Álcool


Assim como o tabaco o álcool é das drogas consideradas legais a que mais amantes por este mundo fora têm. O álcool, que deve ser tão antigo quanto a própria humanidade, é consumido pelo homem desde sempre, e por isso muito é o consumo por todo o lado e cada vez mais cedo se começa a apreciar este néctar dos deuses. O seu consumo é uma preocupação dominante em toda a comunidade, tanto a nível social como a nível da saúde pública. A Europa possui a maior percentagem de consumidores de bebidas alcoólicas do mundo, uma população com os níveis mais elevados de consumo de bebidas alcoólicas e um nível elevado de danos relacionados com o consumo de álcool. Apesar do desconhecimento por parte da maioria das pessoas, o álcool também é considerado uma droga psicotrópica, pois actua no sistema nervoso central, provocando uma mudança no comportamento de quem o consome, além de se poder tornar numa dependência. O álcool é uma das poucas drogas psicotrópicas que tem seu consumo admitido e até incentivado pela sociedade. Esse é um dos motivos pelo qual ele é encarado de forma diferenciada, quando comparado com outras drogas. Constantemente somos bombardeados com publicidade anti consumo de álcool, e de prevenção rodoviária, mas maior é a publicidade a bebidas alcoólicas e que ainda dispõe de privilégios para exibições e não me venham com merdas por que aquela frase da treta a dizer para sermos responsáveis e bebermos com moderação não faz qualquer efeito, uma forma estúpida de se poder continuar a exibir todo o tipo de publicidade sem que haja qualquer tipo de infracção.



O álcool é um factor de reunião na sociedade, e que bonito que é estar reunido com o pessoal a beber a bela da mini, mas depois há aqueles que não sabem beber para se divertir, e se sentem muito seguros de si por beberem até caírem para o lado e que depois potenciam comportamentos perigosos, não só para eles mas para os outros como são os acidentes rodoviários, a primeira causa de morte entre os jovens. Será sempre preciso beber-se muito para se afirmar alguma coisa, não se podendo apenas beber o suficiente para que nos sintamos bem se for o caso ou apenas por diversão e companheirismo. Como todo o bom português é sempre preciso beber mais uma que há sempre espaço e depois a espuma da última é que está estragada.

Não estou claro com isto a condenar quem gosta de beber, também eu gosto, mas todos temos que saber os nossos limites, assim como gosto de apreciar a vida também aprecio uma boa pinga e sei até onde posso ou não ir. Não é fazer do álcool um antídoto para um qualquer caramelo que se quer armar aos cucos e que gosta do perigo, para isso fica em casa a embebedar-se e a dar cabeçadas na parede que para ele naquela altura não deve de haver maior adrenalina.



26 comentários:

Estava a ler isto e a pensar: ora que bela ideia, vou já ali à casa de banho agarrar o frasco do álcool e dar uns valentes tragos...

Ná, uma bjeca é capaz de ser melhor! - reconsiderei...

Bem isto agora é moralismos todos os dias, ahn? Ontem era o tabaco, hoje é o álcool... E de ganzas, ainda não falaste? Dizem que também faz muito mal à saúde... E alimentação saudável, o bem que faz? E sexo a mais que provoca o cancro, diz o senhor prior? O melhor mesmo é fazer muito exercício diário, beber muita água (2 litros ao dia), comer umas folhinhas de alface e muita fruta. Dizem que se morre saudável...

Eh, eh, eh! Tem um bom fim de semana!

novembro 23, 2007 7:41 PM  

Teté :

Deu-me para aqui agora. O tabaco possivelmente por que estou a deixar, já o álcool... por que apeteceu, sei lá. Eu próprio não sou um gajo saudável, gosto dos bons prazeres da vida, não quero ser moralista, apenas falar do que acho que pode ser evitável. Eu gosto de álcool, mas apenas critico quem bebe em demasia para depois ficar em merda, já vi muita boa gente arruinar-se com isso. Até por que boa da loirinha sagres é que ninguém me tira. Ainda é a única loira que gosto, é a de 20cl.
E água nunca bebo, dizem que enferruja. Bom fim de semana.

novembro 23, 2007 8:01 PM  

olá!
Desde os tempos pré- historicos, o alcool tem desempenhado diversos papéis, sendo sempre extremamente, importante na experiência humana. Por um lado, ele tem sido usado nos sacramentos e em cerimónias religiosas como uma maneira de contacto com Deus, Por outro, tem ajudado as pessoas a sentirem-se mais perto umas das outras. No seu duplo papel como produto sagrado e profano poderia ser comparado com o fogo, na sua qualidade de principio estrutural da nossa vida. Mas tal como o fogo, ele pode fácilmente descontrolar-se...
E mais não digo ( e muito mais fica por dizer)
Beijos
Bo fim de semana

novembro 23, 2007 9:31 PM  

mjf :

Como em tudo a igreja emplementa certos habitos e costumes, mas depois recrimina quem não os pratica segundo 'eles' querem. E pode tornar-se em algo bem mais perigoso e fora de controlo, isso sem duvida. bom fim de semana

novembro 24, 2007 12:11 AM  

Sou da terra do bom vinho... bebo e gosto! Mas beber para a seguir ir vomitar ou, pior, pegar num carro... não! (está bem, confesso que já estive com o S. Gregório)

novembro 24, 2007 12:58 PM  

Cold_cold_Bitch :

Mas há que saber apreciar, para saber beber. E para que se ir deitar tudo fora depois, é um desperdício :) Acabamos por colocar a nossa e a vida de outros em perigo que nada tem haver com a estupidez de quem não soube parar quando devia.

novembro 24, 2007 1:33 PM  

Nada como curtir a vida sem excessos...

novembro 24, 2007 1:36 PM  

Nieh :

Mas parece cada vez mais que para muita gente cometer excessos é curtir a vida.

novembro 24, 2007 2:38 PM  

Lol, a ultima vez que me vomitei toda (epa, psycho, desculpa la a expressao) foi ha uns 3 ou 4 anos, quando me deram a provar vodka com red bull...Lol, nao me aguentei nao, nunca mais, livra. E com 2 shots fico arrumada, com 1 fico a ser o divertimento da festa, com 2 levam-me em ombros...:D Eu nunca daria uma boa alcoolica!!!

novembro 24, 2007 7:27 PM  

Foi Bom :

És uma alcoólica poupada. Eu também queria poder ficar para o feliz só com um shot, saia muito mais barato. Para mim o vinho é que arruma comigo, sempre que é tinto já sei que vai dar em bebedeira.

novembro 25, 2007 1:55 PM  

Uma das minhas constantes "lutas" quando saio em grupo é a de tentar mostrar que consigo divertir-me tanto ou mais do que os outros sem beber nada com àlcool! Não condeno quem bebe porque quando me apetece uma bebida com àlcool também a bebo, mas é raríssimo isso acontecer, o que me aborrece é pensarem que quem não bebe, não se diverte!

novembro 25, 2007 2:42 PM  

blackstar :

Puro engano, claro. A maior parte das vezes em que saiu não bebo álcool e não é por ai que uma pessoa não se diverte. Quando se bebe muito álcool até acaba por ser o oposto, começa a diversão mas depressa passa para a dita melancolia alcoólica. Tudo depende da nossa imaginação e do simples facto de estarmos com os amigos e assim saber como nos divertirmos.

novembro 25, 2007 2:47 PM  

xprimentem é tds os cogumelos mágicos k isso passa, alccol keima mt mais neuronios!!!





WWW.MOTORATASDEMARTE.BLOGSPOT.COM

novembro 25, 2007 3:36 PM  

linfoma_a-escrota :

O alcool mata as celulas cerebrais mais fracas, logo ficam só as fortes. Uma ajuda sempre benéfica, lol.

novembro 25, 2007 3:43 PM  

Esse tipo de campanhas mete nojo!! Foda-se!!

Como tudo na vida, tudo que é consumido em exagero torna-se prejudicial.

O nosso organismo consegue libertar as toxinas produzidas por 5 cigarros, mas qual o fumador que só fuma 5 cigarros por dia???

Meia duzia de copos de vinho por dia, não fazem mal a ninguém, mas agora um garrafão...

E como é isso é contudo!!! Não entremos em exageros, o alcóol não é prejudicial, é sim prejudicial quando ingerido em demasia... Como tanta coisa na vida...

Aliás só me ocorre uma coisa, em que o excesso é saudável...

beijos saudáveis

novembro 25, 2007 11:06 PM  

Gaja Boa 1 :

Mas falando no caso dos portugueses que tudo o que fazem tem que ser sempre em quantidades industriais, não lhes chega ficarem saciados, tem mesmo que ficar fartos. Tem sempre que se fazer tudo da pior forma e sem pensar nas consequências, quando chegar a altura logo interessa. Há que se saber ter um peso e uma medida e saber apreciar as coisas boas da vida.

novembro 25, 2007 11:21 PM  

esueceste-te de dizer que também tem efeitos sobre a visão e por isso deve-se dizer seja responsável, beba só quando precisar de ver mulheres lindas (nessa altura todas são)

novembro 26, 2007 9:34 AM  

Vício :

Mas há também quem as embebede a elas para parecerem mais bonitos e sempre mais rápido embebedar uma gaja. Mas em todo o caso é não esquecer de sair quando a bebedeira passar.

novembro 26, 2007 11:31 AM  

O problema esta na cabeça das pessoas!! E não é por isso que deva deixar de existir publicidade, era o que faltava!
Com ou sem publicidade o "povão" se tiver que beber até cair p´ra lado, bebe!!
Eu sou o oposto, se quiser me aguentar uma noite toda não posso beber álcool porque dá-me sono!!
Uma boa semana :)

novembro 26, 2007 12:37 PM  

conchita :

Mas as pessoas não querem perceber as coisas que lhes fazem mal, simplesmente não pensam nisso. O álcool muitas vezes é usado com o intuito de uma pessoa se sentir mais solta, desinibida... e ainda prevalece a razão, mas o problema é que depois se continua a beber em vez de se parar e ai é a estupidez que entra. E parece que só quem acaba a noite sem saber a quantas anda é que é o rei lá da rua.

novembro 26, 2007 12:59 PM  

Eu gosto das coisas boas da vida, um cigarro se estou para aí virado e um vodka laranja e um bom livro e muito sexo.

Vicios, só o sexo. Pois tabaco e alcool são usados em socialmente.

novembro 26, 2007 1:43 PM  

Crestfallen :

Mas muitas vezes mesmo sendo socialmente pode ser em exagero e esse e o problema, não saber distinguir o apreciar do abusar.

novembro 26, 2007 1:50 PM  

gostei do teu ponto de vista! ;)
talvez saia mais barato e seja mais rapido!

novembro 27, 2007 9:29 AM  

Vício :

Um gajo sempre costuma ir aos treinos, possivelmente aguentasse mais, mas nunca fiando que elas cada vez mais gostam da pinga.

novembro 27, 2007 5:08 PM  

Ai o alcool... tanto havia a dizer sobre isso, mas nunca me lembro. Digamos que tenho bloqueios cerebrais... o que é grave =S

novembro 27, 2007 7:34 PM  

Ana :

O álcool é uma grande máquina !

novembro 27, 2007 7:43 PM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial