A Igreja e o Divórcio

Mais que apenas um aspecto jurídico ou social, o casamento assim como o divórcio tem inquestionavelmente um aspecto religioso. Segundo a igreja o matrimónio é um sacramento que só pode ser realizado validamente uma única vez. Ao que parece Jesus disse que o Criador fez homem e mulher e que o homem deixará o pai e a mãe e se unirá a uma mulher e os dois serão uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não deve separar. Parece-me a mim é que Jesus ao sair de casa dos pais com 31 anos só depois se apercebeu do que andava a perder lá fora, é que estar na casa dos papás até aquela idade… Por isso achou por bem dizer que convém deixar a casa do papá e da mamã o quanto antes, por que lá fora é só ovelhas tresmalhadas prontas a dividir a sua carne com o homem. E se Deus abonou o homem e mulher de instrumentos de prazer é dar-lhes o uso devido, ainda que possa ter razão e que se torna numa só carne, já que se dá o desaparecimento de uma parte.

Existem, porém, casos em que o matrimónio se torna praticamente impossível, por isso nestes casos, a Igreja permite a separação física do casal e o fim da coabitação. Mas o casal não deixa de ser marido e mulher diante de Deus não podendo, portanto, contrair novo matrimónio.

Pois Jesus ainda diz que: “Todo aquele que repudiar a sua mulher e desposar outra, comete adultério contra a primeira; e se essa repudiar o seu marido e desposar outro, comete adultério”.

Parece pois então que o pessoal que é divorciado anda todo a ser ou fazer de corno os respectivos ex-parceiros e parceiras, ainda que apenas aos olhos da igreja, mas a verdade é que condenam a infidelidade no casamento, mas regem-se por esta ‘regra’, então por que aceitam o divórcio!? Não acreditam na separação de homem e mulher, mas aceitam os divórcios desde que não se voltem a casar. Então parece que afinal o casamento não tem mesmo muito significado, mesmo para igreja. E basta ver que em várias passagens da bíblia muitos foram aqueles que tiveram várias mulheres. Parece que afinal se pode ter muitas, desde que não se esteja divorciado, então e a infidelidade que tanto prezam! Mas para a igreja já se era divorciado antes de sermos salvos, depois de sê-lo nós ficamos livres para casarmos de novo. Isto é baseado no conceito de que pessoas convertidas se tornam novos indivíduos perante Cristo, mas depois dizem-nos que nada de voltar a casar enquanto a(o) ex-companheira(o) não falecer. De certeza que esperam que os divorciados vivam suas vidas em total celibato. Querem que uma pessoa vá virgem e pura para o casamento e depois sim aprecie as intimidades do matrimónio, mas depois de divorciado não se volta a ser puro, uma pessoa ainda necessita de continuar a satisfazer as suas necessidades.

23 comentários:

A igreja é uma contradição ambulante, não percebo como é que ainda ninguém processou a igreja de maneira a casar uma segunda vez.

Po rum lado o casamento é "até que a morte nos separe", por outro há a teoria da vida eterna...

dezembro 03, 2007 4:45 PM  

Crestfallen :

Tanto que cada vez mais são pessoas dentro da própria igreja que se insurgem contra determinadas acções prepotentes da mesma, mas há os que continuam a apregoar tretas que não lembram a ninguém e que só faz com que os 'poucos' devotos que restam comecem também eles a olhar de lado a doutrina cristã.

dezembro 03, 2007 5:06 PM  

Ó Crest, nos States já houve alguém que processou Deus...

Psycho_Mind, desconfio sempre deste género de palavras "postas" na boca de Jesus ou de Deus. Como sabes, os textos bíblicos foram sendo alterados pela Igreja, de modo a adaptar-se a interesses momentâneos, durante os dois milénios que se seguiram... A Igreja, já se sabe: está completamente obsoleta!

dezembro 03, 2007 9:09 PM  

Teté :

E por estar obsoleta é que procura ir de encontro ao que acha que os fiéis devem de ouvir e depois acreditar. Moldam as coisas a seu prazer e ditam as regras que querem, mas por isso é que muitos deixaram de ser os crentes que seguem essa doutrina e que tem a fé, apenas acreditam quando precisam de acreditar em algo que lhes parece ser superior.

dezembro 03, 2007 11:20 PM  

Estou totalmente de acordo com o facto da Igreja ja ter dado o que tinha a dar. E' por essas e por outras que vai perdendo cada vez mais fieis!

dezembro 03, 2007 11:42 PM  

Foi Bom :

Há muito que acontece, basta ver o tempo da inquisição, à força queriam impor a supremacia católica e quem não quisesse era morto. É este tipo de actos então que a igreja acha correcto! Mas agora já não o podem fazer, são as pessoas que escolhem no que acreditar e que é cada vez menos nos ensinamentos da fé cristã, por que nem a própria igreja acredita neles.

dezembro 03, 2007 11:53 PM  

Confessa aqui à tia Black: tu vais casar, não vais?

Tanto texto sobre casamento e divórcio já é suspeito! :D

A Igreja perde toda a credibilidade por pormenores como esse! Por exemplo, se um dia tiver um filho e o quiser baptizar não posso! A não ser que o filho seja do meu ex-marido ou que diga que é (o que não me parece que fosse uma coisa do agrado do pai da criatura!)... Para a Igreja estou casada e se quiser casar com outra pessoa, estou excomungada... Eu continuo a achar que JC queria que as pessoas fossem felizes e não se prendia a pormenores como estes.


Crest, quando morremos transformamo-nos em anjinhos! Os anjinhos não têm sexo, por isso, não estás casado! :)

dezembro 04, 2007 12:04 PM  

blackstar :

Muito longe disso e não me parece que venha a acontecer... já me estás é a querer enforcar.

Tudo o que diz respeito à igreja deixou de ter credibilidade, se alguma coisa havia (pouca de certeza) que ainda tivesse já desapareceu, não passa de uma máquina de propaganda que só quer ver fundos a entrar para depois me andarem a gastar em bunkers... quer dizer, igrejas de 80 milhões de euros. De certeza que Jesus não queria as coisas desta forma, isto se as escrituras e tudo o mais estiverem certas, por que também a estarem também gostava pouco do bem - bom, não sei por que a igreja quer afastar Maria Madalena, se depois até tem um dia santo ou lá o que é em seu nome. Eram todos uns meninos de coro que só tinham para cima da meia dúzia de mulheres.

dezembro 04, 2007 5:39 PM  

texto bastante interessante sobre casar ou não casar...

eu garantidamente sou pecador lol

dezembro 04, 2007 7:48 PM  

A Igreja condena o divórcio, mas têm uma maneira de divorciar, de terminar o casamento, no direito canonico criaram a anulação do casamento...

basta um dos conjuges ter gostos sexuais identicos ao do outro, o casamento não ser consumado... não ser fertil...

Existem formas de a Igreja separar aquilo que Deus uniu!

Oct.

dezembro 04, 2007 7:56 PM  

QJ :

Quem nunca pecou que atire a primeira pedra.

http://octalberto.blogs.sapo.pt/ :

A igreja não pode separar o que Deus uniu, dai ser até que a morte os separe, pois ai o filho de Deus junta-se ao seu pai criador e assim o seu cônjuge pode voltar a unir de facto com outra pessoa. A ser do mesmo sexo nem haveria matrimónio, logo nunca poderia haver separação.

dezembro 04, 2007 8:56 PM  

eu falo de inutilidades mas tenho certos limites e por isso não comento religião!

dezembro 05, 2007 10:29 AM  

Vício :

De facto resume-se a isso! Mas ainda há quem use a religião como forma de vida e se siga pelas 'leis' da igreja e faça disso uso util no seu dia a dia.

dezembro 05, 2007 3:31 PM  

A Igreja não quer afastar a Maria Madalena! Bem pelo contrário! Proclama-se a sua redenção. Era uma mulher pecadora que se salvou porque se cruzou com Jesus... Afasta-se, isso sim, a ideia que cada vez aparece mais forte, que Maria Madalena teria sido a namorada de Jesus!


Enforcá-lo? Olhe que não... Cá para mim, o menino não quer contar à tia, mas isto é tudo uma preparação para um grande passo! ;)

dezembro 05, 2007 5:06 PM  

blackstar :

Mas mesmo pelo facto de ser pecadora e Jesus quis ela foi redimida de todo o 'mal'... Parece que tem que haver dois pesos e duas medidas. E dizer namorada é pouco, já que parece que até terá havido um descendente pelo caminho. Gostavam pouco, gostavam.

É o mesmo que estar à frente do precipício e pedires para dar o passo em frente a que te referes :)

dezembro 05, 2007 5:20 PM  

Para mim há uma grande diferença entre os ensinamentos de Jesus e a forma como a igreja os interpreta com uma conotaçãod e pecado!
As minhas regras faço-as eu, dentro do meu coração!

dezembro 06, 2007 1:24 PM  

Marta :

Enquanto Jesus aparentemente quis que o Homem fosse livre de escolher o seu caminho vivendo na graça do seu pai, a igreja quis mostrar que Deus é que controla as nossas vidas como nosso criador e como 'representantes' dele, deverá de ser a igreja a ditar as regras comportamentais das pessoas.
Escolher com o coração, mas também com a razão :)

dezembro 06, 2007 1:34 PM  

Na Igreja só existem contradições, não sabem o que dizem e só dizem disparates.
É nós contraceptivos, é no casamento, é em tudo. Pedem aos ricos para dar aos pobres.. supostamente, mas rodeiam-se de luxos. É só hipocrisia!
Não entendo como é que alguém ainda acredita na Igreja!

dezembro 07, 2007 12:01 PM  

Mulheka :

Não, a própria igreja é uma contradição! E 'luxos' não, é só bunkers, quer dizer igrejas de 80 milhões. Assim o Vaticano é o que se vê!

dezembro 07, 2007 12:32 PM  

A igreja tem que mudar urgentemente as suas leis...senao fica sem clientes!

dezembro 08, 2007 7:01 PM  

Gaja Boa 2 :

A igreja tem simplesmente que mudar, se não perde mais do que os clientes. A credibilidade essa já se foi!

dezembro 08, 2007 7:46 PM  

O deus de que a biblia fala não passa de uma criança irritante e mimada a precisar de um bom par de palmadas nas nádegas! ;-)

dezembro 20, 2007 12:56 AM  

Vanadis :

Isso já é o teu relógio biológico a falar :)

dezembro 20, 2007 1:07 PM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial