Que horas são ?!

Há muitos, muitos anos, ainda antes da bisavó da minha avó ser nascida, numa terra perdida entre Viana Do Alentejo e Évora, aconteceu algo completamente fantástico. Uma coisa inimaginável, podemos mesmo afirmar surreal.

O padre dessa aldeia, querendo cair nas boas graças dos seus paroquianos, decide que era necessário comprar um relógio para colocar na torre da igreja. Como nessa altura pouca gente tinha relógio próprio toda a aldeia aprovou a ideia do pároco, pois era algo que iria ser útil para a população. Como a paróquia não possuía o dinheiro suficiente para comprar o relógio, fez-se um peditório ao qual toda a população acedeu e teve orgulho em contribuir.
Após se ter angariado o dinheiro necessário para a compra do relógio, o padre prontificou-se a ir comprá-lo. Assim fez, pegou no dinheiro e lá foi ele comprar o relógio.
Passam-se 1,2,…,5 dias, 1 semana, e nada!! Nem padre nem relógio…. Até que…. Numa bela manhã chega um caixote à aldeia onde vinha escrito em letras garrafais: “AO CUIDADO DA IGREJA CUIDADO OBJECTO FRAGIL”. A população rejubila de alegria, finalmente tão desejado artefacto chegou à terra.
Enquanto esperavam que o padre chegasse para se abrir o caixote, foi-se formando uma multidão ao redor do mesmo e todas as pessoas, querendo-se fazer passar por superiores e melhores, ou apenas para afirmar que tinham contribuído para a vaquinha, comentavam e diziam:
-Eu contribui para isso!!
Outra respondia:
- O meu marido também tem ai parte!!
E coisas do género.
Como o padre nunca mais chegava o ancião da aldeia tem iniciativa e vai ele mesmo abrir o caixote. Quando este e destapado ouve-se um grito uníssono, toda a gente se cala por instantes e começam
O povo acabara de ser enganado. Em vez do tão afamado relógio o que o caixote continha eram dezenas de pares de cornos!!! (nos quais todos os homens )Jda aldeia teriam parte, segundo as suas esposas

E é esta a grande história de Aguiar, que não passa de uma lenda, mas na qual muita gente, ainda hoje, acredita, mesmo os moradores dessa bela localidade que é Aguiar. E por esta razão é que durante anos perguntar as horas em Aguiar ou a moradores era considerado gozo e as pessoas se sentiam ofendidas.

Factos Reais:
. Uma coisa que à qual ninguém liga é que o padre teve que ir a outras terras, provavelmente vizinhas, como Viana, por exemplo, buscar os cornos ;-)
. Existe actualmente um relógio na torre da igreja, logo se o padre gastou o dinheiro todo em cornos, como conseguiu a igreja comprar o relógio? Duvido que a população tenha contribuído para outro peditório…

by Matraquilho

19 comentários:

Desculpa pelo menos deu uma boa história... a explicação para o outro relógio deve ter sido o dinheiro dado pelas mulheres... o padre já não tinha mais cornos para comprar afinal comeuas a todas... eheheh

novembro 08, 2007 11:38 AM  

O relogio está lá, e os cornos muitos também devem ter não? :)

novembro 08, 2007 2:19 PM  

HEHEHEHE!!

Hoje em dia os moradores já brincam um pouco com o acontecimento lendário, no entanto quando eu era mais novinha lembro.me perfeitamente das gentes mais velhas ficarem muito ofendidas com isso. Chegavam até a oferecer porrada com os cajados. Nós, miudos na altura, achavamos aquilo uma delicia e andavamos por Aguiar a perguntar as horas =P

novembro 08, 2007 5:07 PM  

Shadows in Love :

Uma boa história não... lenda.As histórias são verdadeiras, as lendas nunca se sabe :)
Se o padreco as comeu ou não, não sei, mas depois de lá deixar os ditos presentes nunca mais deve
de ter voltado a dar a cara por estas bandas.

Marta :

Como em qualquer outro sitio. Homem que é homem, foi, é ou há-de ser chifrudo :D

Ana :

Agora é motivo de piada, claro que o pessoal mais novo não liga, os mais velhos como já morreram já não há ninguém para oferecer porrada por perguntarem as horas, mas na altura duvido que tenham achado
a mínima graça à coisa e se tem apanhado o padre...

novembro 08, 2007 6:10 PM  

O padre pretendia o quê? Avisar a população masculina das conversas tidas no confessionário? Como lenda, tem a sua graça!

Mas que a população local é um bocadinho sensível, lá isso... Vá, mas como agora já têm o relógio da Igreja, já não acontece nada, pois não?

Bom post Matraquilho e Psycho_mind!

novembro 08, 2007 6:13 PM  

Teté :

De facto até que é uma lenda com a sua piada, mas acho que todos são sensíveis no que toca a cornos. E para quem agora perguntar as horas é levantar os cornos e olhar para os ponteiros :)

novembro 08, 2007 6:41 PM  

Lol, quando eu e os meus irmãos éramos pequeninos e passava-mos a Aguiar vindos da praia ali prós lados de Sines, ponhamos a cabecinha de fora da janela do carro e tínhamos sempre na ponta da língua "OS SENHORES TÊM HORAS?"
O meu pai muito aflito, "vocês estão parvos, calem-se, pá".

Mas era giro, se a ana não me relembrasse da história ela andava perdida lá no fundo do meu baú!

novembro 08, 2007 7:39 PM  

LOL A tua sorte é que nessa altura ainda não tinham lá os semáfros e o teu pai podia passar a abrir que não corria risco de vida!

=P

novembro 08, 2007 7:43 PM  

Este comentário foi removido pelo autor.

novembro 08, 2007 7:43 PM  

Foi Bom :

Então foste uma das muitas pessoas que o fez e que deve de ter ouvido a resposta de algum velho mais rezingão.

Ana :

Claro que era só quando passava de carro, não fosse levar com o arremesso de algum cajado.

novembro 08, 2007 7:49 PM  

Ainda os vi zangados, e de facto não estavam lá os semáforos...eu acho que o meu pai tinha mais medo por nós do que nós por nós...entenderam? Querem que desenhe?

novembro 08, 2007 8:22 PM  

Foi Bom :

Não fez lá grande sentido, mas deu para perceber... ou não!

novembro 08, 2007 8:33 PM  

Ainda bem, porque eu não sei desenhar e o meu sobrinho de 6 anos não está aqui para me ajudar...:D

novembro 08, 2007 8:54 PM  

Foi Bom :

Então deixa lá a criança em paz que o pessoal diz que percebeu nem que seja só para parecer bem.

novembro 08, 2007 9:01 PM  

Oh, tão queridos...

novembro 08, 2007 9:40 PM  

Ahaha, era tão fixe que tivesse sido verdade. Isso é que era um padre com sentido de humor e sem amor à vida!

novembro 09, 2007 12:59 PM  

Crestfallen :

Talvez até que possa existir alguma verdade na lenda, não se sabe, as lendas são assim. Umas verdade, outras mentira... Mas até que deu uma boa história.
E de facto o padre teria mesmo de ser um gajo com eles no sitio :)

novembro 09, 2007 1:42 PM  

Os cornos se calhar eram os ponteiros do relógio...

novembro 09, 2007 10:27 PM  

Schlumpy :

Tinham que ser muitos ponteiros, já que eram muitos pares de cornos

novembro 11, 2007 12:28 PM  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial