Sentimentos


Homem e mulher expressam-se de formas totalmente diferentes no que toca aos sentimentos. As mulheres podem pensar que os homens não gostam de falar sobre a relação, mas nem eles próprios o querem mostrar, o verdadeiro macho latino continua a vir ao de cima e já se sabe que macho que é macho não pode ter sentimentos e muito menos demonstrá-los às gajas, mas a verdade é que os gajos têm dificuldade de falar sobre os seus sentimentos e fraquezas. O homem foi supostamente criado para não ter problemas emocionais e por isso não pode andar a expor as suas fragilidades, não vá ser ele chamado de Cláudio Ramos ou coisa que o valha, por que o orgulho de macho tem muito que se lhe diga. Já as gajas quando não querem mostrar o que lhes vai na alma é com a intenção de serem misteriosas, não querem ser um livro aberto e poderem continuar elas a controlar a situação (pensam elas que sim) e não é uma cara laroca que as vai demover.

Mas foda-se e as gajas não digam que não, que é terrivelmente ‘enfadonho’ (que é dizer pouco) discutir a relação a cada encontro, fazer o papel da desprotegida ou enfiar a carapuça de um qualquer estereótipo cultural que as gajas tanto gostam de assumir. Se ao início são frias e distantes para manterem aquela atracção suspensa, já depois é sempre a mesma conversa sobre tudo o que vai de mal, ainda que não seja o que possam realmente sentir, mas também elas sentem a necessidade de espicaçar para poderem ter retorno do sentimento do gajo.

Somos seres tão diferentes que ambos não conseguem entender a diferença. O homem não fala de sentimentos nem com seu melhor amigo. A mulher fala até com o padeiro… Muitos são os homens que na tentativa de enterrarwm os sentimentos, acabam por se transformar em seres desprezíveis, se bem que alguns já vêm com defeito de fábrica e independentemente do sexo, é importante conversar, pedir opinião... mesmo sendo o maior dos machões, não cai nada a um gajo por fazê-lo.

A mulher também é criada para achar que homens com fraquezas não são bons companheiros e até possivelmente para acharem que um gajo com problemas emocionais é um nasca de todo o tamanho, assim como eles não o mostram por esse motivo, nenhuma mulher pode saber dos verdadeiros sentimentos de um homem pois não poderá ser ela a controlar o que eles sentem ou pelo menos assim será o que um gajo pensa se revelar os seus ‘segredos’. Terá que haver uma procura pelo equilíbrio. Se não se consegue fazer transparecer os sentimentos – ainda que de forma progressiva a fim de perder a capa de total desconfiança para com os outros – não existirá confiança e sem confiança poderemos ser realmente conscientes de nós próprios e do que sentimos!?

26 comentários:

Ena pai! Xim xenhora! Boa questão... apesar de homem e melher serem iguais, acabam sendo diferentes. Normalmente, prefiro pensar que somos todos pessoas, cada um com a sua telha. Mas, às tantas, já nem sei...será genético, será social?...provavelmente as duas coisas. O certo é que somos diferentes, e já diz a minha mãe que as gajas são fritas da tola e deviam era lutar pelo direito à diferença, e não pelo direito à igualdade ("o quê, fazer o mesmo que eles fazem e ainda mais o trabalho dito normal de mulher?? havia ter q ver!)"...e na verdade, é inquestionável que uma melher dá à luz e um homem não...isso já é uma diferença brutal...

Quanto à cena dos sentimentos. Bem, eu conheço vários machus que falam dos sentimementos sem problemas, com as amigas. O meu gajo tb vai desabafando (com um pouco de picanço para se abrir, mas pronto) e falando do que lhe vai na alma quando está prestes a arrebentar. E não lhe faz mal nenhum, nem a ele nem a mim, e é da maneira que as coisas se vão falando e resolvendo.

No meu caso, armei-me em fria no inicio, é verdade, mas não foi por quere dar uma de misteriosa, já que eu sei perfeitamente que falo pelos cotovelos e que sou um livro aberto... ;-). Simplesmente era mesmo fria no inicio, cautelosa, na verdade. Não sabia no que aquilo iria dar, pelo que não me queria ligar e depois dar uma queda de todo o tamanho. Ele até estranhava isso...acho que tb tinha medo que ele descobrisse que eu era frita da tola...LOOOL. Eventualmente acabou por descobrir, né, mas como tb é cozido de todo... fica tudo entre familia! LOL!

Mas conheço muitos gaijos que falam abertamente do que sentem e que não são menos machus por isso.

dezembro 20, 2007 6:02 PM  

Os meus amigos não costumam de falar abertamente de sentimentos comigo. Eles normalmente fazem.no de forma muito subtil. Por exemplo, há bem pouco tempo, um amigo meu ligou.me do nada e sem hesitar (talvez por forma a que eu não lhe fizesse muitas perguntas), disse.me: "ajuda.me a escolher um presente para a minha namorada!" Eu nem sabia que o gajo estava a namorar. Lá está, talvez seja aquilo que tu dizes, os homens não demonstram muito os sentimentos, talvez só quando se sentem sem "opções".
É claro que fui com ele ajudá.lo a escolher o presente para a fulana.
Escolhe para aqui, escolhe para lá... e lá nos ficamos por uma blusa que eu pessoalmente amei.

E eis que quando vinhamos no caminho aquele meu amigo machão me surpreende ainda mais: "Eu amo aquela miuda, eu nunca lhe disse isto, mas eu amo.a!"

Eu fiquei sem saber o que dizer. Não esperava aquela atitude dele, de se dispor a comprar um presente a uma miuda, ele que já teve tantas e tantas namoradas e muito menos o que me disse no final.

Não sei porque falei neste episódio, mas foi do que me lembrei quando li o teu texto.

Eu acho é que os homens não são menos sensiveis que as mulheres, a diferença é que "vestem uma carapaça", talvez como protecção... sei lá... porque não me venham cá dizer que em decepções amorosas nós sofremos mais, porque não é verdade.
Afinal de contas somos todos seres humanos.

dezembro 20, 2007 6:15 PM  

Vanadis :

É um 'privilégio' para a mulher poder ser a criadora de vida, dar à luz um ser, mas não é por ai que se diferencia do homem, nem perto! A mentalidade e vivência de cada um são totalmente diferentes, logo o sentir também é modificado. Mas de facto as gajas tem os sentimentos muito mais à flor da pele, sentem as coisas de forma totalmente diferente, choram se for preciso com uma amiga e falam sobre tudo, já um gajo fazer isso era crucificação certa. A sociedade deu valores diferentes para homem e mulher aquando de determinadas acções e reacções. O homem é visto como o ser protector e a mulher o ser a proteger (não que precisem, antes que as gajas me venham dar na cabeça), não podem mostrar fragilidade nem fraquezas. Não é vergonha para ninguém mostrar os sentimentos, mas por causa das merdas cada um como cada qual e os gajos que chorem lá de vez em quando às escondidas e continuem a dar a cantada de macho latino às gajas e elas que continuem a fazer-se de difíceis. Não mudemos as leis da Natureza.

dezembro 20, 2007 6:16 PM  

Ana :

Mas também eu já por diversas vezes pedi conselhos a gajas sobre presentes a oferecer ou outras coisas, como muito gajos de certeza que o fizeram, mas nunca a fim de ir às compras tipo gaja para ir comentar os sentimentos por esta ou por aquela, lol. De certo o rapaz nunca o teria dito a ninguém e lá está, qual seria a reacção da gaja ao ouvir aquelas palavras... Nós homens temos mais medo da reacção de um partilhar de sentimento com alguém do que as gajas e por isso não arriscando a dar merda, ficamos é calados :)

dezembro 20, 2007 6:21 PM  

Náninanão. Eu cá gosto muito de ser confidente dos gaijos, hehehe. Talvez porque tenho uma costela de descaramento e sou capaz de perguntar as cenas directamente. Eles acabam sempre por desabafar.
Só me tramei uma vez com isso, porque o gaijo me ligava às oito da matina a chorar que a apaixonada estava com o namorado...a chorar! ;-)

dezembro 20, 2007 6:34 PM  

É verdade que temos vivências muito diferentes. É verdade que temos essencias diferentes. E o facto de podermos parir, torna-nos diferentes logo à partida, porque para isso é preciso estarmos cheias de estrogéneos e progestrona!!

dezembro 20, 2007 6:35 PM  

Este comentário foi removido pelo autor.

dezembro 20, 2007 6:35 PM  

Realmente, há diferenças e ainda bem que elas existem e é bom que não nos esqueçamos disso, no entanto, pela experiência que tenho, não me parece que seja muito a esse nível, pelo menos acho que os homens revelam os seus sentimentos, mais que não seja à namorada/mulher e qunato às mulheres revelarem os seus sentimentos até ao padeiro... eu sou resrvada...
beijos

dezembro 20, 2007 7:36 PM  

E por falar em sentimentos, deixei-te uma coisinha na mascara

beijinho e bom Natal, com sentimentos de paz a fraternidade

dezembro 21, 2007 11:18 AM  

fuodassssssssssse

és um traumatizado...

mas tu ainda as ouves ?

liga o piloto automático...

dezembro 21, 2007 12:34 PM  

Vanadis :

Mas qual o gajo que se vai meter com essas coisas com uma gaja... ou é muito fraquinho ou quer é ver se ainda se dá bem com a dita confidente. É que uma coisa é... vá... desabafar e outra é parecer um coitadinho que não sabe o que diz ou diz o que sabe.
As gajas é que são umas cuscas e querem saber de tudo, por isso aproveitam-se!

dezembro 21, 2007 1:15 PM  

luafeiticeira :

Muitos gajos continuam sem querer revelar o que sentem para não se puderem 'sentir' inferiorizados, não se podem dar a revelar e ainda menos à parceira! Gajo que é gajo não precisa de se exteriorizar com ninguém, embebeda-se que isso passa.

dezembro 21, 2007 1:21 PM  

Marta :

:P
Feliz Natal e Bom Ano Novo!

dezembro 21, 2007 1:22 PM  

tavguinu :

Deve de ser da época Natalícia!
Mas não é preciso de as ouvir, é fazê-las pensar que sim :D

dezembro 21, 2007 1:23 PM  

Penso que deve-se guardar sempre um pouco para nós! Se revelarmos tudo, também pode perder o interesse! O amor não devia ser assim..mas no fundo é um jogo!Se damos demasiado, corremos o risco de perder tudo!
Aproveito para desejar FEliz Natal!
beijinhos missixty

dezembro 21, 2007 3:02 PM  

missixty :

O verdadeiro interesse está no mistério, no descobrir e conhecer. Mas todos sentimos a necessidade de partilhar, não sabemos é a forma de o fazer. E se há algo que não devemos fazer é nos entregarmos demasiado aos sentimentos, para que eles não nos traiam.
Feliz Natal!

dezembro 21, 2007 3:36 PM  

Xi, acredita que eu não queria saber de nada, aliás, preferia nem o saber!! Mas pronto, o gaijo estava todo passado por uma gaija anilhada (que não largava a anilha nem largava o amante) e eu lá fiz o papel de confidente. Se ele queria mais alguma coisa, nunca notei, especialmente qd andava aos linguados com a dita à frente de todos (negando que aquilo era aquilo). A cena acabou qd ele se passou de vez e foi chibar tudo para o anilhado da anilhada...ai ai ai...era cozido da tola, que se há-de fazer.
Bons tempos, os da universidade...LOOOOOOOOL!

dezembro 21, 2007 6:47 PM  

Este tema é tão vasto que nem dá para ser abordado só como comentário. Há no entanto algum exagero, penso eu, no 'suposto' facto de a mulher contar a vida até ao padeiro. E se o faz é só porque encontra o 'seu' partenaire tão absorto em ser 'macho' e não dar parte de 'fraco' que se esquece de SER e ESTAR e OUVIR, apenas. Sobre este tema, o livro 'Os homens são de Marte, as mulheres são de Vénus' explica muito sobre as diferentes percepções de um e outro sexo, e, pese embora se poder retirar a ilação de que as mulheres não são mais que um bando de histéricas que 'incomodam' o homem quando ele apenas está no seu 'retiro espiritual', e que sendo assim, o melhor é esperarem que ele regresse (!!! pois, é que não temos mesmo mais nada que fazer!!!!), é um instrumento útil de interpretação de diferenças entre os géneros.
A minha opinião pessoal é de que os comportamentos serão sempre baseados nas expectivas que pensamos que criamos e da má interpretação que as mesmas possam ter. A comunicação entre um homem e uma mulher és das coisas mais lixadas de entender.
E, para fim de conversa, essa história das mulheres não gostarem de um homem que mostre o seu lado sensível é tanga: das coisas que mais me tocaram foi ver um namorado comover-se por eu lhe ter oferecido uma coisa completamente estúpida, mas que tinha um significado grande para ele. Chorou, em silêncio, a olhar para mim. E eu não achei que fosse uma reacção fraca. Achei uma reacção honesta.Não o impediu de ser um fdp cobarde poucos meses depois, mas isso já são outros quinhentos.

Para finalizar, embora concorde que existem diferenças efectivas entre os géneros, e que estas podem originar choques, penso que não se pode isentar os aspectos intrínsecos da personalidade de cada um do prato da balança. As generalizações são sempre perigosas, e pessoalmente não acho que as mulheres queiram estar sempre a ouvir lamechices. 'Sim, querida, adoro estar contigo, sinto-me tão bem quando estamos juntos, toda a minha pessoa vibra de puro deleite por termos esta relação em tão grande sintonia'. Isto é o que os homens pensam que queremos ouvir. Newsflash: que seca!!!!! Não queremos ouvir lamechices a toda a hora. Só queremos que sejam honestos, e saber que vocês 'estão lá'.
Beijinhos

dezembro 21, 2007 7:04 PM  

Vanadis :

Ai não vejo qualquer sentimento. Só uma gaja, um corno e um tipo bem avariado!

dezembro 21, 2007 7:23 PM  

Safira :

As gajas são por norma mais abertas, mas muitas vezes quem mais precisa de desabafar são os gajos. Tudo não passa de uma forma de pensar que já está enraizada, os homens não 'podem' exprimir os seus sentimentos e as gajas é só o que sabem fazer. A mulher continua a ser um ser mais frágil, com as emoções à flor da pele e o homem tem que a saber proteger, não pode ser ele a dar a parte fraca!

dezembro 21, 2007 7:27 PM  

Acredito que uma relação séria tem de ser franca... não quero ser exemplo para ninguém mas, normalmente quando acho que alguma coisa está mal, digo. Felizmente, para ele, normalmente, acho tudo muito bem...
beijocas e feliz natal

dezembro 22, 2007 2:13 PM  

iFrancisca :

Sem honestidade nem vale a pena ter um relacionamento e tem de facto de haver comunicação, mas parte sempre da gaja esse principio, são elas quem criticam o que vai bem ou mal, os gajos apenas evitam o confronto. Temos medo das mulheres em geral :)

dezembro 22, 2007 2:18 PM  

Na verdade a sociedade tenta implementar esse tabus e preconceitos todos, que um homem não chora e não sente, que a mulher é uma piegas e lamechas, mas acho que essa tendência vai atenuando com os anos (de cada um, mas também com o evoluir da sociedade). Por exemplo, aqui há uns anos era impensável os homens usarem perfumes e cremes para a pele, hoje em dia quase todos usam, alguns mais empedernidos do que as mulheres, sem por isso se sentirem menos machos...

Por outro lado, tirando a adolescência - que como fase de transição e de alguma insegurança leva a esse permanente questionar da relação - acho que as pessoas adultas não questionam a relação a torto e a direito. Agora, se estiverem as duas na mesma onda, é claro. Se é um só a querer curtir e o outro a levar muito a sério, é óbvio que não há entendimento possível... Se é coisa que ambos sentem que é para durar, deixa estar que a algum enterndimento acabam por chegar...

Beijocas e Bom Natal para ti!

dezembro 22, 2007 5:53 PM  

Teté :

Continua a ser uma questão de vivência em sociedade. Cada vez se vê mais homens a ter 'atitudes' e 'acções' que antes não aconteciam, mas para os homens os sentimentos continuam a ser exclusividade das mulheres. Talvez daqui a um tempo as coisas mudem, mas não é de macho expor o que se sente.

dezembro 22, 2007 6:05 PM  

As mulheres falam de mais e, às vezes(muitas?), falam sem pensar. Os homens falam de menos e, às vezes (muitas?), deviam falar antes de agir.

Somos diferentes: ponto assente. E ainda bem: ponto assente.

A confiança, construída, é a base de tudo e consegue tornar as diferenças em coisas interessantes e não em coisas desestabilizadoras.

A diferença é refrescante, a meu ver.

dezembro 23, 2007 6:50 PM  

Cold_cold_Bitch :

E ainda bem que todos somos diferentes, ai está o bom de nós, é possível descobrir sempre mais. Cada um tem a sua forma em particular de lidar com os seus sentimentos e a forma como os expressa. Mas muitas vezes a falta desse expressar ou o expressar em demasia podem ser 'inconvenientes'.

dezembro 23, 2007 7:00 PM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial