Consumismo

O ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e muitas vezes chega a ser uma doença. Pessoas compram compulsivamente coisas que não têm utilidade para elas apenas para atender à vontade injustificada de comprar. Na sociedade a busca por coisas novas e caras acaba por criar uma nova mentalidade, mas, para isso é preciso meios financeiros, o que faz com que a ânsia de ganhar dinheiro leve as pessoas a desenvolver toda a espécie de actividades que dêem lucro. Esta forma de viver não atenua o que muita gente procura fazer esquecer ao comprar tudo e mais alguma coisa, apenas para alimentar muitas vezes o ego e fazer crer a si própria que aquilo fará as agruras da vida desaparecerem. As pessoas usufruem apenas do momento da compra, mas não o produto, que muitas vezes é deixado de lado sem utilidade alguma. A baixa estima e o sentimento de vazio são constantes. O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas onde juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de prevenirem à indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa auto-estima, a perturbação emocional e outros, vindo depois da compra a sensação de culpa, quando muitas vezes se recorre a créditos para pagar algo que nunca irá fazer falta e que deixa as pessoas literalmente de corda ao pescoço pois não tem como pagar os créditos contraídos. É preciso ter-se consciência daquilo que realmente se precisa e perceber com antecedência quando uma compra será feita por impulso. No entanto, não vale a pena fazer privações e deixar de comprar coisas que aumentarão a nossa qualidade de vida, mas não é fazer disso um modo de vida constante e saber quando, como e no que se gastar o dinheiro.

25 comentários:

Olá!
O consumismo pode ser uma forma de depêndencia...
O acto de comprar, é um turbilhão de satisfações, a curto prazo,e dentro de um contexto maior de expectativa e frustação, até que essa expectativa seja satisfeita
A pessoa chega a dizer: não consigo ser comedida(o)...e há pessoas que compram mais que eu...
Mas é caracteristico, do dependente, tanto sobrestimar a sua capacidade de autocontrole, quanto subestimar a força da sua dependência...
Mas isto dava pano para mangas
Beijos

novembro 15, 2007 1:32 PM  

e então ?

novembro 15, 2007 1:40 PM  

mjf :

Mas as pessoas chegam a um altura que já não tem satisfação e apenas compram por comprar, dai vir o vicio, necessitarem tanto de o fazer mesmo quando não necessitam. E ai está a frustração, se não o fazem não conseguem estar bem consigo próprias e não por simplesmente não comprarem.

tavguinu :

Não sei, diz-me tu!!!

novembro 15, 2007 5:12 PM  

Eu não posso comprar simplesmente porque não tenho dinheiro para gastar...
No entanto, pelos meus sobrinhos sou capaz de perder a cabeça, deixo de comprar roupa para mim, para dar a eles.
Também de atendermos ao facto que eles estão em crescimento constante e que a tia está em crescimento para os lados...enfim!

Uma coisa que nunca posso fazer é ir ao supermercado com fome, isso é que não, gasto dinheiro em que não devo, uma desgraça!

novembro 15, 2007 6:31 PM  

Foi Bom :

Há pessoas que gastam mesmo sem o terem, e depois são os endividamentos que se vêem. Já ninguém quer saber de poupar, é dinheiro ganho, dinheiro gasto.

novembro 15, 2007 6:37 PM  

Não tenho dívidas, nem empréstimos, não gasto aquilo que não tenho. Também não sinto a necessidade de consumir por consumir, de modo que normalmente as compras (e não estou a falar de uma revista, um jornal ou um chocolate) são pensadas antecipadamente. É preciso um blusão para a chuva, uns sapatos, etc., então vai procurar-se. Não é ficar diante de uma montra, ai que giro, vou comprar...

Mas a história da Foi Bom de ir ao supermercado com fome parece que está provada - não só para ela, mas para todos - que se compra muito mais coisas...

novembro 15, 2007 7:30 PM  

Teté :

Sabes ser comedida no que pensas ou não em comprar, compras algo quando sabes que te faz falta e não apenas por comprar.
A história da Foi Bom é uma boa forma de se poupar e também o consumismo deve de passar por ai, saber poupar e ai sim depois ter algum para poder gastar sem ficar dependente do dinheiro que se gastou.

novembro 15, 2007 7:53 PM  

Endividada nunca fiquei... Posso até já ter sobornado alguém, =P porque queria "aquela coisa", mas ficar a dever nunca.

Mas quando tu percebes que todos os vendedores da loja já te conhecem... É porque tem alguma coisa errada.

...

Ou não.

É o consumismo!
=S

novembro 16, 2007 12:10 AM  

Ana :

Podes apenas gostar muito de uma dada loja e de certeza que por lá até que apreciam a tua visita... ou não :p
Mas isso de subornar tem que ser pago logo no acto de entrega, mas uma vez por outra... lol.

novembro 16, 2007 8:34 AM  

O problema está nas pessoas aprenderem a ser mais contidas
Mas também com tanta publicidade por todo o lado, com 1001 técnicas de persuasão, e o batalhão de anúncios de produtos que nos dizem: “não pode viver sem isto”, torna-se difícil.

novembro 16, 2007 7:05 PM  

Nieh :

A publicidade é um grande incentivo ao consumismo, é feito de forma a instigar que se compre algo ainda que não sirva para nada. É o saber aproveitar-se da ingenuidade das pessoas para que comprem, levando-as a chegar à dependência de consumirem tudo o que lhes aparece pela frente.

novembro 16, 2007 7:34 PM  

Não temos qualquer necessidade do produto, mas ao vê-lo à venda, não percebemos como é que sobrevivemos sem ele... ao comprá-lo, está feito. Não nos faz falta mas está lá e a vida volta à normalidade até encontrarmos o próximo produto indispensável!

novembro 17, 2007 8:44 AM  

Crestfallen :

Torna-se um ciclo vicioso, mas nem sempre se volta à normalidade pois muitas vezes é gasto o dinheiro que não se tem.

novembro 17, 2007 2:00 PM  

A minha perdição são os livros mas prometo que ando a tentar emendar-me e vou começar a consumir coisas de gaja... Tipo... de dois em dois meses?

novembro 17, 2007 11:21 PM  

Flor :

Sempre é uma tentação saudável, os livros. Depende das coisas de gajas a que te referes. Se há coisas que as gajas sabem ser é consumistas, não podem passar numa montra que tem que levar :)

novembro 18, 2007 1:10 PM  

E existem montras de gajos? Se bem que sou uma consumidora exigente, hehehe

novembro 18, 2007 2:10 PM  

Cold_cold_Bitch :

Homens para consumidoras exigentes só por encomenda, não há em lojas.

novembro 18, 2007 2:58 PM  

E as empresas de crédito fácil ainda pioram mais as coisas, são os novos agiotas do século XXI.

novembro 18, 2007 3:36 PM  

Skynet :

Para se poder consumir é preciso ter poder de compra e é através de créditos fáceis e rápidos a melhor forma para se ter dinheiro, e claro que essas empresas aproveitam isso e tem taxas de juro tão altas, a fim de ganhar muito dinheiro com isso.

novembro 18, 2007 7:17 PM  

Eu admito!!!

Eu sou consumista!!

há cura? mas n sei se me quero curar... lol

beijos consumidos

novembro 19, 2007 1:34 AM  

Gaja Boa 1 :

O primeiro passo para a cura é o reconhecimento, depois só depende da pessoa deixar o vicio, mas se o plafom é grande... :)

novembro 19, 2007 8:15 AM  

As pessoas compram muitas vezes para tapar uma carência!

novembro 19, 2007 1:37 PM  

marta :

Por pensarem que os fará mais felizes ou os ajudará a esquecer certas coisas da vida, mas só fazem com que outras coisas piores surjam. Tudo o que seja um acto irreflectido e se torne num vicio já se sabe na merda que vai dar.

novembro 19, 2007 9:30 PM  

exactamente! se um impotente comprar preservativos não vai ver a sua vida sexual alterada! a não ser que...

novembro 20, 2007 9:54 AM  

Vício :

Quem não tem tesão não tem vícios, mas não quer dizer que não consuma, por que muitas vezes não tendo dinheiro não quer dizer que não se compre.

novembro 20, 2007 11:17 AM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial