Se depois do casamento vem um divórcio as razões serão mais que muitas certamente, mas quando se atinge esse ponto sem regresso (ainda que muitos depois queiram mais do mesmo) será que se estava infeliz e agora poderá sentir-se novamente a felicidade com o divórcio. Para começar é preciso voltar-se de certa forma a saber aprender a viver com a nova realidade e procurar a si própria, deve-se perceber o que o(a) faz feliz, o que lhe dá tranquilidade e estar bem consigo ou seja ir ingerir umas doses valentes de álcool até cair para o lado, o álcool é sempre um bom companheiro e pelo menos nessas horas de certeza que se volta a ser feliz. Mas então e a felicidade interior, se deixamos alguém é por que queremos sentir-nos felizes de outras formas, conhecer a felicidade com outras pessoas, mas pode-se voltar a cometer os mesmos erros, para isso mais valia ter-se continuado casado. Cada vez menos se tenta preservar o casamento para um bem comum, assim como para o bem do casal e dos filhos, foi substituído por muitas pessoas pela ideia de que o casamento é apenas um relacionamento particular consensual entre dois adultos, que termina quando um dos dois desejar, mas será mesmo o divórcio o ultimo caminho a tomar, será preciso procurar-se a felicidade de outras formas.


Pesquisadores concluíram num estudo que casais infelizes costumam receber conselhos de todos os lados e se arriscam a oferecer mais um: não se divorciem, fiquem juntos. Esta pesquisa concluiu que o mesmo número de casais que evitaram o divórcio os tornou tão felizes quanto os que se divorciaram após o período de 5 anos da pesquisa.

"Apesar do casamento infeliz, cinco anos mais tarde, após finda a crise, tanto quanto os que se divorciaram, os casais que se mantiveram juntos ainda tiveram a vantagem de não perder a família e nem os filhos".



Mas então o por que de os casais se divorciarem, se a felicidade já não move a relação para que se insistir em algo condenado à partida ou simplesmente se precisa de uma paragem. Paragem essa para que entenda se a maneira como se vive traz felicidade e realização pessoal. Criar um espaço próprio e uma liberdade interior que permita ser-se quem é, sem se estar permanentemente atento ao olhar e à aprovação dos outros. Existe um sentido para tudo na vida e nem sempre o poderemos decifrar, porque alguma coisa nos transcende, maior do que a própria vida. Nem sempre as escolhas que fazemos são as mais acertadas, mas será necessário findar algo que terá dado tanto trabalho a construir e onde depois se fica submetido a situações sobre as quais uma pessoa tem pouco controle, como as reacções do parceiro e das crianças, assim como a incerteza de uma nova relação, tendo permanecido em grande parte solitários.

Talvez depois de um casamento se consiga alcançar verdadeiramente a felicidade e o que sempre se ambicionou para si próprio ou simplesmente se voltará a cometer os mesmos erros e recordar o passado que afinal não foi assim tão mau. Todos queremos a felicidade, mas muitas vezes quando a encontramos não sabemos lidar com ela e quando a perdemos… Temos pena, pode ser que volte.


24 comentários:

Eu se alguma vez me casar, é mais do que certo que me irei divorciar. Mas tão certo como isso é que irei fazer uma festa de divórcio.

Não vejo lógica em festejar a perda de liberdade (casamento) e chorar a recuperação da mesma (divórcio). Eu irei dar uma puta de uma festa e convidar toda a gente que foi ao casamento e mais alguns!

dezembro 01, 2007 10:24 AM  

és um gajo sábio... vou seguir o teu conselho...

vou voltar a casar com a minha ex-mulher !

fuodasssssssssssssssssssse...

dei uma puta de festa no meu divórcio, que loucura !

dezembro 01, 2007 12:55 PM  

crestfallen :

Por isso é que não vejo necessidade da grande cerimónia que é o casamento, mas sim muito mais sentido na festa que pode ser o divórcio

tavguinu :

Depois de divorciado não vejo o sentido de voltar com a ex-mulher (não foi isso que eu disse), mas sim antes de se consumar o divórcio perceber se valerá mesmo a pena fazê-lo, se não se será mais feliz a tentar do que a simplesmente a desistir.

dezembro 01, 2007 1:07 PM  

Gajos...

Não me parece muito lógico que se diga que eram tão felizes as pessoas que mantiveram um casamento como as que se separaram! O divórcio acontece numa altura em que é já inconcebível a ideia de manter o casamento; por isso, e se as pessoas ponderam mantê-lo, é porque ainda existe uma réstia de esperança! Para além disso, ainda que se diga que passados 5 anos a felicidade era a mesma, se calhar deveriam entender o que aconteceu nesses 5 anos: o sofrimento porque passou uma pessoa quando já considerava que o seu casamento já não poderia perdurar...

Agora, gajos comentadores, as festas fazem-se para celebrar algo que nos traz felicidade! Se o casamento naquela altura nos faz felizes, é normal que o comemoremos! Se é o divórcio, pois muito bem: que se faça uma festa para o comemorar!

dezembro 01, 2007 2:18 PM  

blackstar :

A festa do casamento é o mostrar a todos o amor daquelas duas pessoas, o ter amigos e familiares para um momento tão especial na vida de uma pessoa, mas será que ainda faz sentido o casamento se reger pelo que era até há uns tempos atrás, cada vez menos o casamento é feito pelo seu verdadeiro significado, assim como o divórcio, se há uma festa para consumar a união, por que não a da separação. Se se estava infeliz no casamento, e por isso a separação, é por que se espera poder ser feliz depois do casamento e por que não também partilhar esse momento com quem se quer. Mas por vezes depois do sofrimento é que percebemos o quanto se errou e pensa-se por que não ter feito as coisas de outra forma, por vezes vale a pena tentar continuar aquilo em que se acredita... ou muitas vezes não!

dezembro 01, 2007 2:55 PM  

Não é o casamente que condiciona a obtenção da felicidade, mas sim o espírito com que vais para o mesmo. Se actualmente os divórcios acontecem por simples motivos fiscais, acho que não podemos indexar a felicidade ao casamento duma forma tão linear. Fosca-se, que comentário tão sério...

dezembro 01, 2007 3:07 PM  

Rafeiro Perfumado :

A maior parte dos casamentos não passam de mera formalidade, uma tradição que apenas se quer continuar a ter. As pessoas por se amarem continuarão na mesma a senti-lo mesmo ao não se casarem, por isso para quê ter que o fazer! A vida sozinho já é complicada, quanto mais ter que se aturar outra pessoa, nunca se sabe quando a felicidade pode passar a mera convivência.

dezembro 01, 2007 3:19 PM  

Não concordo com a palavra "mostrar"! Dá a ideia de exibicionismo que é errada! Se eu quiser mostrar algo a alguém, convidaria aquelas pessoa com quem não me dou tão bem! Dessa forma, poderia enviar uma mensagem subliminar de "olha que feliz que eu sou e tu não" ou "olha como não és só tu que és feliz"! E não é isso que se faz! Convida-se a família e os amigos para que em conjunto se celebre algo! Se o fim também merece ser celebrado, é com essas mesmas pessoas que o fazemos!

Siceramente, nunca me ocorreu festejar o meu divórcio! Não porque fosse uma altura mais ou menos feliz do que a que passei um ano ou dois antes! Simplesmente porque encarei o casamento como um projecto sério e com continuidade, e isso não aconteceu! Portanto, se por um lado, acho que a minha vida melhorou (porque a vida a dois não me fazia feliz), por outro, considero que foi um projecto falhado! No entanto, não tenho nada contra quem o faz... Cada um sabe a forma como deve reger a sua vida!

dezembro 01, 2007 5:57 PM  

blackstar :

Mas é um mostrar como forma de dizer que estamos felizes por irmos iniciar uma nova etapa da vida com aquela pessoa. Por isso estão lá as pessoas de quem mais gostamos, queremos partilhar aquele momento com elas. Não se me casar um dia e me divorciar como irei reagir, mas se fazemos uma festa quando nos casamos por estarmos felizes e irmos iniciar uma nova vida, o divórcio também será o inicio de outra vida e de amarguras já basta toda a nossa vida, casados ou não, para quê ter mais um dia de infelicidade.

dezembro 01, 2007 7:39 PM  

Eu estou de acordo com o cretfallen...
Se me casar, será com a minha futura ex-mulher!

dezembro 02, 2007 8:33 AM  

Mas quem disse que o divorcio deixava o casal, ou pelo menos um dos membros do casal, felizes? Ja vos ocorreu que duas pessoas se podem amar incondicionavelmente mas esse amor nao ser suficiente para manter o casamento. Nem sempre divorcio e' sinonimo de felicidade ou liberdade, pode ser uma via para, mas nao quer dizer o mesmo!

dezembro 02, 2007 12:21 PM  

Schlumpy :

Então acho que como ele aproveita é para fazer uma grande festa de divorcio.

Foi Bom :

Numa relação há sempre quem sai pior, mas se a dois não dá é procurar a melhor forma para resolver o assunto, mas acho que o divórcio deverá ser um fim que não justifica o meio e só em ultimo caso, mas quando já não há nada a fazer, será o melhor antes que as pessoas se magoem mais.

dezembro 02, 2007 2:19 PM  

Chama-me romântica,mas quando amar o parceiro exige trabalho... mais vale estar quieto. Quando gostas queres fazer a tua parceira feliz, nada te custa. Quando a coisa está tremida, tudo é um esforço... continuar para quê?

dezembro 02, 2007 2:45 PM  

Allie :

Mas muitas vezes o amor não se adquire, é conquistado, tem que se trabalhar para que funcione. Mas quando é forçado é por que não é amor. O amor tem ser espontâneo para que seja verdadeiro, assim sendo a solução será mesmo a separação. Se com amor já é difícil, sem amor então...

dezembro 02, 2007 3:01 PM  

É apenas o virar de mais uma página da vida...agora o que vais encontrar a seguir é que é uma incognita. Nada como arriscar!

Bjs e boa semana

dezembro 02, 2007 7:19 PM  

Gata Verde :

Mas em vez de arriscarmos em algo desconhecido e que nos pode levar ao mesmo caminho de infelicidade, por vezes é melhor aprender a viver com o presente e resolver o problema ao invés de voltar a cometer os mesmos erros. Quando caímos temos que nos levantar e voltar a tentar, mas é preciso que se tenha aprendido a não voltar a cair.

dezembro 02, 2007 8:27 PM  

divorcio é complicado. Quando as pessoas se juntam ou casam à partida esperam o melhor. Se a coisa acaba algo falhou. Não vale a pena ser infeliz só para se manter casado. Mas tambem é certo que muito se tem banalizado o casamento. As pessoas não têm paciencia e por qualquer coisa acabam.
Não julgo ninguem...não sei como seria comigo. Mas infeliz nao ficaria de certeza. Tentaria arranjar um novo rumo à minha vida. Com ou sem o parceiro..

dezembro 03, 2007 12:45 AM  

Gaja Boa 2 :

Mas desistir é fácil, tentar é que não. E concordo contigo de que à mínima coisa seja logo como um sinal que algo não está bem no casal e é motivo para separação. As pessoas cada vez tem menos paciência e tempo para dedicar ao que realmente interessa e por isso talvez se cansem a determinada altura da pessoa com quem estão e procurem seguir outra direcção, mas quando se assume um compromisso como o casamento não se pode banalizar assim tanto essa união. Dai também passa muitas vezes pela acomodação que a relação sofre e já não haver descoberta mutua e ai a chama apaga-se e não há volta a dar.

dezembro 03, 2007 12:57 AM  

eu também já pensei em divorciar-me para tentar ser mais feliz mas vim a descobrir que tinha de me casar para poder fazer isso!

dezembro 03, 2007 10:59 AM  

Vício :

Ao casares-te estás-te a divorciar da vida de solteiro, só não sei é se será para seres mais feliz.

dezembro 03, 2007 1:27 PM  

As vezes somos nós próprios que rejeitamos a felicidade por não nos acharmos merecedores dela!

dezembro 03, 2007 1:35 PM  

Marta :

Ninguém rejeita a felicidade, apenas não lhe sabemos dar valor!

dezembro 03, 2007 1:58 PM  

Bom, esta fez-me lembrar um livro de BD que li em tempos (não te sei dizer nem título nem autor, que o livro não era meu), que tinha uma história delirante. Um gajo tinha um bom emprego, uma excelente casa, uma mulher tipo top model e bem arranjada, filhos atinados e bem educados, mas vivia infeliz, à procura do seu EU interior, da tal felicidade imaginada, mas não conseguida. Com as suas dúvidas existenciais acabou por perder o emprego, a mulher (e os filhos, que ficaram com ela), a casa boa, o carrão e passou andar aí aos caídos, com umas bebedeiras pelo meio e afastado do meio social onde vivia - os "amigos" também se afastaram. Acabou por encontrar outro emprego bastante inferior, refez a sua vida com muito menos dinheiro, um modesto carrinho, encontrou uma mulher vulgar de lineu, também ela com um emprego vulgar... E no final do livro estava FELIZ (embora, visto de fora, aquilo fosse o tradicional "passar de cavalo para burro")! Hilariante, mas também verdadeiro, porque há coisas que são... inexplicáveis!

dezembro 03, 2007 8:56 PM  

Teté :

Parece-me ser mesmo uma história, acredito que possa haver quem se contente com o pouco que tem e seja feliz, mas por que se calhar nunca chegou a ter mais. Por que quando se chega a um certo patamar e se caí é difícil voltar ao de cima e ainda mais voltar a ser feliz. Era bom que depois de todos os percalços que se tem na vida se conseguísse voltar a ser feliz e mesmo que sendo com pouco, por que se lhe dermos o devido valor é imenso, por que as coisas boas da vida não tem preço e muito menos uma cara, uma profissão... Depende de nós sermos felizes, mas por vezes é preciso algo mais.

dezembro 03, 2007 11:16 PM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial