...desculpem.

novembro 26, 2007 2:37 PM  

mjf :

Mas a tradição já não é o que era.

"O casamento transforma muitas loucuras curtas em uma longa estupidez." Nietzsche

novembro 26, 2007 2:41 PM  

olha é uma etapa na vida, assim como atravessar uma rua numa passadeira, podes não o fazer, depende do que tu decidires, simples !

novembro 26, 2007 5:06 PM  

crest,

os casamentos vêm do inferno ! :-)

novembro 26, 2007 5:06 PM  

psyco,

um casamento religioso não tem testemunhas, tem padrinhos !

um casamento civil tem testemunhas porque é um contrato !

simples !

novembro 26, 2007 5:07 PM  

psico,

não leias mais Nietzsche ou ainda ficas frito da tola !

lê a ultima encíclica...loooooool

novembro 26, 2007 5:08 PM  

tavguinu :

Mas um casamento religioso é feito junto com o casamento civil, mas normalmente quando se casa na igreja, já estão casados no civil. Mas sendo também o casamento religioso um contrato... apenas gastas mais dinheiro para o consumares. No fim o divórcio custa igual em ambos. Ao atravessares a rua pode ser que não sejas atropelado, quando te casas já tens a corda no pescoço :)

novembro 26, 2007 5:14 PM  

man,

isso tem a ver com a lei, pega aí no código civil e já vais perceber !

bem isso do divorcio custar o mesmo não é bem assim, só se te estiveres a referir aos emulementos ou lá como aquilo se chama !

não percebo pq quando nos casamos temos a corda ao pescoço ! eu gostei de estra casado e nunca me senti com a corda ao pescoço !

novembro 26, 2007 5:30 PM  

tavguinu :

Simplesmente deixas de estar solteiro e és casado, só te muda o estado civil, pouco mais é que isso. Mas de qualquer forma tens que te casar pelo civil. Eu não sei por que nunca fui casado, mas pelo feedback que se tem de quem é, é que é tudo muito bonito no inicio e depois... Por alguma razão os divórcios são cada vez mais. Por alguma razão resolves-te divorciar-te.

novembro 26, 2007 5:51 PM  

Tenho para mim que há pessoas que nunca deviam casar - porque são demasiado egocêntricas, gostam de uma liberdade plena, são conflituosas e/ou pouco adaptáveis - e outras para as quais o casamento faz todo o sentido...

De permeio existem ainda alguns/algumas que por razões várias nunca encontra(ra)m alguém com quem quisessem realmente casar. Casamento (em sentido lato, que inclui viver junto) sem amor, nunca dá resultado. Mesmo com amor, às vezes as pessoas aborrecem-se e separam-se, sem, é quase tipo atar e pôr ao fumeiro...

Estou convencida que todos acabam por perceber, se vale a pena tentar ou não! Sem ser por convenções sociais, mas sim pela forma mais livre de expressar a própria vontade. Dizendo o simbólico Sim...

novembro 26, 2007 11:05 PM  

Eu não acho que seja preciso casar para se amar e estar junto de alguem. Muitos fazem-no ainda por pressão social, pra ficarem bem vistos. Outros só pela festa e pelo vestido....Juntar parece-me uma boa politica.
bj

novembro 26, 2007 11:09 PM  

por vezes um casamento é a felicidade de alguém que fica solteiro!

novembro 27, 2007 9:32 AM  

Não nos devemos guiar pela sociedade, claro, o queestou a dizer é que mesmo não guiando vamos lá parar porque o ser humano foi feito para aprender a relacionar-se e não a viver sozinho!

novembro 27, 2007 1:29 PM  

Psycho, se casas a pensar que estás a condenar-te à morte, parece-me evidente que não vais ser feliz! Qualquer decisão que tomes na tua vida, se vier antecedida de ideias pré-concebidas pode acabar por se tornar errada!

Eu já fui casada e não me arrependo de nada do que fiz! Na altura, pareceu-me a melhor decisão a tomar! Claro que podia ter-me juntado e não casado, porque tal como dizes poupava dinheiro! Mas não me arrependo de nenhum do dinheiro que gastei com o casamento (e acredita que é emsmo muito) assim como não me arrependo do dinheiro do divórcio!

Foi um erro casar? Foi! Porque pensava que seria for ever and ever e durou apenas 3 anos!

Se o faria outra vez? Claro que sim!

Todas as decisões que tomamos com o coração não devem ser alvo de arrependimento! digo sempre que só me arrependo do que não faço!

novembro 27, 2007 4:37 PM  

teté :

Ainda há quem case por amor e mesmo
esses claro que também tem os seus conflitos, mas também há quem case sem amor e acabe por não ter os mesmos conflitos e simplesmente
tenha 'aprendido a amar' ou simplesmente se tenha acostumado a tal facto. E claro que só sabe quem lá está, é impossível prever se um casamento será ou não duradoiro mesmo havendo muito amor.


Gaja Boa 2 :

Acredito que ainda haja muita gaja que sonha com o seu dia perfeito, o dia em que se casa e vai entrar pela igreja com um lindo vestido branco, assim como há gajos,
é um dia único na vida de uma pessoa, mas a tradição já não é mesmo o que era e prefere-se
apenas juntar, o que conta mesmo é o sentimento(ou não) e não uma simples festa ou assinar de uns papéis.


Vício :

E normalmente só se estraga uma casa.


marta :

Por isso procura a felicidade junto de outra pessoa, mas também que está sozinho não quer dizer que não seja feliz, mas de facto o ser humano procura companheirismo, não quer sentir o vazio que é estar sozinho e mais cedo ou mais tarde sente a necessidade de partilhar a sua vida com alguém e lá está,
muitas vezes apenas por não querer estar sozinho e não procurando na outra pessoa um verdadeiro amor.


blackstar :

Apenas é o sentimento que se diz ter quando se está prestes a casar, eu próprio não posso dizê-lo visto que nunca fui casado, mas acredito que passado algum tempo se sinta assim mesmo, com a corda no pescoço, é normal as pessoas
se cansarem umas das outras, mas sem se 'arriscar' nunca saberiamos se seria aquela a pessoa que nos faria realmente felizes para o resto da vida. Como em tudo na vida tem se que se arriscar para se chegar a algum lado, nem que seja no que toca ao amor.

novembro 27, 2007 5:05 PM  

Já diz uma amiga minha que o casamento só faz sentido quandeo ambos o desejam. Fazer a vontade à namorada (popr norma são elas que querem casar) leva a que no futuro possa existir alguma acomodação de ambas as partes, ela porque conseguiu casar, ele porque lhe fez a vontade.

Acho que hoje em dia o casamento é para os mais românticos e encarado como uma verdadeira prova de amor, o sinal de que se gosta ao ponto de querer passar toda a vida com aquela pessoa.

Claro que os motivos que aposntaste também existem, mas hopje em dia já só casa quem quer e não há filhos sequer que obriguem a um compromisso.

novembro 27, 2007 6:15 PM  

Allie :

É uma grande responsabilidade o casamento, mas por isso actualmente muitas pessoas preferem passar uns anos juntos e perceber se é o que querem antes de dar o grande passo, e acho que deverá ser por ai que se poderá evitar muitos divórcios. Por muito que se goste o facto de estarmos sempre com uma pessoa e como disseste se acabar por acomodar, deixa de existir a descoberta e vem a monotonia e as pessoas fartam-se. Mas ainda continua a haver quem apenas case por que ela engravidou, se bem que só engravida quem quer, mas isso é outra história.

novembro 27, 2007 7:41 PM  

Eu adoro os casamentos dos outros...Adoroooooooo...Se por acaso casa-se seria por causa do dia em sim, do vestido de noiva (adoro vestidos de noivas) e pela festarola...mas como o futuro de um casal nao depende so disso, jamais me casarei por causa de um dia bom! Salto essa parte e vou directa aos filhos, isso sim, vale a pena!

novembro 27, 2007 8:43 PM  

Foi Bom :

Toda a mulher sonha com o dia do seu casamento. Mas antes uma vida feliz do que um dia de sonho. E acredito que um filho possa mesmo ser o melhor que uma pessoa pode ter e que passa assim pela construção de uma família.

novembro 27, 2007 8:50 PM  

Lol, mas eu nao sonho com o dia do meu casamento...so acho muito giros os vestidos de noiva e a festa...:D Isso e' que nao e' razao suficiente para casar, ate porque nao acredito no casamento, nao me vejo ao lado da mesma pessoa uma vida inteira...Ja com um filho...

novembro 27, 2007 11:44 PM  

Foi Bom :

Lol... Gostas é da festa em si. Cada vez mais as pessoas gostam da sua independência e o casamento reduz isso e muito, mas todos sentimos a necessidade de companhia, ainda que nunca pensemos nisso como uma vida futura, mas sim o querer aproveitar o presente. E não tem nada haver o facto de já se ter filhos, por vezes até implica o contrário.

novembro 27, 2007 11:51 PM  

Óbvio que só engravida quem quer, porque se facilita. Mas não quer dizer que é intencional. Tu sabes que numa relação se facilita muitas coisas! Ela toma a pílula, mas há medicação (tipo anti-gripes) que pode anular o efeito.

Mas, com intenção ou sem ela, só casa por esse motivo quem quer ou quem é muito fraco!

novembro 28, 2007 9:43 AM  

Allie :

Há muitos medicamentos que cortam o efeito da pílula, principalmente antibióticos, mas para isso existe o preservativo ou simplesmente não há sexo vaginal para ninguém.
Continua a haver quem case por se engravidar por simplesmente presar o valor da família, por que se há quem não tem a culpa do 'erro' é a criança , mas claro que não é motivo para haver casamento, mas por vezes avaliam-se outras coisas.

novembro 28, 2007 12:57 PM  

O casamento não implica felicidade, pelo menos para quem o considerar como mais um passo na sua caminhada social. Agora para quem considerar que encontrou a pessoas certa, com quem quer envelhecer, aí sim, é um dos passos possíveis para se ser feliz.

novembro 28, 2007 1:13 PM  

Rafeiro Perfumado :

Muitas vezes é só para as 'aparências', por que é o que a sociedade dita, ainda que haja amor existe também outros factores de pressão para que se consumem muitos casamentos. Mas quando se tem a certeza que é o que se quer e que é amor o que se sente é certamente o passo a dar em direcção à felicidade, ainda que nunca se saiba o dia de amanhã e tudo possa mudar.

novembro 28, 2007 1:50 PM  

O casamento tem origem religiosa. Ou seja é um mito baseado noutro mito.

novembro 28, 2007 8:54 PM  

Schlumpy :

O mito está associado ao rito, e o casamento não é mais que isso mesmo, um ritual, uma cerimónia onde só se gasta dinheiro e se vê muitos dos familiares fazerem figuras devido aos copos a mais. Mas há que preservar a tradição, seja ela qual for, concorde-se ou nem por isso. Faz parte de quem somos.

novembro 28, 2007 9:39 PM  

o casamento é nos dias de hje descabido ,já poucas pessoas kerem casar :)
+______088880____0____0____088880
+____088888880___00__00___088888880
+___088888888880__0__0__088888888880
+___088888888880___00___088888888880
+____088888888880______088888888880
+____0888888888880_00_0888888888880
+_______0888888880_00_0888888880
+______08888888880_00_08888888880
+____0888888888880_00_0888888888880
+___08888888888880_00_08888888888880
+____0888888888880_00_0888888888880
+______08888888880____08888888880
+________08888880______08888880
+__________0880__________0880
+___________00____________00

*´¨)
¸.*´¸.*´¨)¸.*¨)
(¸.*´ (¸.*` * Beijos...
carla granja

novembro 29, 2007 12:56 PM  

carla granja :

Descabido não me parece... São simplesmente opções. Muitos tem razões para se querer casar e outros pelo contrário.

novembro 29, 2007 5:20 PM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial